Em algum momento da vida você precisará ignorar uma pessoa. Seja um colega de trabalho que não o deixa em paz, ou um ex que continua tentando falar com você, ignorar pessoas evita situações frustrantes.
Portanto, aprender a evitar (ou limitar) a comunicação e redefinir os relacionamentos é fundamental.
De certa forma, ignorar uma pessoa requer prática. Isso significa que você precisa parar de tentar controlar ou proteger os sentimentos das outras pessoas.
Quando você ignora alguém, está estabelecendo esse limite para si mesmo.
Você não pode controlar o outro
Uma pessoa não vai gostar que você a ignore, e será necessário considerar com antecedência essa típica reação.
Mas, se você se importa mais com os sentimentos da outra pessoa do que com os seus, há uma boa chance de continuar preso em um ciclo tóxico.
Então, ao invés de se concentrar tanto em como a outra pessoa se sente, pense em como você se sente, e use esse tempo para priorizar suas próprias necessidades.
Não espere que ela entenda suas intenções
Mesmo que você tenha um motivo perfeitamente legítimo para ignorar uma pessoa, isso não significa que ela entenderá. A maioria das pessoas, na verdade, vai levar para o lado pessoal.
Porém, isso não significa que você fez algo errado! Algumas pessoas simplesmente não percebem como suas ações afetam os outros.
Elas acreditam que podem continuar agindo da mesma maneira.
Não revele o motivo
Você não precisa fornecer detalhes sobre o motivo de estar ignorando alguém. Isso é especialmente verdadeiro se estiver lidando com uma pessoa particularmente argumentativa ou difícil.
Em vez disso, continue se concentrando em sua vida e não se envolva no drama dela. Se perguntar o que está acontecendo, seja vago ou neutro.
Você pode até dizer algo como: “estou muito focado no meu trabalho agora.”.
Não negue que o está ignorando
Tudo bem ser vago. Mas, se você ignorar uma pessoa e ele perguntar sobre isso, não adianta mentir. Em vez disso, seja honesto sobre suas recentes mudanças de comportamento.
Novamente, você não precisa de confrontação: “sim, eu sei que não conversamos muito ultimamente, é que tenho estado muito ocupado.”
Nunca esqueça de suas intenções
Se você se sentir culpado por ignorar uma pessoa, lembre-se dos motivos pelo qual decidiu agir dessa forma.
Ter isso em mente vai ajudá-lo a permanecer no caminho certo.
Além disso, também é uma boa ideia buscar apoio durante esse período. As pessoas que amam você e se preocupam com seu bem-estar elogiarão seus esforços.
As melhores maneiras de ignorar uma pessoa
Você já tentou aceitar essa pessoa, mas o comportamento dela faz você se sentir frustrado e com raiva? Então há uma boa chance de você já estar tomando providências para ignorá-la.
Mas, você quer ser assertivo na forma como comunica seus limites, então aqui estão algumas dicas:
Leia também:
Evite frequentar os lugares que ela frequenta
Isso nem sempre é possível, mas você pode começar a limitar o contato passando menos tempo junto com a pessoa.
Se, por exemplo, ela costuma ir ao mesmo bar todo fim de semana, basta você escolher um local diferente.
Manter distância física é uma maneira de ignorar uma pessoa sem muito trabalho braçal. Isso se aplica tanto na sua vida pessoal quanto profissional.
Bloqueie a pessoa
Sejamos realistas: é difícil ignorar uma pessoa totalmente quando se é ativo nas redes sociais. Afinal, em alguns casos, basta um clique para ver o que ela está fazendo.
Bloqueá-la elimina a tentação de olhar seu perfil repetidamente. É, provavelmente, a melhor maneira de evitar ser arrastado de volta.
Pare de sair com amigos em comum
Este conselho é desafiador, especialmente se você acabou de terminar um relacionamento e está tentando ignorar seu ex.
Mas, se você realmente quer seguir em frente, pense em quem se enquadra como seu como amigo agora. Você realmente precisa ficar perto de pessoas que lembram a pessoa que você quer ignorar?
Provavelmente não.
Em vez disso, é melhor passar o tempo com pessoas separadas, que não têm intimidade com a pessoa que você está ignorando.
Crie novas rotinas
Você não vai conseguir evitar todos os lugares que a pessoa frequenta. No entanto, pode limitar as interações alterando sua rotina.
Por exemplo, se quiser ignorar seu colega de trabalho que sempre toma café no refeitório, considere trazer café de casa. Ou vá para a sala de descanso meia hora depois que ela saiu.
Seja o mais monótono possível
Infelizmente, nem sempre você pode fugir quando se depara com a pessoa que deseja ignorar. Todos nós temos que obedecer normas sociais.
Você pode, no entanto, optar por ser cauteloso e vago durante as interações. Seu objetivo é ficar o mais monótono possível:
- Não o confronte com comportamento desagradável;
- Não divulgue nenhuma emoção complexa e;
- Nem compartilhe suas opiniões sobre questões controversas.
Se você fizer isso repetidamente, a pessoa se cansará de dar atenção para você.
Considere dar um ghosting na pessoa
O ghosting tem uma má reputação, e por um bom motivo. É desrespeitoso e infantil sumir sem dar explicações, principalmente quando se trata de manter relacionamentos saudáveis.
Mas, mesmo os Psicólogos concordam que o gohsting tem seu lugar.
Por exemplo, digamos que essa pessoa é abusiva, violou significativamente seus limites ou é consistentemente manipuladora e mentirosa.
Pensamentos finais
Quer você esteja ignorando alguém por algumas horas ou indefinidamente, é importante estar atento às suas intenções: o que esperas conseguir? Depois de parar de ignorá-la, o que você quer que seja diferente?
Lembre-se de que você tem todo o direito de estabelecer limites em seus relacionamentos. Esta é a sua vida e você merece honrar suas necessidades.
Se alguém não puder respeitar, ou continuar a machucá-lo, ignorar é sua melhor resposta.
Últimas postagens
Deixe um comentário