Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » Você não deve fazer essas 11 coisas com um narcisista

Você não deve fazer essas 11 coisas com um narcisista

Mulher jovem, loira e de cabelos curtos fazendo um gesto com as palmas das mãos viradas para o obervador

Conviver com um narcisista não é algo fácil, mas há algumas regras que você seguir para tornar o dia-a-dia menos problemático e conflituoso. Aqui estão as 11 coisas que você não deve fazer com um narcisista:

Julgar sua aparência

A aparência é tudo para o narcisista. Ele trabalha duro para apresentar uma fachada de superioridade e certeza, além de gostar de manter os outros na dúvida e esconder as próprias fragilidades.

É importante lembrar que o narcisista é profundamente inseguro, e sua fachada é projetada para esconder um vazio interior.

Podemos ter compaixão pela dor do narcisista, mas não nos deixar enganar por seus fingimentos.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

Compartilhar informações pessoais demais

Quanto mais informações pessoais você der a um narcisista, mais munição ele terá para usar contra você.

Como o narcisista precisa se sentir no controle, ele vai usar qualquer coisa que você compartilhar para humilhá-lo ou manipulá-lo, principalmente quando estiver mais vulnerável ou necessitado.

Seja criterioso sobre o que você diz à ele.

Justificar seus pensamentos, sentimentos ou ações

O narcisista gosta de fazer com que os outros se questionem. Ele faz isso por meio de perguntas direcionadas, agindo como se você precisasse se explicar à ele.

Reconheça essa estratégia pelo que ela é: uma tentativa de prejudicá-lo emanipulá-lo.

Um mantra de autoajuda útil é a palavra JADE, que significa: Justificar, Argumentar, Defender ou Explicar. Você não precisa explicar ou justificar seus sentimentos ou pensamentos.

Além disso, discutir ou se defender de um narcisista é contraproducente. Ele está mais interessado ​​em vencer, e não em ouvir.

Minimizar a disfuncionalidade do comportamento narcisista

O comportamento egoísta do narcisista e a fome de atenção sugam a energia das pessoas ao seu redor.

Com o tempo, pessoas próximas ficam cansadas ou entorpecidas, e não conseguem registrar o quão prejudicial à saúde é o seu comportamento.

Enganar, manipular e humilhar os outros é prejudicial à saúde e errado. Às vezes, é melhor deixar um comportamento infantil ou provocativo passar sem fazer comentários, mas isso não significa que você deve deixar de entender como isso é prejudicial à saúde.

Fazer o narcisista assumir a responsabilidade

O narcisista raramente se desculpa ou admite a culpa. Ele pensa que tem um status especial, maior estatura e mais direitos do que as outras pessoas.

Ele não tem interesse na igualdade, ou em assumir o que faz, além de receber o crédito. Esperar que os narcisista assuma a responsabilidade por ações negativas é uma perda de tempo.

Se você quiser apontar o papel dele em um problema, tudo bem, mas faça isso porque você precisa dizê-lo, não porque espera que ele ouça ou valide suas preocupações.

Querer que o narcisista compartilhe valores e visão de mundo

Se você espera que o narcisista tenha compaixão, diga a verdade ou compartilhe os holofotes, ficará repetidamente desapontado.

Ele apenas vê os outros como fontes de gratificação, não como iguais; usa palavras como ferramentas ou armas mais do que como verdade; e tem uma fome sem fim de atenção.

Tudo isso vem de um senso instável de identidade. Saber disso vai libertá-lo de falsas expectativas e permitir que estabeleça limites de acordo.

Tentar vencê-lo em seu próprio jogo

Pode ser tentador, mas lembre-se: a maioria dos narcisistas passa a vida aperfeiçoando sua campanha de auto-engrandecimento.

Muitos deles realizam mais ações manipulativas em uma semana do que a maioria das pessoas durante todo o ano.

O narcisista tem um medo mortal de perder, de se sentir inferior e de ser exposto ou humilhado. Como resultado, dedica muita energia para manter sua imagem e cultivar fontes de estímulo ao ego, geralmente às custas dos outros.

Tentar vencê-lo em uma guerra de palavras, vingar-se ou adotar suas técnicas é como um amador enfrentando um profissional experiente.

Levar suas ações para o lado pessoal

O narcisista tira vantagem de quem pode. Ele trata as pessoas mais próximas de forma especialmente negativa, mas poucos são imunes às suas humilhações e manipulações.

Se você levar o que ele faz para o lado pessoal, lhe concederá um espaço extra em sua mente e psique. E é exatamente isso que o que os narcisista deseja.

Ser maltratado por um narcisista é doloroso e errado, mas ele tem como alvo qualquer pessoa que cruze seu caminho. Não é nada pessoal, mas apenas o que ele faz.

Exigir empatia ou justiça

O narcisista geralmente é incapaz de ter empatia, pois ela se baseia no pressuposto de que os outros são dignos, iguais e merecem atenção e compaixão.

Isso soa como algo em que uma pessoa narcisista que você conhece acredita?

Seu senso de direito faz com que sinta poucos motivos para jogar limpo ou retribuir. Sua grandiosidade o leva a ver os outros como inferiores e indignos de compaixão.

Em vez de esperar igualdade ou reciprocidade de um narcisista, concentre-se em respeitar a si mesmo.

Exigir que ele mude

Pessoas com um estilo narcisista forte raramente muda.

Ele alterará alguns comportamentos ao longo do tempo, mas a dinâmica subjacente que o impulsiona existirá para o resto da vida.

O narcisista vê o outro como ameaça ou vítima em potencial, e está preso em uma busca sem fim por atenção e aprovação.

Em vez de esperar que o narcisista mude, aceite quem ele é e concentre-se em como cuidar de si mesmo quando estiver perto dele.

Subestimar o seu poder

O narcisismo é uma profunda distorção do senso de identidade de uma pessoa, e sua vida é infinitamente sobre como obter suprimentos: atenção, sucesso, riqueza, poder, controle, conquista sexual e muito mais.

Ele só quer ser alimentado, e nada é mais importante do que isso.

Esse impulso é tão poderoso que o narcisista trai aqueles que estão próximos a ele quando lhes convém. E é contra isso que você estará lutando.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

Palavras finais

Podemos ter compaixão pelas feridas profundas e limitações da pessoa narcisista.

No entanto, isso não significa permitir que ele o machuque ou o use. É sua responsabilidade e direito se concentrar na melhor forma de cuidar de autocuidado.

Isso não é narcisismo, isso é uma vida saudável!


Comentários

7 respostas para “Você não deve fazer essas 11 coisas com um narcisista”

  1. Avatar de Elyau Nascimento
    Elyau Nascimento

    Conviver com um narcisista é como conviver com o mal primário. Assim, mesmo se nos mativermos em silêncio o narcisista encontrará uma maneira de criar uma discussão, pois nos acusará de termos postura antissocial, entre outras artimanhas e manipulações.
    Portanto, quem casou com uma/um narcisista tem pouquíssimas chances de ter acesso a uma vida tranquila.
    Igualmente, acredito que nem mesmo o ambiente cristão consegue mitigar satisfatoriamente o transtorno provocado pelo narcisista.
    Infelizmente, eu casei com uma narcisista, e não sei mais o que fazer, pois certamente ficarei sempre no prejuízo, independentemente de findar a relação ou permanecer na relação.
    Afinal, os narcisistas são pessoas doentes ou será que são pessoas endemoniadas?

    1. São pessoas com um Transtorno de personalidade

  2. Avatar de Adriana
    Adriana

    Obrigada por seu trabalho ❤️

      1. Avatar de Maria Silvia Grespan Ramos
        Maria Silvia Grespan Ramos

        Sensacional. Estou pasma.

  3. Avatar de Grasiela
    Grasiela

    Tratado tema com muita seriedade e está mais que de parabéns esse nobre profissional e anjo missionario. Obrigada por me ajudar. Vou colocar em pratica pra me livrar dessa dor de conviver com pessoascom essa doença mental muito séria.

    1. Grato pela sua colaboração! Espero que tudo termine bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *