Como fazer um narcisista ficar com ciúmes?

Um jovem narcisista com ciúme espiando o telefone celular de sua namorada

Categoria: Ciúme
Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Dentro de cada narcisista com ciúmes existe um monstro de olhos verdes, apenas esperando para que alguém o provoque

O narcisismo é, frequentemente, acompanhado por sentimentos de ciúme decorrentes de uma insegurança profundamente enraizada.

Embora seja tentador provocar ciúme em um indivíduo narcisista, é importante considerar as possíveis consequências e motivações por trás de tais ações.

As maneiras de deixar um narcisista com ciúmes

Antes de explorar as estratégias para deixar um narcisista com ciúmes, é importante entender sua motivação.

Seja em busca de vingança, para testa o apego, recuperar a atenção, aumentar a autoestima ou afirmar o controle após uma separação, é essencial proceder com cautela.

Os narcisistas se destacam pela manipulação e anseiam por atenção e controle.

Portanto, provocar ciúmes nele intensificará dinâmicas prejudiciais e levará a consequências negativas.

Dê sua atenção para outra pessoa

Uma das maneiras mais rápidas de deixar um narcisista com ciúmes é desviar a atenção dele e dá-la a outra pessoa.

Se você teve um filho com um narcisista, sabe como isso é fácil.

Um pai narcisista facilmente fica com ciúmes quando sente que seu parceiro está dando ao filho a atenção e a admiração que deveria ser dele por direito.

Dar a atenção a qualquer pessoa que não seja o narcisista, provocará ciúme.

Se você sair com alguém que é mais bem-sucedido ou tem um status social mais elevado do que seu parceiro narcisista, provocará sentimentos de inveja e ciúme, tornando seus esforços duas vezes mais eficazes.

Porém, tenha cuidado. Um narcisista ciumento buscará vingança exibindo um relacionamento, ou projetando os próprios sentimentos em você.

Por exemplo, se você tentar deixar o narcisista com ciúmes flertando com o melhor amigo dele, ele vai retaliar postando fotos dele com um colega de trabalho atraente nas redes sociais.

Leia também:  Diferenças e semelhanças entre o Narcisista e o Borderline

Concentre-se em si mesmo

Dedique algum tempo para passar com outros amigos, perseguir uma meta pessoal de condicionamento físico ou um novo hobby.

Deixe claro que você deseja esse tempo para si mesmo e certifique-se de que o narcisista saiba o quanto você está gostando e conquistando com a experiência.

Ver a felicidade e o sucesso de outra pessoa rapidamente deixará o narcisista com ciúmes, porque sugere que você é melhor do que ele. Algo que a falta subjacente de autoestima não consegue tolerar.

O fato de você encontrar satisfação fora do relacionamento também despertará ciúmes, pois o narcisista teme perder o controle, o que significaria cortar seu suprimento.

Retire sua atenção

O narcisista prospera com a atenção e ficará com ciúmes se você retirá-la. Porém, antes de tentar isso, certifique-se de que ele está completamente dependente. Dessa forma, a retirada terá um impacto mais significativo.

Dê atenção excessiva ao narcisista enchendo-o de elogio antes de retirar completamente sua atenção.

Ignore-o e concentre-se em outra pessoa, de preferência alguém que o narcisista admira ou tenha inveja. Você não precisa flertar, apenas seja amigável e deixe a paranóia fazer o resto.

Publicidade

Não demorará muito para que o narcisista se pergunte se você encontrou alguém melhor.

Embora o narcisista tenha um senso inflado de si mesmo, por trás de toda essa bravata estão algumas inseguranças profundas e um senso mesquinho de dúvida.

Seja bem sucedido

Você pode deixar um narcisista com ciúmes sem envolver mais ninguém? Absolutamente! Tudo que você precisa fazer é ter sucesso.

O narcisista precisa controlar você e, para fazer isso, ele primeiro precisa derrubá-lo até que se sinta impotente e sem valor.

Se você tiver sucesso em alguma coisa, isso interromperá essa dinâmica de poder, e te colocará em uma posição mais poderosa.

Se ele não estiver no controle, se sentirá rejeitado e temerá perder você completamente, levando-o ao ciúme.

Tudo no mundo de um narcisista se relaciona com ele, e o sucesso de outra pessoa o lembra das próprias falhas.

Infelizmente, o narcisista pode responder a esse cenário minando suas realizações ou conquistas, de modo a se convencer de que é melhor do que você.

Não deixe que isso distraia sua intenção e continue trabalhando para atingir uma nova meta de condicionamento físico, uma nova qualificação ou uma promoção no trabalho.

Entenda que seu comportamento provoca ciúmes simplesmente porque o narcisista precisa rebaixar os outros para se sentir bem consigo mesmo.

Mostre suas realizações

Você ganha mais do que seu parceiro narcisista ou tem um círculo de amigos mais amplo do que ele? Enfatize o que quer que lhe dê vantagem e certifique-se de que ele saiba disso.

Leia também:  Quais as regras para se conviver em um lar narcisista?

Publique fotos nas mídias sociais comemorando seus sucessos e aqueles que o ajudaram ao longo do caminho.

Peça ao seu parceiro narcisista para comemorar sua recente promoção e, em seguida, ignore-o enquanto aproveita a noite com seus colegas de trabalho.

Essa abordagem desencadeia um medo de abandono, pois o narcisista percebe que você é bem-sucedido por si só, e não precisa dele para melhorar seu status.

Compare-o com outros

Um paciente me perguntou outro dia: “O narcisista fica com ciúmes quando você o compara com os outros?” Sim.

Se você quiser deixar um narcisista com ciúmes, diga algo como: “Meu pai é tão respeitado que me sinto bem-vindo aonde quer que eu vá só porque sou parente dele”.

Ao enfatizar as qualidades que faltam no narcisista, você desafia o senso inflado de si mesmo e prejudica sua superioridade percebida. Você também destaca suas deficiências e prejudica a autopercepção grandiosa.

O narcisista quer estar no controle e no centro das atenções, apontando as qualidades de outros indivíduos bem-sucedidos.

Procure o seu melhor

O narcisista vê você como um pertencente ou um brinquedo que ele usa para sua gratificação.

Claro, ele quer que você tenha uma boa aparência porque isso reflete bem nele. Mas, se você parece tão bem que chama a atenção dos outros, isso vai provocar ciúmes, pois o sentimento subjacente de dúvida começa a incomodá-los.

Não se esqueça: um narcisista também é altamente competitivo. Então, se ele suspeitar que você parece melhor, sentirá inveja.

Nesse cenário, o narcisista fica com ciúmes porque teme perder a superioridade e o controle sobre você.

Ele também fica com ciúmes da atenção que você atrai dos outros.

Demonstre felicidade

O narcisista não suporta a felicidade dos outros, especialmente daqueles com quem namora ou namorou.

Ele precisa ser os mais felizes, o mais bem-sucedido, o mais ricos e o mais validado. Ele também não suporta a ideia de que você é feliz sem ele. Afinal, o mundo deveria girar em torno dele.

Ser feliz enquanto ainda está no relacionamento com um narcisista provoca ciúmes.

Passar o tempo com sua família ou voltar de um café com os amigos, cheio de felicidade, provoca um sentimento de ameaça no narcisista, desencadeando ciúmes.

A necessidade de atenção e status do narcisista significa que ele não pode aceitar que você encontre a felicidade em qualquer outro lugar. Além disso, as conexões com os outros ameaçam o controle dele sobre você.

Por que os narcisistas ficam com ciúmes?

Os narcisistas ficam com ciúmes pelos mesmos motivos que qualquer outra pessoa, e mais alguns.

Leia também:  Como fazer um narcisista correr atrás de você?

Eles ficam com ciúmes se acharem que você está dando muita atenção à sua filha, ou se você os comparar desfavoravelmente com outras pessoas.

Eles também ficarão com ciúmes de qualquer atenção que você possa receber.

Em um relacionamento romântico, os narcisistas ficarão com ciúmes se pensarem que você vai rejeitá-los ou deixá-los por outra pessoa.

Os sentimentos de ciúme do narcisista são extremos e desencadeiam comportamentos potencialmente destrutivos ou mesmo violentos.

Os narcisistas ficam com ciúmes se você seguir em frente?

Os narcisistas não querem que você siga em frente e os esqueça. Eles precisam controlar e dominar seus pensamentos.

Qualquer sinal de que você seguiu em frente e não pensa mais neles causará dor e possíveis lesões narcísicas. Também provocará ciúmes, especialmente se você parecer mais feliz.

Como a maioria das pessoas, os narcisistas ficam com ciúmes quando um ex começa um relacionamento com alguém novo.

Para o narcisista, significa que ele era substituível, e outra pessoa agora é o centro de sua atenção.

Mesmo que ele tenha terminado o relacionamento, ainda sentirá ciúmes se ver você com outra pessoa, ou ver que você está mais feliz em sua nova vida do que estava com ele.

Aos próprios olhos, o narcisista é tão perfeito e superior que nada poderá substituí-lo. Mas, se você provar que ele está errado, haverá pouco que possa fazer para controlar o próprio ciúme.

Perguntas frequentes

Por que os narcisistas tentam deixá-lo com ciúmes?

Um narcisista vai tentar deixá-lo com ciúmes por vários motivos, porém o motivador mais comum é “adquirir poder e controle”.

Os narcisistas vulneráveis ​​também usam o ciúme para testar ou até fortalecer o relacionamento.

Ao deixar o parceiro com ciúmes, eles têm certeza de seu compromisso com o relacionamento e se sentem mais seguros.

Outros usam o ciúme para validar o próprio status e compensar a baixa autoestima.

Os narcisistas têm ciúmes de seus parceiros?

Os narcisistas são tão carentes de confiança que sentem ciúmes de quase todos, incluindo seus parceiros.

Eles podem sentir que seu parceiro é mais popular ou mais querido, ter ciúmes de seu sucesso no trabalho ou de seus relacionamentos familiares próximos.

Qualquer coisa que desafie sua superioridade e recupere algum controle sobre sua própria vida vai deixá-los com ciúmes.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *