Como um narcisista faz para te afastar da família e dos amigos?

Uma pessoa solitária porque o narcisista afastou a família e os amigos dela

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Se você está envolvido com um narcisista, ele provavelmente está manipulando a situação para te afastar da família e dos amigos. É uma questão de controle, e ele é muito bom em esconder o que está fazendo.

O narcisista é capaz de te afastar da família e dos amigos monopolizando seu tempo, minando outras relações, controlando a comunicação e as finanças. Tudo isso no sentido de criar dependência e cortar as redes de apoio.

Isolando-o do mundo

Ao conhecer alguém que se revela como um narcisista, provavelmente ele o fará se sentir como se fosse a pessoa mais importante do mundo. Ele dará toda atenção e desejará passar cada minuto com você. Mas, cuidado: esse foco intenso é uma forma comum de te isolar dos outros.

O narcisista quer que todo o seu tempo e energia estejam concentrados nele. Assim, em pouco tempo, você estará inventando desculpas para não jantar com familiares ou abandonará planos com seu melhor amigo. Tudo isso para ficar com seu parceiro.

Ter equilíbrio nos relacionamentos é sempre saudável. Se o seu parceiro narcisista está constantemente querendo ser tudo para você, fique alerta. Isso não é amor verdadeiro, mas sim uma armadilha.

Leia também:  Como fazer um narcisista admitir que traiu?

Pergunte a si mesmo, e se a resposta for “não”, é hora de refletir sobre a situação:

  • “Ainda vejo meus amigos e familiares tanto quanto antes?”
    • “Tenho tempo para meus próprios hobbies e interesses?”

Aumentando o controle

Depois que a pressa inicial de um novo relacionamento diminui, a verdadeira face de um narcisista aparece. Inicialmente ele não parece querer controlar e, ao invés de dizer para você não ver seus amigos, ele sugere atividades somente para vocês dois com mais frequência.

Fique atento aos pequenos comentários e sugestões que farão você duvidar de suas próprias escolhas. Ele pode dizer coisas como:

  • “Tem certeza que quer sair com seus amigos de novo?”;
  • “Poderíamos nos divertir muito se você ficasse em casa comigo.”

Você tem todo o direito de sair com seus amigos, ver sua família ou ter algum tempo para si. O amor verdadeiro nunca fará você desistir do outras pessoas que são importantes na sua vida.

Criando distância da família e dos amigos

À medida que as coisas ficam mais sérias, o narcisista passa para o próximo nível e se coloca entre você e seus entes queridos. Ele conta histórias que colocam seus amigos em uma situação ruim, ou sugere que sua família não o entende verdadeiramente.

Essa tática, chamada gaslighting, fará você questionar as pessoas em quem sempre confiou. Ele plantará dúvidas sobre sua rede de apoio sempre que mencionar coisas como:

  • “Seus amigos não se importam com você”;
  • “Não acho que seu irmão respeite nosso relacionamento”.

O narcisista quer ser a única pessoa em quem você deve confiar. Assim, gastará menos tempo com outras pessoas e mais tempo com ele, não porque queira, mas porque foi convencido de que isso é o melhor.

Leia também:  Love bombing e narcisismo: uma mistura tóxica

Pense na história que você tem com seus amigos e familiares. Eles sempre estiveram lá quando você precisou? Provavelmente, eles estão desejando o melhor para você. Portanto, confie na sua própria experiência e não nos sussurros de alguém que está tentando manipulá-lo.

Lembre-se sempre: um relacionamento amoroso não obriga você a escolher entre seu parceiro e seus entes queridos.

Sabotando a autoestima

É aqui que as coisas começam a ficar difíceis. Um narcisista sempre aumenta a pressão para prejudicar sua autoestima por meio de abusos. Ele faz “piadas” ofensivas e te critica de maneira profunda. Com o tempo, esses comentários farão você sentir que não é bom o suficiente, e não apenas para eles, mas para qualquer pessoa.

Quando sua confiança for abalada, você se afastará das pessoas que poderão reconstruí-la. É uma triste reviravolta: quando mais precisar de seus amigos e familiares, você os evitará porque se sente indigno de amor e apoio.

Se as palavras do seu parceiro fizerem você se sentir menos do que isso, faça uma pausa e fale com alguém que o conhece há mais tempo. Mantenha sua autoestima elevada e lute contra qualquer um que tente tirá-la.

Reconecte-se com sua rede de suporte. Ela o ajudará a ver através das mentiras e a reconstruir sua confiança para enfrentar o bullying emocional.

Induzindo a dependência financeira

O dinheiro é uma ferramenta poderosa para que um narcisista aumente o controle sobre sua vida, e de modo que você peça cada centavo gasto. Ele também vai desencorajá-lo de trabalhar.

Quando você não tem controle sobre seu dinheiro, perde grande parte de sua independência, chegando ao ponto onde você fica preso em casa por não ter dinheiro para sair.

Leia também:  O abuso narcisista deixa as pessoas mais apáticas

Portanto, fique de olho na sua independência financeira. Se você tem um emprego, pense bem antes de desistir. E, se você não tiver um, considere quais etapas seguir para ter segurança financeira. Ter seus próprios fundos é crucial para que você nunca se sinta dependente financeiramente.

Ter o próprio dinheiro significa ter escolhas. Lembre-se de que um parceiro que ama e respeita você desejará que você tenha essa liberdade, e não que a tire.

Controlando a narrativa

À medida que o relacionamento com um narcisista progride, ele assumirá o controle sobre como e quando você se comunica com outras pessoas. Ele insistirá em saber todas as suas senhas ou verificar seu telefone e suas mensagens.

Não se trata de construir confiança, mas de te monitorar. É como se ele precisasse saber tudo o que você diz aos outros. O resultado? Você fica ainda mais afastado da família e dos amigos porque não consegue pedir ajuda ou até mesmo ser confrontado com a realidade.

Portanto, certifique-se de ter espaços livres para conversar, como ir à casa de um amigo de confiança ou durante uma caminhada. Se alguém estiver tentando controlar sua comunicação, fique em alerta.

Continue falando, compartilhe e lembre-se de que sua voz é importante. Ter conversas privadas e pessoais entre você e outra pessoa é saudável.

Publicidade

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *