Como saber se é amor ou love bombing?

Uma mulher de cabelos curtos em meio a uma fumaça rosa muito densa

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Muitas pessoas vêm para a terapia sentindo-se confusas sobre os sinais enviados a elas por seus parceiros. Elas dizem coisas como:

  • “Meu namorado tem me enchido de elogios e presentes desde o primeiro dia. Não sei o que pensar”;
  • “Recebo mensagens de texto do meu namorado excessivamente. Às vezes é legal, mas não me deixa com muito tempo e espaço para responder.”;
  • “Não sei dizer se meu parceiro está me isolando de meus amigos e familiares.”

Se você se identifica com algumas dessas declarações, é quase certo que deve caído na armadilha de um love bombing.

O love bombing é uma forma de manipulação caracterizada por demonstrações excessivas de afeto, presentes e atenção no início de um relacionamento, como forma de obter controle sobre a outra pessoa. A pessoas que o pratica geralmente têm um histórico de relacionamentos rompidos e sente a necessidade de estar no controle constante.

O comportamento de um love bombing é particularmente comum entre pessoas com baixa autoestima. Quando ela é elevada, não há necessidade de buscar afirmação em outro indivíduo.

Leia também:  Quando é hora de deixar de ser amigo de um amigo?

No entanto, quando a autoestima é baixa, é muito provável que ele se envolva em comportamentos de love bombing, de maneira a aumentar a sensação de ser valorizado em um relacionamento e de reduzir o potencial de se tornar um eu indesejado.

Aqui estão três etapas que você deve seguir para deter um love bombing que esteja em seu caminho:

Estabeleça limites para afirmar sua independência

Uma das melhores maneiras de evitar o love bombing é falar. Comunique sobre suas expectativas românticas e estabeleça limites claros. Seja objetivo sobre o que você realmente quer.

A comunicação de limites pode ser algo como:

  • “Preciso focar na minha carreira. Portanto, teremos de diminuir o contato entre nós.”;
  • “Só posso sair uma vez por semana.”;

E declarar claramente suas expectativas para um relacionamento pode ser assim:

  • “Quero namorar alguém comprometido e consistente, em vez de alguém errático.”

Recuse os presentes e avalie as reações

Para determinar se é love bombing ou apenas uma onda inofensiva de excitação, indique gentilmente à pessoa que você não está pronto para tais gestos tão cedo no relacionamento.

Leia também:  Como saber quando devo trocar de Psicólogo?

Recuse educadamente os presentes, dizendo: “Isso é muito fofo, mas acho que é um pouco cedo demais para mim”. Espere-o responder à sua preocupação.

A resposta ao seu pedido para desacelerar lhe dará clareza sobre se o relacionamento está indo em uma direção positiva. Se ele persistir em seus esforços desnecessários e indesejados, considere o cair fora o quanto antes.

Siga em frente, mesmo que seja difícil

Embora você ainda possa se sentir apegado à outra pessoa ou sentir culpa por “abandoná-la”, lembre-se de que nada é tão bom quanto amar a si mesmo.

Terminar um relacionamento tóxico com um manipulador é uma maneira infalível de preservar sua saúde mental. Defender a si mesmo apresenta desafios de curto prazo, mas não hesite em recorrer à sua rede de apoio enquanto se livra da situação.

E se você for o love bombing for você?

Alternativamente, se você é o love bombing (sem saber ou não), aqui está algumas sugestões:

  • Envolva-se em auto-reflexão. O love bombing é um hábito difícil de parar. A coisa mais importante que você pode fazer é reconhecer as consequências e tomar medidas para evitar a repetição desses comportamentos;
  • Pense em alguns padrões de comportamento que você gostaria de mudar. Querer um romance emocionante é completamente normal. Mas ser dissimulado não é. Por exemplo, você tende a “espelhar” os interesses de seu parceiro para fazê-lo pensar que você é um par perfeito? Ter vantagem em seu relacionamento é uma necessidade para você?
  • Seja aberto com seu parceiro. Não hesite em perguntar ao outro se o seu comportamento é excessivo ou prejudicial. Se disser que sim, tente o seu melhor para evitar ficar na defensiva. Isso exige um pouco de força de vontade, mas é a melhor maneira de exercitar os músculos da empatia.
Leia também:  Se você deixar a pessoa que ama ir embora, ela voltará?

Conclusão

O love bombing é difícil de detectar porque começa com uma sensação maravilhosa. Mas, se souber o que procura, ficará mais fácil perceber quando alguém está deliberadamente brincando com suas emoções.

Se você se encontrar em um relacionamento com um love bombing, não hesite em procurar apoio profissional de um Psicólogo, sair com segurança e seguir em frente com sua vida.

Publicidade

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *