Como lidar eficientemente com um psicopata no local de trabalho?

Homem jovem, sentado em uma mesa com um lápis na mão direita e um notebook na frente, enquanto que o fundo é uma parede azul

Categoria: Psicopatia

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Quando as pessoas pensam em um psicopata no local de trabalho, quase sempre evocam imagens de assassinos em série.

E embora a maioria dos assassinos em série provavelmente sejam psicopatas, a maioria deles não são assassinos.

Na verdade, pesquisas nas últimas duas décadas revelam que alguns psicopatas são profissionais de sucesso, que se destacam no local de trabalho.

Infelizmente, isso significa que há uma chance de você trabalhar ao lado de um psicopata.

Embora um colega de trabalho psicopata possa não representar nenhum perigo físico para você, certamente há um grande risco emocional.

Lidar com um deles no local de trabalho pode afetar seu bem-estar psicológico. Também pode prejudicar sua carreira, se você não tomar cuidado.

Aprender como identificar um psicopata no local de trabalho e entender como lidar com um pode reduzir alguns dos danos.

Como identificar um psicopata de sucesso?

Psicopatas bem-sucedidos compartilham as mesmas características básicas de outros psicopatas. Eles são:

  • Arrogantes;
  • Desonestos e;
  • Insensíveis.
Leia também:  Os maiores sinais de que uma criança pode ser psicopata

E eles experimentam:

  • Pouco remorso;
  • Minimizam a autoculpa;
  • Exploram as pessoas e;
  • Exibem um sentimento superficial.

O que diferencia psicopatas de sucesso de outros psicopatas é o seu nível de consciência.

Os que se tornam criminosos têm baixa classificação nesse traço de personalidade, enquanto que os bem-sucedidos, no entanto, têm uma classificação mais elevada em termos de conscienciosidade.

Ter uma classificação mais elevada em conscienciosidade significa que psicopatas bem-sucedidos são menos impulsivos, negligentes e irresponsáveis ​​do que os psicopatas que vivem uma vida de crime.

Isso não significa que psicopatas de sucesso sejam sempre cidadãos cumpridores da lei. Eles só podem ser espertos o suficiente para não serem pegos.

Os psicopatas são geralmente do sexo masculino.

Mas isso não significa que você nunca encontrará uma psicopata. Embora não sejam tão comuns, elas existem e podem ser tão prejudiciais quanto os do sexo masculino.

Por que os psicopatas às vezes têm sucesso no local de trabalho?

Cerca de 1% da população atende aos critérios de psicopatia.

No entanto, apenas cerca de 3% dos líderes empresariais podem ser psicopatas, enquanto que 15% dos presidiários sejam psicopatas.

Então, por que um número desproporcional de líderes empresariais seria psicopata? Porque suas características e comportamento lhes dão algumas vantagens competitivas no local de trabalho.

Por exemplo, eles são muito charmosos, e isso é muito útil quando alguém está procurando interagir com pessoas poderosas.

Leia também:  Entendendo a mente de uma mulher psicopata

Os psicopatas também têm um senso de identidade grandiosa.

Quando dizem que podem levar a empresa a novos patamares, eles acreditam. E muitas vezes convencem os outros de que também são capazes e competentes.

Publicidade

Psicopatas também são bons em manipular pessoas.

Eles sabem como usar a culpa e a bajulação para conseguir o que desejam.

Como lidar com um psicopata?

Quer você esteja convencido de que seu chefe é um psicopata ou preocupado que seu colega seja um psicopata, há uma boa chance de você ter encontrado pelo menos um deles no seu local de trabalho.

Mudar de equipe, mudar de departamento ou encontrar um novo emprego pode não parecer uma opção.

Mas é melhor evitar psicopatas sempre que possível, porque trabalhar ao lado de uma pessoa tóxica prejudicará seu bem-estar psicológico.

Se você precisa lidar com algum deles, tente estas cinco estratégias:

  1. Mantenha suas emoções sob controle. Não importa o quão frustrado ou chateado você se sinta, mantenha suas emoções sob controle. Perder a calma dá ao psicopata mais poder sobre você, pois ele verá que pode manipular suas emoções. Apresente um comportamento calmo em todos os momentos;
  2. Não se mostre intimidado. Os psicopatas costumam usar a intimidação para controlar os outros. Eles podem fazer ameaças sutis, ficar ao seu lado enquanto você fala ou usar uma linguagem agressiva para fazê-lo recuar. Mantenha sua posição de maneira assertiva e denuncie incidentes de intimidação ou assédio aos recursos humanos;
  3. Não se convença das histórias deles. Os psicopatas costumam usar contos prolixos para se pintar como vítimas. Frequentemente, culpam outras pessoas e se recusam a assumir qualquer responsabilidade por seus erros. Mostrar simpatia joga a favor deles, então mantenha as discussões centradas apenas em fatos;
  4. Devolva a conversa para eles. Apontar as falhas de um psicopata pode ser a melhor maneira de desarmá-lo. Portanto, quando um deles culpar outra pessoa, devolva a conversa para ele. Diga algo como: “Você está bem hoje? Vi como você reagiu na reunião de hoje e me pergunto se você pode estar estressado .”
  5. Opte pela comunicação online sempre que puder. Psicopatas são excelentes na negociação quando estão se comunicando cara a cara. As conversas online tornam difícil, senão impossível, para eles encontrarem o caminho para um negócio melhor. Portanto, considere solicitar que toda a comunicação ocorra por e-mail, quando possível.
Leia também:  As 6 principais coisas que o psicopata odeia

Desenvolva sua força mental e emocional

Se você não consegue escapar da interação diária com um psicopata, é especialmente importante trabalhar no desenvolvimento de seus “músculos mentais”.

Seja proativo ao cuidar de si mesmo e administrar seu estresse.

Se você estiver com dificuldades, converse com um Psicólogo. É difícil permanecer mentalmente forte quando você está trabalhando ao lado de uma pessoa tóxica.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

2 comentários em “Como lidar eficientemente com um psicopata no local de trabalho?”

  1. Boa tarde. espero que esteja bem, dizer que aprendi muito, lidar com psicopata nao e nada facil por acaso tenho uma amiga que tem este tipo de comportamentos, ja nao aguentou mais ela me maltrata psicologicamente e ja estou cansada. Vou aplicar o ensinamento aqui aprendido. Deus nos capacite. Muitissimo obrigada pelo aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *