Pais narcisistas: características, sinais e como lidar com eles

Pais narcisistas: características, sinais e como lidar com eles

Os pais narcisistas são incrivelmente possessivos, críticos e controladores. Eles temem que os filhos se tornem independentes.

Conteúdo ocultar

Os pais narcisistas são incrivelmente possessivos, críticos e controladores com os filhos. Esses pais temem que eles se tornem independentes e irão humilhá-los e envergonhá-los. Ser criado por pais narcisistas pode resultar em baixa autoestima, tendências de superação ou comportamentos de auto-sabotagem na idade adulta.

O que são pais narcisistas?

O Transtorno de personalidade narcisista é um transtorno mental no qual as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de admiração e uma falta de empatia pelos outros.

No entanto, por trás desta máscara de ultraconfiança esconde-se uma autoestima frágil e vulnerável à menor crítica.

Nem todos os pais são narcisistas e não é incomum que alguns apresentem tendências narcisistas. No entanto, os traços típicos dos pais narcisistas incluem manipulação, abuso narcisista e egoísmo.

Abaixo estão características comuns de pais narcisistas:

  • Senso inflado de auto-importância;
  • Querer constantemente ser mais bem-sucedido do que os outros;
  • Sentido de direito;
  • Desejo de se associar com pessoas de alto status;
  • Necessidade de admiração excessiva;
  • Explorar os outros para ganho pessoal;
  • Falta de empatia;
  • Comportamentos e atitudes arrogantes.

23 sinais de pais narcisistas

Embora algumas das táticas de manipulação sejam sutis, aprender mais sobre as características dos pais narcisistas vai ajudá-lo a compreender e reconhecer melhor seus esforços para exercer controle.

Abaixo estão 23 sinais de pais narcisistas:

precisam ser o centro das atenções

Os pais narcisistas prosperam com atenção. Eles garantirão que todas as situações girem em torno deles, mesmo quando seus filhos estiverem envolvidos.

Normalmente, os pais celebram as conquistas dos filhos e ficam felizes em apoiar o seu crescimento e desenvolvimento. Mas os pais narcisistas explorarão estes sucessos para ganho pessoal.

são imaturos e egoístas

Pais narcisistas reagem de forma egoísta se se sentirem envergonhados ou emocionalmente feridos. Muitas vezes, eles não sabem como assumir a responsabilidade pelos seus atos.

Os pais narcisistas e egocêntricos procuram satisfazer e inflar os seus egos, mesmo quando deveriam concentrar-se nos filhos ou noutros membros da família.

culpam os outros por seus próprios comportamentos

Outro sinal comum de pais narcisistas é a aversão à responsabilidade pessoal. Frequentemente, eles não têm consciência de como seu comportamento afeta os outros e transferem a culpa para as crianças.

Todos cometemos erros, até mesmo os pais. Mas colocar o seu próprio ego de lado requer uma característica que normalmente falta aos narcisistas: a humildade. Em vez de confessar seus erros, os pais narcisistas fazem com que os filhos assumam a responsabilidade.

pouca preocupação com as necessidades e sentimentos dos outros

Os pais se preocupam profundamente com os sentimentos de seus filhos e familiares. Eles são responsáveis ​​pelo cuidado da sua família e isto requer auto-sacrifício e abnegação.

No entanto, os pais narcisistas têm dificuldades em deixar as suas necessidades de lado em benefício dos outros. Eles buscam a autorrealização e parecem totalmente desinteressados ​​pelas necessidades e emoções dos filhos.

Tratam um filho melhor do que o outro

Embora o favoritismo nunca seja uma dinâmica saudável, os pais narcisistas favorecem um filho em detrimento de outro para manter o poder emocional e o controle.

Leia também:  O único tipo de pessoa que o narcisista realmente respeita

A criança que concorda com o narcisista continuará a receber presentes e atenção, enquanto a(s) outra(s) criança(s) pode(m) ser emocionalmente negligenciada ou abandonada.

usam os filhos para ganho pessoal

Os pais narcisistas usarão os filhos para inflar seus egos. Por exemplo, para “se vingar” de um ex-parceiro após um divórcio ou separação. Eles também usam seus filhos para obter simpatia ou atenção.

são manipuladores e exploradores

Os pais narcisistas são adeptos da manipulação e farão de tudo para manter uma imagem respeitada. Eles manipularão os filhos para satisfazer desejos ou aspirações egoístas.

Seu amor é condicional e eles frequentemente usam táticas de manipulação, como culpar ou estabelecer expectativas irracionais, para controlar seus filhos.

Obsessão por manter a imagem da família

Os pais narcisistas são obcecados em manter uma personalidade grandiosa. Eles exigem que a família aja, se vista ou fale de determinada maneira quando estiver em público.

Também devem defender uma imagem de “família perfeita”, e quaisquer sinais de lutas familiares são ocultados da comunidade.

Usam a culpa para conseguir o que desejam

A culpa é uma técnica de manipulação emocional que os pais narcisistas usam para inflar seu ego e se sentirem superiores. Esse comportamento também lhes permite manter poder e controle constantes.

Os pais narcisistas levam os filhos a ceder às exigências ou a satisfazer as expectativas. Por exemplo, dizer que uma criança é ingrata se se recusa a completar uma determinada tarefa.

O amor é condicional

O amor não deve vir com termos e condições. No entanto, os pais narcisistas veem o amor como outra ferramenta de exploração. Eles negam afeto a uma criança se ela questionar ou ir contra sua vontade.

Farão de tudo para serem os “melhores”

Os pais narcisistas devem serem o centro das atenções para mascarar a vergonha e vulnerabilidade subjacentes. Elem voltam a atenção para si mesmos, ofuscando ou deixando de lado as realizações ou lutas dos filhos.

Rebaixam e diminuem a confiança

Um sinal claro de pais narcisistas são as críticas constantes. Eles insultarão seus filhos para se sentirem melhor consigo mesmos e manterem a autoridade.

Esses pais criticarão e brincarão com as inseguranças dos filhos para garantir que permaneçam dependentes e submissos. Quanto menos confiante uma criança está, mais ela confia nos pais.

São negligentes

Os pais narcisistas esperam que os filhos estejam presentes quando necessário, mas não lhes dará apoio em troca.

Eles também são tão egocêntricos que seu único foco está em seus próprios hobbies ou carreira. Os pais narcisistas muitas vezes buscam gratificação instantânea, deixando os filhos se defenderem sozinhos.

Publicidade

Limitam o tempo juntos

Pais narcisistas não passarão tempo com os filhos se isso não for compatível com sua agenda pessoal. Eles também restringirão o tempo para manipular as crianças, de modo que satisfaçam suas necessidades ou solicitações.

Os filhos não podem ter emoções

Os pais narcisistas dramatizam demais as coisas se não receberem atenção suficiente. Quando as crianças expressam suas emoções ou opiniões, isso rouba seus holofotes.

Além disso, os pais narcisistas sentem que expressar emoções em público impactam a imagem da família.

Ficam irritados quando a atenção é solicitada

As crianças precisam da atenção dos pais para se sentirem seguras, validadas e apreciadas. No entanto, os pais narcisistas não conseguem satisfazer estas necessidades.

Eles estão demasiado concentrados em si próprios e não sabem como estarem presentes para os outros, a menos que isso represente uma oportunidade de ganho pessoal. Por causa disso, ficam irritados quando as crianças pedem carinho ou atenção.

São codependentes

Os pais narcisistas dependem de outras pessoas para gratificação e autoestima. Eles não podem satisfazer seu suprimento narcisista se estiverem sozinhos.

Assim, os pais narcisistas tornam-se co-dependentes dos filhos ou de outros membros da família para manterem o ego e a auto-importância.

Envergonham os filhos publicamente

Ao jogar com inseguranças ou deficiências, os pais narcisistas continuam a controlarem os filhos. Eles humilham ou envergonham publicamente uma criança para esconder suas próprias inseguranças.

Têm limites ruins e ultrapassam os dos filhos

Os pais narcisistas habitualmente ultrapassam limites. Eles não têm problemas em violar as regras porque acreditam que estas não se aplicam a eles.

No entanto, os limites dos filhos não têm sentido se eles não podem controlá-lo.

São extremamente ciumentos e possessivos

Os pais narcisistas desejam controle absoluto sobre os filhos. Eles ficarão ciumentos e possessivos se sentirem qualquer ameaça a esse controle.

Por exemplo, reagir com raiva quando um filho se muda, vai para a faculdade ou inicia um novo relacionamento.

Veem os filhos como uma fonte de validação

Os pais narcisistas concentram-se na criação dos filhos para que eles continuem a validá-los. Eles confiarão nos filhos para que se sintam bem e aumentem a própria autoestima.

Leia também:  O que acontece quando um narcisista encontra um psicopata?

Eles esperam que seus filhos forneçam validação, não importa como se comportem.

Esperam que os filhos desempenhem papel de cuidador

As necessidades dos filhos nunca superarão as dos pais narcisistas. Esses pais esperam que os filhos deixem as responsabilidades de lado para estarem disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Os pais narcisistas querem que os filhos atendam a todas as suas necessidades, para que possam continuar a inflar seu ego e se sentirem dignos.

Praticam gaslighting

Gaslighting é uma forma de manipulação na qual uma pessoa ou grupo secretamente semeia dúvidas em um indivíduo-alvo, fazendo-o questionar sua própria memória, percepção ou julgamento.

Um exemplo de pais gaslighter é quando negam alguma experiência do passado, invalidando os sentimentos do filho sobre o acontecimento.

Características de adultos criados por pais narcisistas

Ser criado por pais narcisistas afeta gravemente o bem-estar mental. Em público, esses pais parecem perfeitos e amorosos. Mas, a portas fechadas, eles se enfurecem, gritam e criticam.

Filhos de pais narcisistas lutam contra transtornos de humor, tendências de autoculpa, vergonha e baixa autoestima. Os efeitos da paternidade narcisista também contribuem para dificuldades de regulação relacional e emocional.

Abaixo estão características comuns de filhos adultos criados por pais narcisistas:

Incapacidade de se concentrar nas suas próprias necessidades

Os filhos adultos de pais narcisistas são “treinados” para considerar as necessidades dos pais em primeiro lugar. Portanto, é difícil para eles considerarem suas próprias necessidades sem se sentirem egoístas.

Ansiedade e depressão

Filhos de pais narcisistas aprendem que seus objetivos e necessidades não são importantes. Essa crença levar à ansiedade na medida que a criança se esforça para ser perfeita e que viver de acordo com desejos irrealistas. A depressão se desenvolve quando a criança não consegue atender a essas expectativas.

Sentimentos indignos de felicidade

Crescer com pais narcisistas faz com que um filho adulto sinta que tem muito pouco a oferecer. Mesmo quando o agora adulto experimenta o sucesso, ele acredita que não o merece, dando origem à síndrome do impostor.

Comportamentos de autoculpa

Para manter a unidade familiar, a criança evita culpar os pais. Em vez disso, assume toda a culpa. Esse comportamento continua na idade adulta e faz com que se tornem bodes expiatórios em muitas situações.

Co-dependência nos relacionamentos

A negligência, a manipulação ou a ausência emocional dos pais narcisistas deixam a criança questionando relacionamentos futuros. Eles se apegam aos seus parceiros em busca de amor e atenção constante.

Priorizar a felicidade dos outros

As crianças que crescem com pais narcisistas terão construído toda a sua vida e personalidade em torno da felicidade dos pais. Na idade adulta, farão o mesmo pela felicidade dos outros, e muitas acabarão trabalhando em uma profissão de cuidado.

Sentimentos de vergonha e culpa

Pais narcisistas garantirá]ão que os filhos se sintam culpados se não cumprirem expectativas. Esses sentimentos de vergonha continuarão na idade adulta como comportamentos de agradar as outras pessoas.

Regulação emocional deficiente

Os pais narcisistas são modelos inadequados de regulação emocional. Por causa disso, seus filhos não aprendem a administrar e expressar emoções.

Incapacidade de criar e impor limites

Os pais narcisistas não respeitam os limites e envergonham os filhos caso eles tentem estabelecer limites. Esse comportamento dificulta o estabelecimento e a manutenção de limites para as crianças na idade adulta.

Competitividade

O filho de pais narcisistas luta pela atenção e carinho dos pais. Portanto, ele sentirá necessidade de fazer o mesmo na idade adulta.

Baixa autoestima

Os pais narcisistas menosprezam e humilham os filhos para ganho pessoal. Com o tempo, o narcisismo dos pais degrada a autoconfiança e a autoestima da criança.

Como lidar com pais narcisistas?

Enfrentar de frente os pais narcisistas levará a uma batalha contínua. Apontar comportamentos negativos ou indesejados desafia o mundo perfeito que criaram, resultando em sentimentos de vergonha e vulnerabilidade.

Abaixo estão algumas dicas para lidar com pais narcisistas:

Perceba o que está acontecendo

Você nunca vencerá com um narcisista. Pais narcisistas prosperam com seu senso de controle, e você pagará caro se não ceder à vontade dele. Ter as necessidades atendidas é mais valioso do que ter uma estrutura familiar funcional.

Se você tentar chegar a um acordo, eles apenas manipularão a situação a seu favor. Você precisa perceber que esse não é um comportamento normal.

Aceite o comportamento deles

Tentar mudar um narcisista é quase impossível, a menos que ele queira mudar. Aceitar quem eles são reduzirá sua ansiedade.

As palavras e ações negativas dirigidas a você são, na verdade, projeções de como eles se sentem em relação a si mesmos: indivíduos profundamente feridos.

Resista às tentativas de gaslighting

Infelizmente, é comum que pais narcisistas façam seus filhos se sentirem loucos ou delirantes. Eles lhe dirão que faz sol lá fora durante um furacão.

Ignorar essas frases narcisistas e trabalhar sua autoestima e confiança é a chave para a sobrevivência.

Tenha compaixão

Embora não demonstrem isso, no fundo, os pais narcisistas se preocupam com seus filhos. Sob esse exterior duro está um indivíduo sensível que precisa de compaixão e empatia.

Leia também:  Como os narcisistas reagem quando cometem uma falha?

Ter pais narcisistas é desafiador, mas permanecer compassivo vai ajudá-lo a ver a situação de uma perspectiva melhor.

Priorize a autocompaixão

É hora de você priorizar a autocompaixão depois da experiência com pais narcisistas e egoístas. Aprenda a se acalmar e a proporcionar a si mesmo o amor que seus pais não lhe deram.

Recuperar-se dessa infância não é um processo fácil. Isso levará algum tempo. Então, seja paciente e aprenda a se perdoar. Não há problema em colocar as suas necessidades em primeiro lugar, reservar um tempo para si mesmo e escolher quando oferecer energia e apoio aos outros.

Apoie-se em outros sistemas de suporte

Filhos de pais narcisistas têm dificuldades em validar as próprias experiências, e buscar o apoio de outras pessoas é essencial para se recuperar dos efeitos da paternidade narcisista.

Crie sua própria rede social de amigos, colegas de trabalho ou clubes sociais. Também é útil ingressar em um grupo de apoio com outras pessoas que tenham pais narcisistas.

Desenvolva confiança e autoestima

É importante reconhecer o seu valor próprio, apesar dos insultos dos pais narcisistas. Encontrar atividades que aumentem suas habilidades ajudará a aumentar sua confiança. Busque coisas que lhe tragam alegria e felicidade pessoal.

Afirme seus limites

Você deve estabelecer limites com seus pais e impor consequências quando necessário. Pode parecer que você está disciplinando uma criança, mas seja firme e claro.

Você pode até dar-lhes um tempo limite, pedindo-lhes que saiam se não seguirem as regras.

Seja transparente com seus planos

Você pode ficar tentado a usar comportamentos sutis ou sorrateiros com os pais narcisistas. No entanto, é melhor declarar seus planos e intenções de forma clara e concisa.

Deixe-os saber que você reconhece seus comportamentos indesejáveis ​​ou prejudiciais. Essa prática eliminará a capacidade deles de fingirem surpresa com suas reações e reduzirá o risco de você se sentir culpado por suas decisões.

Preveja seus próximos movimentos

Os pais narcisistas são complicados e complexos, mas às vezes os seus comportamentos são esperados e previsíveis. Ajude-se a lidar com eles identificando a próxima ação possível e como você quer responder.

Vá embora

Embora a sociedade exerça uma enorme pressão sobre a manutenção das relações familiares, estes laços podem fazer mais mal do que bem.

Passe algum tempo considerando a possibilidade de encerrar temporária ou permanentemente o relacionamento com seus pais. Em alguns casos, esta pode ser a única opção prática.

Narcisistas podem ser um bom pai?

A maioria das pessoas não escolheria ter pais narcisistas. Crescer com eles nunca é fácil, e os efeitos adversos são numerosos. Transformar esta situação negativa em positiva não é possível para todos.

No entanto, filhos de pais narcisistas têm uma compreensão pessoal do narcisismo, uma capacidade de reconhecer comportamentos manipuladores e um elevado sentido de independência.

Os possíveis benefícios de ter um pai narcisista incluem:

Melhor consciência dos transtornos de personalidade

Ter pais narcisistas servirá como educação no mundo da saúde mental. As experiências ajudarão os filhos a identificarem e gerenciarem problemas em seus relacionamentos platônicos, românticos e profissionais.

Capacidade de distinguir palavras de ações

Pais narcisistas prometem fazer uma coisa, mas fazem outra. A incongruência é chocante para uma criança, mas compreender essa inconsistência irá encorajá-los a procurarem pessoas estáveis ​​e confiáveis.

Maior reflexão sobre a vida

Os pais narcisistas e egoístas querem que o filho compartilhe seus desejos e valores. Ao se livrar desse fardo, ele poderá passar mais tempo pensando no que realmente deseja da vida.

Melhor senso de identidade

De maneira semelhante, os pais narcisistas pensam que conhecem seus filhos melhor do que eles mesmo. Sem a influência deles, os filhos podem identificarem quem são.

Independência

O narcisismo decorre da necessidade de controle. Depois de encontrar a liberdade dos pais, os filhos nunca mais se submeterão a uma situação semelhante. A autonomia descoberta será atraente e gratificante.

Como apoiar alguém com pais narcisistas?

Os filhos de pais narcisistas desconhecem os efeitos ao longo da vida do narcisismo parental não tratado. Para apoiar alguém que lida com pais narcisistas ou abuso narcisista, você deve primeiro educar-se sobre o transtorno.

Comece lendo artigos, sendo compassivo e oferecendo um espaço seguro para compartilhar suas experiências. Aqui estão outras maneiras de apoiar alguém que tem pais narcisistas:

  • Evite culpá-los, pois eles são as vítimas do cenário;
  • Seja compassivo e ouça a história deles;
  • Valide seus sentimentos;
  • Ajude-os a criar um espaço seguro para compartilhar suas experiências;
  • Lembre-se de que seus pais os treinaram para aceitar esse comportamento;
  • Seja paciente com eles durante o processo de cura.

Palavras finais

Lidar com pais narcisistas é uma luta constante, mas precisa estar sozinho nessa experiência. Conversar com um Psicólogo ou entrar em contato com um amigo ou familiar de confiança fará uma grande diferença.

Marcar consulta online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima