Como ignorar um narcisista da maneira certa?

Uma mulher ignorando um homem sentado em um sofá atrás dela

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Ignorar um narcisista parece algo tão simples quanto: apenas não fale com ele. Mas, não se engane, a coisa toda é mais complexa do que você imagina.

Isso ocorre porque o narcisista conta com táticas de manipulação, como gaslighting, para convencer a vítima de que ela é o problema. Ele não responde positivamente ao ser ignorado, pois isso ameaça seu senso de poder e controle.

Então, quando você o ignora, é provável que ainda vá se sentir culpado e voltar se desculpando (mesmo que não tenha feito nada de errado).

Mas, às vezes, é necessário ignorar um narcisista, e isso é especialmente verdadeiro se você estiver tentando estabelecer limites em um relacionamento, ou querendo seguir em frente.

Ignorá-lo geralmente não é tão simples quanto apenas dar a ele o tratamento do silêncio.

Publicidade

Se você já os ignorou no passado, sabe que tipo de caos geralmente surge. Ele tende a se tornar irracional, agressivo, manipulador ou mesmo violento.

6 maneiras de ignorar um narcisista

Conheça sua lógica

Se você deseja ignorar um narcisista, precisa agir com confiança e intencionalmente, pois ele tem reações intensas, como:

  • Raiva narcisista;
  • Difamação;
  • Ciúme e;
  • Ameaças ociosas.

Muitas vezes vai parecer inseguro ignorar o narcisista porque essas consequências são muito assustadoras.

Mas, antes de se comprometer a ignorá-lo, lembre-se do motivo pelo qual está escolhendo esse comportamento.

Sustentar o seu motivo vai ajudá-lo a manter a disciplina, mesmo que você comece a se sentir culpado ou indeciso posteriormente.

Leia também:  Os 5 sinais de que você namora um narcisista infiel

Mude os termos do seu relacionamento

Se você não pode ignorar o narcisista completamente, considere uma abordagem de baixo contato. O baixo contato é apropriado em certas dinâmicas, especialmente quando for inviável romper o relacionamento.

Com essa abordagem você não o ignora totalmente, mas apenas se afasta (sem contar a ele sobre isso). Desse modo você restabelece novos limites para si mesmo.

Torne sua vida mais completa

Concentre-se menos no narcisista e mais no que lhe interessa. Isso inclui outras amizades, aulas, hobbies ou até mesmo o relacionamento que você tem consigo mesmo.

O narcisista se sente ameaçado por essas atitudes porque quer ter plena opinião sobre o que você faz na sua vida.

Ele não quer deixar nada ao acaso, pois isso atrapalha sua perfeita ilusão de como o relacionamento deve ser.

Ignorar não é apenas não falar. É também sobre não centrar sua vida em outra pessoa.

Você merece felicidade, portanto é sua responsabilidade fazer isso acontecer, independentemente do que o narcisista deseja.

Responda da forma mais neutra possível

Se você costuma revidar quando está com raiva, valerá mais a pena considerar esse tipo de resposta. Embora falar quando se quer ficar em silêncio pareça contra-intuitivo, isso funciona caso não consiga eliminar totalmente o narcisista de sua vida.

Com esse tipo de abordagem, você abre mão da necessidade de provar seu ponto de vista ou de se defender. Em vez disso, apenas aja de forma neutra em quase tudo.

Por exemplo, se ele contar uma história grandiosa sobre como ele “salvou o dia”, você pode apenas sorrir, acenar com a cabeça e dizer: “isso é ótimo”.

Se ele perguntar como foi o trabalho naquele dia, em vez de desabafar sobre o quão horrível seu chefe foi, você simplesmente diz: “tudo bem”.

Com essa abordagem, você essencialmente elimina todo o conteúdo emocionalmente carregado de suas conversas.

Lembre-se de que o narcisista prospera com a atenção e adora manter as outras pessoas em alerta.

Quando ele não consegue obter essa reação, ele perde o interesse.

Imponha seus limites sempre

Você sempre tem direito aos seus próprios limites, independentemente do que o narcisista lhe diga. Às vezes, ignorar vem na forma de limites bem definidos.

Por exemplo, você pode não querer falar sobre sua aparência física com sua mãe narcisista. Então, se ela vier e começar a criticar sua roupa, imponha seus limites com algo como: “minha aparência não está em discussão. Se fizer isso de novo, pedirei que saia desta casa.”

E se ela fizer de novo? Faça-a ir embora. Sim, vai doer, e sim, ela vai protestar. Mas você precisa preservar sua integridade.

Leia também:  Os significados ocultos do porquê o narcisista fica em silêncio

Evite contato total

Apesar de tudo, a melhor maneira de ignorar um narcisista é realmente ignorá-lo completamente.

Ficar totalmente sem contato significa eliminar todo e qualquer relacionamento com o narcisista. Isso significa agir como se ele não existisse, excluir completamente todos os vestígios deles de sua vida.

Evitar o contato também significa:

  • Não perguntar aos outros sobre o narcisista;
  • Apagar todas as mensagens sem ouvi-las;
  • Recusar quaisquer presentes, flores ou pacotes;
  • Bloquear todas as formas de redes sociais, mensagens de texto e e-mail;
  • Alterar intencionalmente sua rotina caso suspeite que “encontros acidentais” possam acontecer;
  • Evitar situações em que você pode ser convencido a restabelecer a relação com ele.

É tão preto e branco que não há espaço para especulações. Você sabe exatamente o que precisa fazer, e o narcisista entenderá a situação muito mais rápido do que provavelmente imagina.

A parte mais importante é se manter firme. Os primeiros meses serão os mais difíceis. Contudo, assim que a cura começar a acontecer, você provavelmente se perguntará por que não fez isso antes.

Ignorar um narcisista é a melhor maneira de lidar com ele?

Depende. O narcisista falhou consistentemente em cumprir suas promessas? Ele continua decepcionando ou frustrando você? Você está completamente frustrado com seu relacionamento?

Nesse caso, sim, ignorar o narcisista é a melhor maneira de lidar com ele, já que ele não mudará os seus hábitos.

E mesmo que o faça, seus esforços geralmente são míopes e apenas dentro do domínio de seu ganho pessoal.

O campo de jogo é sempre manipulado porque o narcisista já predeterminou quais regras seguirá ou não. Você sempre vai se sentir como se estivesse em uma situação de perder ou perder.

Quando ele fica chateado, mesmo que seja totalmente irracional, a culpa é sua. E quando quiser algo, fará praticamente qualquer coisa para obtê-lo, independentemente de como isso afeta os outros.

Ignorar um narcisista fará com que ele desapareça?

Eventualmente, sim. Em algum momento, uma vez que você não pode mais ser suprimento para ele, o narcisista começa a procurar essa necessidade em outro lugar.

Mesmo que não desapareça totalmente (muitos narcisistas ainda aspiram as pessoas por muitos meses ou anos), seus esforços acabam diminuindo.

A princípio, porém, ele continuará testando sua lealdade. Ele quer que você “pague” por quanto você o machucou.

E assim, ele provavelmente tomará medidas extremas para chamar sua atenção.

Quando você ignora, é isso que geralmente o narcisista fará:

  • Desculpar-se excessivamente e buscar o seu perdão;
  • Tentar intencionalmente deixá-lo com raiva;
  • Agir como se estivesse tendo uma crise;
  • Manchar você para os entes queridos;
  • Fazer algo para te deixar com ciúmes;
  • Ameaçar você ou pessoas de quem você gosta;
  • Ignorar você de volta (na esperança de que você desista primeiro).
Leia também:  Por que as pessoas se sentem atraídas por narcisistas?

Perguntas frequentes

Como sei quando é hora de cortar o contato com um narcisista?

Só você pode realmente decidir isso. Mas, lembre-se de que nunca há um momento fácil. O narcisista é notório por tornar a vida dramática e intensa.

Não importa o que você faça, provavelmente sentirá que está bagunçando tudo.

Ignorar um narcisista pode piorar a situação?

A princípio, sim. O narcisista odeia ser ignorado e provavelmente irá puni-lo por enfrentá-lo. Suas “punições” mudam com o tempo, e ele frequentemente muda de método para manter as pessoas confusas e em dúvida.

Mas o narcisista também precisa de um fluxo constante de suprimento para se sentir amado, importante e especial. Seu suprimento é sua força vital.

Como posso me manter forte e resistir à tentação de me envolver com o narcisista?

Entenda que esse processo é difícil, mas seja gentil consigo mesmo durante esse período.

Construa um sistema de apoio positivo e continue se lembrando de por que está tentando se afastar do narcisista. Escreva uma lista de todos esses motivos e consulte-a regularmente.

Considere trabalhar com um Psicólogo especializado em abuso emocional ou relacionamentos narcisistas.

Ele vai ajudá-lo a entender esses ciclos difíceis, bem como apoiá-lo na definição de novos parâmetros para si mesmo. Se você precisar de um plano de segurança para o seu bem-estar físico, ele também vai ajudá-lo com isso.

Como ignorar um narcisista que tenta te punir?

Não ceda às suas exigências e concentre-se em construir sua própria autoconfiança neste momento.

Quanto mais você criar um relacionamento significativo e amoroso consigo mesmo, menos se sentirá afetado pelo abuso do narcisista.

Como ignorar um narcisista e não se meter em problemas?

Em última análise, você não pode controlar como o narcisista reage ao ignorá-lo. Tentar explicar a resposta dele é um esforço inútil e frustrante.

Em vez disso, simplesmente concentre-se em cuidar de si mesmo. Confie que as coisas vão ficar bem e apoie-se no seu sistema de suporte. Continue praticando o autocuidado e lembre-se do seu valor.

O narcisista vai trabalhar incansavelmente para puni-lo, mas acreditar que você merece mais é a melhor maneira de puni-lo .

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *