Um narcisista acredita em suas próprias mentiras?

Foto em preto e branco da face de um homem com um olhar maligno

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Para quem tem o diagnóstico de transtorno de personalidade narcisista, manter a grandiosidade e uma autoimagem extremamente elevada é fundamental. Mas como alguém pode criar e manter tal fachada? Bem, é simples: ele mente.

Distorções cognitivas extremas e mecanismos de defesa inconscientes rígidos mudam a percepção que uma pessoa tem de uma experiência.

As distorções e defesas primordiais são tipicamente empregadas por uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista, onde ambos alteram a realidade e a tornam mais palpável para um ego frágil.

As mentiras são para um narcisista:

  • Uma maneira fácil de obter gratificação instantânea;
  • Um meio pela qual ele mantém o poder e o controle sobre os outros;
  • A base para seu o mundo.
Leia também:  O que acontece quando você diz “não” a um narcisista?

Portanto, quando você se deparar com um narcisista, que obviamente mentirá para você, saiba que ele acredita em suas próprias mentiras.

Ele precisa mentir para conseguir o que quer

Não importa que mentiras ele está tentando fazer você acreditar. A mentira que ele constrói destina-se a satisfazê-lo no momento, quer ela inclua táticas agressivas ou não.

Mentiras alimentam a autoimagem que um narcisista precisa criar. Elas são as ferramentas usadas para manipular a situação.

Mas, como o narcisista não é pego por pessoas questionando suas várias mentiras? Bem, se alguém diz algo com confiança, a tendência é acreditar.

Publicidade

As mentiras de um narcisista são a sua verdade

As mentiras são as únicas coisas que o narcisista precisa que você acredite. Elas são os pilares de sua vida.

Todos nós temos expectativas em nossas vidas e queremos certas coisas. Porém, às vezes, não somos capazes de conseguir o que queremos. Então, quando um narcisista se depara com essa situação, ele fará de tudo para conseguir o que deseja.

Leia também:  Nem todo abusador emocional tem relação com o narcisismo

A vida dele precisa ser extravagante e exagerada. De trailers sofisticados a carros de luxo, e redecorações consistentes de casas, tudo precisa dizer: “olhe para mim e veja como minha vida é incrível e poderosa!”

O narcisista tem a maior fé em suas convicções pessoais, e não está menos convencido de suas próprias mentiras do que as pessoas “normais” estão de fatos básicos (o céu é azul, a grama é verde).

Na verdade, o narcisista realmente acredita em suas próprias mentiras, e é por isso que ele é tão convincente.

Para o narcisista, essa autoconfiança cega torna-se bastante contagiosa. Isso porque estamos programados para detectar apenas mentiras flagrantes, e como muitos narcisistas realmente acreditam em suas próprias mentiras, elas são muito convincentes.

Para ele, suas percepções distorcidas tornaram-se reais. Tão reais que parecem ser a verdade real.

Nada vai ficar no caminho dele

As mentiras do narcisista são curtas e rápidas, alcançando os resultados desejados no curto prazo. Mas, a longo prazo, elas se transformam em uma monstruosidade.

A mentira é uma maneira simples dele conseguir o que precisa no momento. O futuro não é nada com o que o narcisista precise se preocupar.

Leia também:  As diversas maneiras de como o narcisista trata sua própria mãe

Se apaziguar você, ou outra pessoa, fará com que seus problemas desapareçam, ele fará isso. Com a necessidade persistente de ser o melhor, um narcisista precisa satisfazer uma fome sem fim.

As mentiras que ele conta destinam-se:

  • A livrá-lo de qualquer responsabilidade ou culpa e, finalmente, transferi-la para outra pessoa ou;
  • Como uma maneira de o narcisista parecer ainda mais poderoso.

No final das contas, o narcisista é alguém com inseguranças arraigadas, e que fará de tudo para sobreviver.

O que você deve tirar deste artigo?

A razão pela qual o narcisista acredita em suas próprias mentiras é porque ele precisa. As mentiras são a única coisa que mantém intacta a autopercepção do narcisista.

As mentiras que ele conta desempenham um papel crucial em sua estabilidade emocional. Reconhecê-las permitiria que as emoções dolorosas e reprimidas comprometessem sua estabilidade emocional.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *