Como uma mãe psicopata é capaz de afetar o seu filho?

Uma mulher com dois filhos e olhando a tela de um celular

Categoria: Psicopatia

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Uma das primeiras expressões para praticamente todas as crianças é “mama”, e todos reconhecem a importância primordial desse vínculo. E quando ela é uma psicopata? Qual a sua capacidade em afetar o filho?

A mãe psicopata acredita que desde que deu à luz, o filho é de sua posse e que ele deve fazer tudo o que ela pede. Ela o trata como uma mercadoria, uma extensão de si mesma e acredita ter o direito de matar a criança. Para ela, o único propósito de uma criança é atender aos seus desejos e necessidades.

Então, uma mãe psicopata é capaz de afetar o seu filho? A resposta é sim. Às vezes no sentido físico, mas sempre no sentido emocional.

O primeiro sinal de uma mãe psicopata é a necessidade de ser reconhecida como uma mãe incrível. Uma mãe que sacrifica suas próprias necessidades e satisfaz as de seu filho. Ela sujeita o filho ao abuso e trauma emocional devido à um processo de pensamento distorcido.

Leia também:  Como identificar uma mulher psicopata em seus comportamentos?

A mãe psicopata só aprecia seu filho quando ele fazem o que ela quer. No entanto, essa apreciação também não é dada de todo o coração. A apreciação é dada de forma que a criança possa ser mantida sob controle.

A mãe psicopata destrói a alegria de seu filho

Nem todo mundo tem a sorte de ter uma mãe amorosa, uma mãe que deseja ver seu filho prosperar e viver felizes. A mãe psicopata estraga a alegria de seus filho, sua felicidade, sua auto-estima e até mesmo sua vida.

Ela costuma criar obstáculos para que seu filho cometa falhas, e assim possa menosprezá-los quando o inevitável acontecer. O psicopata agem sobre os outros para depreciar, desvalorizar, descartar e, em alguns casos, destruir.

Mesmo quando o filho atende às expectativas da mãe, o desempenho nunca será verdadeiramente apreciado. Em outras palavras, não importa o quanto a criança tente, a mãe nunca ficará satisfeita com o desempenho.

Leia também:  Ponto fraco de um psicopata: os 6 principais

O papel da inveja na mãe psicopata

O filho está comemorando uma ocasião especial, incitando a inveja na mãe e se deliciando em diminuir sua alegria.

O psicopata fervilha de inveja, e por trás da inveja está a raiva. Talvez a mãe psicopata insulte o filho na frente de alguém, ou deliberadamente o ignore, ou mesmo use o evento para manchá-lo. Embora ele possa se sentir desconfortável com a atitude e o comportamento da mãe, ele não tem ideia de até que ponto ela irá prejudicar seu bom nome.

O filho se sente impotente e se pergunta por que ela faz o que faz.

Publicidade

Alimentada pela inveja, a mãe psicopata tentará manipular e controlar o filho. Ele sabe que a mãe é difícil, mas escolhe aceitá-la e seguir em frente com sua vida, vendo-a como uma pessoa carinhosa e amorosa. Isso irá colidir com as intenções da mãe, que não ama e não se importa com ninguém. Como ela não pode moldá-lo da maneira que deseja, o filho se torna um alvo.

A desconexão emocional de uma mãe psicopata

Quando alguém tem uma mãe, haverá um profundo desejo por ela que nunca é satisfeito. Há uma tensão constante do filho puxando a mãe em direção, e ela se afastando.

  • O filho fica esperando um tempo a sós, mas ela encontra outras coisas para fazer;
  • Ele faz favores especiais à ela, mas ela nunca é grata;
  • Ele se veste para uma ocasião feliz e, em vez de notá-lo, ela aponta outras pessoas ao seu redor;
  • Ele procura momentos para conversar, mas ela prefere conversar com outra pessoa;
  • Ele se esforça para comprar um presente, e ela é ingrata;
  • Ele tem uma ocasião feliz, e ela a descarta;
  • Ele descobre que a mãe deu uma festa e não o convidou;
  • Ele diz que a ama, e ela não responde;
  • Ele tenta ajudá-la, e ela encontra falhas;
  • Quando o filho fica chateado, ela se alegra pela infelicidade;

O filho simplesmente não pode agradá-la, e nunca o fará.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

5 comentários em “Como uma mãe psicopata é capaz de afetar o seu filho?”

  1. Bom dia. A mãe psicopata pode inventar doenças graves tais como câncer para manipular as pessoas? E se sim, isso acontece com muita frequência?

  2. Flávio.
    Nasci de uma mãe psicopata, filha de uma histriônica e casada com um narcisista.
    Já relatei o caso em outro depoimento.

    1. Tenho muito medo de analisar comportamentos dos outros, pois sempre penso, que essa analise esta vindo de qual tipo de mente, no caso eu, que já tive dois diagnostico errado. Vc já foi diagnosticado? Acho que seria muito importante pra nos sabermos que vcs lutam contra alguma coisa não visível. Desculpa se não consegui me expressar direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *