O que acontece quando você ignora um narcisista?

Uma mulher com as mãos nos ouvidos ignorando um narcisista

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Resumidamente, os narcisistas farão você se sentir envergonhado, arrependido e abalado. Eles precisam estar no controle e farão qualquer coisa para continuar se sentindo fortalecidos.

Compreender que um narcisista não vai deixá-lo em paz ao ser ignorado é fundamental. Afinal, eles tratarão tudo como um jogo e estarão prontos para conquistar e vencer.

Quando você ignora um narcisista, muitas coisas podem ocorrer, algumas das quais você pode não ter conhecimento.

Ele usará de gaslighting

Gaslighting é uma forma de abuso psicológico em que a pessoa é manipulada por meio de mentiras, negação e táticas de intimidação que a fazem questionar sua própria racionalidade. Ele fará isso por meio mentira, banalização e humilhação.

Leia também:  Como os narcisistas usam o olhar para te manipular?

Ele dará um “pedido de desculpas”

Um pedido de desculpas do narcisista pode ser falso, por isso considere a reconciliação com cuidado e lembre-se sempre da importância de ignorar o pedido quando necessário. Fala mansa e love bombing podem ocorrer, então esteja preparado.

Ele sentirá medo e ansiedade

O narcisista ficará com medo e ansioso assim que você começar a ignorá-lo. Ele também ficará obcecado por você, enviando mensagens de texto como “peço desculpas sinceramente” ou “podemos conversar?”.

Ele ficará furioso

Quando um narcisista fica furioso, ele vai forçá-lo a dar o que deseja. Se ele começar a assediá-lo, será necessário envolver as autoridades. A raiva pode ser intensa e imprevisível, e é essencial priorizar sua segurança e bem-estar.

Eles enviará mensagens de texto

Você receberá vários telefonemas, mensagens ou e-mails. Simplesmente ignore-o em todos os meios de comunicação. Ignorar o texto de um narcisista é melhor do que ceder a ele qualquer coisa. Uma barragem persistente das mensagens será emocionalmente desgastante.

Ele falará mal de você

Um narcisista vai te culpar pelo rompimento, fazendo de você o vilão e fingindo ser a vítima da situação. Você será descrito como o louco, o abusador, o trapaceiro e assim por diante.

Ele inventará histórias tristes

Histórias tristes são uma das principais ferramentas que o narcisista usa para negar que está do lado perdedor das coisas. Ele até contará histórias comoventes para seus novos parceiros. Essas narrativas fabricadas são projetadas para angariar simpatia e se apresentarem como vítimas, manipulando outros para que acreditem em sua versão dos acontecimentos.

Leia também:  Você não deve fazer essas 11 coisas com um narcisista

Ele entrará em contato com alguém próximo

Você será atacado por todos os lados, seja por meio de um amigo ou membro da família. Ele fará essa pessoa acreditar o quanto você a maltratou. O que a pessoa não sabe é quão manipulador o narcisista é.

Ele te perseguirá por algum tempo

Um narcisista começará a persegui-lo depois de sentir os efeitos de ser ignorado. Ele ficará curioso sobre o que você está fazendo e olhará suas redes sociais, mas também poderá chegar mais próximo que isso. Proteger sua privacidade torna-se fundamental ao lidar com esse tipo de comportamento intrusivo.

Ele bloqueará oportunidades significativas em sua vida

Como parte de suas táticas vingativas, o narcisista atrapalhará quaisquer oportunidades positivas que surjam em seu caminho, como excluí-lo da sociedade, menosprezá-lo em público e direcionar as pessoas de maneira negativa sobre você.

Ele procurará uma nova vítima

Um narcisista só pode persegui-lo por um certo tempo até que não consiga mais suportar os efeitos de você o ignorando. Depois, ele canalizará sua energia para encontrar alguém novo. Essa busca incansável resulta da sua necessidade insaciável de validação.

Publicidade

Perguntas frequentes

Ignorar um narcisista pode levá-lo a mudar?

Ignorar um narcisista pode não levá-lo necessariamente a mudar seu comportamento. Os traços narcisistas estão profundamente arraigados e são difíceis de modificar. Um narcisista reagirá negativamente ao ser ignorado ou manipulará a situação para recuperar a atenção.

Leia também:  6 coisas que te deixam vulnerável a um narcisista

É crueldade ignorar um narcisista?

Ignorar um narcisista pode ser visto como uma estratégia de estabelecimento de limites, e não como crueldade. Estabelecer limites saudáveis ​​é essencial para a autopreservação, especialmente quando se lida com indivíduos manipuladores ou tóxicos.

É possível um narcisista ignorar alguém primeiro?

Embora raro, é possível que um narcisista ignore alguém primeiro. Ele empregará o tratamento silencioso como uma tática de manipulação para obter controle, punir ou provocar uma reação na outra pessoa.

Como um narcisista se sente ao ser ignorado?

Quando ignorado, um narcisista sente frustração, raiva e insegurança. Freqüentemente, ele anseia por atenção e admiração, portanto, ser ignorado ameaça seu ego e o leva a sentimentos de rejeição.

Palavras finais sobre ignorar um narcisista

Decidir deixar uma narcisista é uma experiência libertadora e essencial para recuperar a autoestima e o bem-estar mental.

Agora que você viu o que acontece quando você ignora um narcisista, você poderá ficar mais consciente dele se encontrar outro. Todos merecem um relacionamento excelente e saudável. Ignorar o narcisista é uma ótima maneira de sair da situação e seguir em frente.

Pode não ser uma tarefa fácil porque ignorá-lo vai enfurecê-lo devido ao seu ego frágil. Se você ainda está lutando contra os efeitos de ignorar um narcisista, procure terapia para aprender como aceitar as coisas e seguir em frente.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *