Love bombing: o que é e como se proteger?

Vários balões em formato de coração voando pelo céu

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

O love bombing é caracterizado por atenção, admiração, carinho excessivos e com o objetivo de fazer com que o destinatário se sinta dependente e obrigado a essa pessoa. A tática assustadora é frequentemente usada por narcisistas, abusadores e até líderes de seitas. Um buquê de flores, um belo jantar durante o qual ele não olha para o telefone nenhuma vez. No final da noite (seu primeiro encontro, aliás), ele diz: “não acredito, acho que finalmente encontrei minha alma gêmea”.

O que torna o love bombing tão confuso (e difícil de se desembaraçar) é que, no início, é realmente uma sensação muito boa, graças a todos os aumentos de dopamina e endorfina que você recebe. Você se sente especial, necessário, amado, valioso e digno, que são todos os componentes que contribuem e aumentam a autoestima de uma pessoa.

Leia também:  As diversas maneiras de como o narcisista trata sua própria mãe

Sinais do love bombing

Namorar com um love bombing não é o mesmo em todas as situações, mas alguns sinais reveladores são presentes extravagantes, bajulação obsessiva, mensagens de texto elogiosas constantes e sempre esperar uma resposta imediata.

Um love bombing dirá à você coisas como:

  • “Eu quero mimar você.”;
  • “Eu só quero estar com você o tempo todo.”;
  • “Gosto de saber o que está fazendo porque fico preocupado.”;
  • “Fomos feitos um para o outro.”;
  • “Somos você e eu para sempre, certo?”.

E é assim que um love bombing amoroso pode agir:

  • Ele exigirá sua atenção, tempo e poderá isolá-lo de sua família e amigos;
  • Ele irá elogiá-lo e enchê-lo de carinho excessivamente;
  • Ele irá convencê-lo a se comprometer com o relacionamento logo no início do namoro.

No entanto, não se deixa enganar. Trata-se da tentativa de controlar a situação e moldar a narrativa para que pareça o “parceiro perfeito”, e ganhe vantagem. Lembre-se de que existem alguns problemas potenciais ao confiar em uma pessoa tão abertamente intensa com seu romantismo.

Isso permite que as pessoas acreditem que não há problema em ignorar seus próprios sentimentos e vontades, e quando pensam que a passividade em um relacionamento é desejável, ficam vulneráveis ​.

Eventualmente, muitos love bombing desaparecem assim que conquistam alguém, passando então à negligência emocional, ou mesmo ao abuso.

Como saber se você é vítima?

Você pode ficar tentado a ver o love bombing como um novo amor, simplesmente porque é muito bom. Todos nós queremos ser desejados.

Enquanto o verdadeiro romance tem tudo a ver com admiração e respeito mútuos, o love bombing é mais repentino, como se você fosse pego de surpresa. Também tende a ser mais exagerado.

Leia também:  Quem tira muita selfie também é um narcisista?

Pense em alguém levando você para férias no Caribe, uma semana depois de se encontrarem ou enviarem mensagens de texto 30 vezes por dia, ao invés de presenteá-lo com um livro.

Essas coisas boas e românticas precisam ser apropriadamente dosadas, e não totalmente derramadas desde a primeira conversa. No começo de um relacionamento, não existe um nível certo de intimidade, e os love bombing fazem parecer que sim.

Por que ele é um grande sinal de alerta?

Há muitos problemas com esse comportamento manipulador, principalmente porque ele impede que se veja as coisas com clareza. Ele tende a nos cegar para a verdade do nosso relacionamento.

A realidade é que muitos love bombing são narcisistas e estão, consciente ou inconscientemente, tentando exercer controle e se esforçando para se tornarem o centro do seu mundo. Desse modo, eles exigem toda a sua atenção para, no fim, isolá-lo de seus entes queridos.

Publicidade

As vítimas geralmente têm dificuldade em romper o relacionamento amoroso, mesmo que se torne emocionalmente abusivo. Quando o love bombing desvaloriza alguém em algum momento posterior do relacionamento, a pessoa continua esperando que aquela enxurrada de elogios e presentes apareça novamente.

O love bombing também é ser usado para justificar o mau comportamento, como a infidelidade. Ele a usa como chantagem: “e daí se eu mandei uma mensagem para essa outra garota? E essa joia que comprei para você?”

Como se proteger?

Aqui estão algumas dicas para garantir que você não caia no golpe:

Atenção aos presentes excessivos no início do relacionamento

Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é um love bombing.

Leia também:  Como os narcisistas usam o olhar para te manipular?

Aprenda a reconhecer e evitar os narcisistas

Alguém com transtorno de personalidade narcisista exibe falta de empatia pelos outros, uma necessidade excessiva de atenção e um senso de importância inflado.

Esteja ciente de suas próprias vulnerabilidades

Se você veio de uma família emocionalmente distante ou aprendeu a se sentir amado recebendo presentes, pode ser especialmente vulnerável ao love bombing.

Liste como é um relacionamento saudável

Um relacionamento próspero precisa incluir escuta, empatia, atenção, compaixão e respeito. Esses são valores importantes, e um narcisista não pode fazer isso autenticamente.

Mantenha uma boa dose de realismo

Nem sempre sabemos se alguém é um love bombing, mas podemos manter o foco na realidade do relacionamento olhando para o quadro geral.

Palavras finais

Se você perceber que a pessoa com quem está pratica qualquer tipo de comportamento manipulador, faça o que puder para sair com segurança de uma situação abusiva e busque sistemas de apoio fora do relacionamento. Obtenha um ponto de vista direto de pessoas em quem você confia.

Depois que se livrar dele, será importante buscar orientação e o apoio de um Psicólogo para entender e processar melhor a experiência. A terapia vai ajudá-lo a entender o que, se houver, o tornou vulnerável, bem como ajudá-lo a evitar situações semelhantes no futuro.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *