Como é o pedido de desculpas do narcisista?

O pedido de desculpas do narcisista geralmente soa como: “lamento que você se sinta assim” ou “sinto muito se você me entendeu mal”.

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Ao contrário das desculpas genuínas que envolvem o reconhecimento do erro e uma intenção sincera de fazer as pazes, as desculpas do narcisista carecem de sinceridade, e são frequentemente utilizadas como uma ferramenta para manipular ou controlar uma situação.

Ele é esquivo, reformula a situação para parecer que é a vítima ou desvia a culpa para os outros e seu pedido de desculpas geralmente soa como: “lamento que você se sinta assim” ou “sinto muito se você me entendeu mal”, de modo que a responsabilidade pessoal a sutil transferência de culpa acontece para o destinatário do pedido.

Leia também:  Estratégias para usar ao divorciar-se de um narcisista

Um verdadeiro pedido de desculpas, por outro lado, tem a maioria ou todas as seguintes características:

  • Não contém condições nem minimiza o que foi feito;
  • Mostra que a pessoa que pede desculpas compreende e tem empatia pela experiência e pelos sentimentos da pessoa ofendida;
  • Mostra remorso;
  • Oferece o compromisso de evitar repetir o comportamento prejudicial no futuro;
  • Oferece-se para fazer reparações ou fornecer restituição quando apropriado.

O impacto do pedido de desculpas do narcisista

O impacto do pedido de desculpas do narcisista é confuso e frustrante para quem o recebe. Como elas carecem de remorso genuíno e servem para desviar a culpa, elas fazem com que o destinatário se sinta ignorado e invalidado. O pedido também serve para manter o controle e manter o destinatário em um ciclo de manipulação e abuso.

Além disso, o ciclo repetido de ofensas seguido por desculpas vazias leva a um fenômeno conhecido como “fadiga do pedido de desculpas”. Com o tempo, o destinatário perde a confiança na palavra do narcisista, sente exaustão emocional ou até mesmo tem uma sensação de desesperança quanto à possibilidade de uma mudança genuína.

‍Lidando com pedido de desculpas do narcisista

Lidar com o pedido de desculpas do narcisista requer uma avaliação cuidadosa. Compreender os padrões e reconhecer a falta de sinceridade é o primeiro passo. Manter limites pessoais também é vital para evitar que as táticas manipulativas causem danos.

É fundamental lembrar que todos têm o direito de se sentir respeitados e ouvidos. Se as desculpas repetidamente carecem de sinceridade e resultam em comportamento desrespeitoso contínuo, buscar o apoio de um amigo, familiar ou profissional de confiança pode ser benéfico.‍

Leia também:  Como um narcisista reage quando você chora?

Exemplos de pedido de desculpas do narcisista

Aqui estão os pedidos de desculpas do narcisista mais comuns usadas por narcisistas:

Eu só estava…

Minimizar as desculpas faz com que o comportamento prejudicial pareça inofensivo ou praticado por uma boa causa.

Lamento que você…

Essas desculpas vazias colocam o ônus sobre a pessoa que foi ferida como o problema.

Sinto muito se…

Desculpas condicionais não chegam a ser um pedido de desculpas completo, sugerindo apenas que algo pode ter sido prejudicial. Tais declarações não contêm um pedido de desculpas real. Eles implicam que o caso está encerrado.

Eu provavelmente…

Essas desculpas minimizam qualquer dano causado, oferecendo uma postura modesta sem assumir as consequências.

Você sabe que eu…

Isso implica que você não deve ficar chateado ou tentar dissuadi-lo de seus sentimentos.

Acho que…

Isso sugere a necessidade de um pedido de desculpas, mas na verdade não o oferece.

Publicidade

Vou me desculpar se…

Os narcisistas são transacionais. Estas não são desculpas limpas e oferecidas gratuitamente, mas tentativas de tomar uma coisa por outra.

Disseram-me para…

Esses pedidos de desculpas sugerem que a pessoa está se desculpando apenas porque alguém sugeriu isso. Você fica se perguntando se o narcisista ainda acredita que fez algo errado.

Leia também:  Como os narcisistas reagem quando cometem uma falha?

Sinto muito, mas…

Desculpas imediatas podem ser piores do que nenhum pedido de desculpas, pois acrescentam um insulto à ofensa original.

Todas aquelas vezes…

Desculpas gerais como essas procuram limpar a sujeira, mas não oferecem nenhuma indicação de que um narcisista tenha alguma ideia do que ele ou ela disse ou fez de prejudicial.

Já chega…

Seja em palavras ou em tom, tais desculpas relutantes não oferecem cura. Elas podem até parecer ameaças.

Pensamentos finais

O pedido de desculpas do narcisista, velado na manipulação e na falta de remorso genuíno, causa confusão significativa e turbulência emocional para aqueles que o recebem.

Para pedir desculpas, é preciso ouvir honestamente o que aconteceu do ponto de vista da outra pessoa e como isso a afetou. Mas os narcisistas tendem a não estar interessados ​​em ouvir os outros, especialmente se o assunto for algo que os narcisistas possam ter feito de errado.

Ao compreender as suas características e impactos será possível proteger melhor o seu bem-estar emocional e lidar com as interações complexas com mais clareza e confiança.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *