Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » As diferenças entre a mulher e o homem narcisista

As diferenças entre a mulher e o homem narcisista

Mulher de cabelos longos se olhando em um espelho

Não deveria ser uma surpresa que o narcisismo em mulheres e homens se apresente de forma diferente, pois sabemos ambos, independentemente do narcisismo, não são uma coisa só.

Embora seja fácil rotular certas características como “característica masculina” ou “característica feminina”, isso essencialmente significa apenas separar as características que foram socializadas para se enquadrarem nos parâmetros dos papéis estereotipados de gênero.

Embora existam diferenças, também existem semelhanças de Traços de personalidade narcisistas em mulheres e homens.

Narcisismo em mulheres

Uma mulher com Transtorno de personalidade narcisista dá muito valor à sua aparência, ao ponto da obsessão. Ela não é capaz de sair de casa para abastecer o carro sem estar vestida com esmero. Ela também provavelmente é descrita como exigente e passa muitas horas se cuidando.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

Embora os narcisistas sejam altamente carismáticos e sedutores, sabe-se que as mulheres narcisistas usam seu apelo sexual para manipular ou usar as pessoas para conseguir o que desejam.

Uma mulher com narcisismo é hiperssexualizada e usa o fascínio sexual para conseguir o que quer com seus parceiros românticos, amizades e colegas de trabalho/funcionários.

Por causa da natureza oportunista dos narcisistas, ela usará sua sexualidade como uma arma para manipular as pessoas próximas e depois descartá-las quando conseguir o que deseja.

Outro traço comum do narcisismo nas mulheres é a necessidade de fofocar ou mesmo de assassinar o caráter daqueles que são uma ameaça percebida. Isso se parecerá com uma mulher se esforçando para falar negativamente sobre seus amigos, familiares, parceiros românticos e colegas de trabalho/funcionários de uma maneira que parece compulsiva.

Esta é a característica mais comum, pois a mulher narcisista tenta derrubar os outros para que pareça e se sinta melhor.

Como mães, a mulher narcisista é potencialmente prejudicial para seus filhos, seja aberta ou secretamente. As mães narcisistas selecionam um dos seus filhos para ser “o filho de ouro”, ou uma criança que coloca num pedestal injusto e inatingível que os outros filhos nunca alcançarão.

Isso também é chamado de triangulação. Uma técnica de manipulação comumente usada entre os narcisistas. Embora haja uma criança que ela estimula, inevitavelmente haverá outra que ela empurra para baixo, geralmente comparando-a à criança de ouro, dizendo-lhe que não é boa o suficiente, o que é particularmente prejudicial emocionalmente.

Narcisismo em homens

Agora, vejamos as formas comuns pelas quais o narcisismo aparece nos homens. De acordo com um estudo de 2014 sobre as diferenças de gênero no narcisismo, os homens tendem a se sentir com mais direitos do que as mulheres. Isso se parece com um direito a um determinado estilo de vida ou carreira, a um certo parceiro romântico, ao sexo, ao tempo e à energia de outras pessoas, ao dinheiro e muito mais.

Este direito está presente mesmo que eles não estejam necessariamente dando nenhum passo no sentido de merecer essas coisas. Por exemplo, um narcisista do sexo masculino pode acreditar que tem direito a viver numa mansão, conduzir um carro caro e possuir um iate. No entanto, em vez de trabalhar arduamente para realizar as suas fantasias de poder e riqueza, ele encontra atalhos através da exploração de pessoas, da mentira, da manipulação e até do roubo.

Também não é incomum que homens narcisistas traiam seus parceiros românticos. A infidelidade, seja o parceiro narcisista ou não, é extremamente prejudicial e até traumatizante.

No entanto, quando o parceiro é narcisista, é potencialmente mais doloroso, pois provavelmente ele tem pouco remorso ou responsabilidade por sua infidelidade. Ele se acha no direito de ter muitos parceiros sexuais diferentes, pois isso alimenta o seu ego para ser amado ou desejado pelo maior número de pessoas possível.

Junto com a infidelidade provavelmente haverá gaslighting, ou uma tática de manipulação que nega a outra pessoa sua realidade, a fim de confundi-la ou fazê-la sentir-se louca.

Os narcisistas homens precisam estar no controle das pessoas ao seu redor. Em um ambiente de trabalho, se parece como impor regras rígidas e demitir alguém sem piscar se alguém desobedecer.

Nos relacionamentos, ele tenta controlar a aparência do parceiro, pois muitas vezes acreditam que ele é uma extensão de si mesmo, em oposição à sua própria pessoa.

Frequentemente, desejam controlar a forma como seu parceiro existe no mundo, bem como a forma como os outros o veem. Por exemplo, um narcisista homem pode envergonhar a parceira pela maneira como se veste, pela quantidade ou pouca maquiagem que usa, pelo tipo de profissão que exerce, por quanto ou pouco pesa, por quanto dinheiro ganha e por qualquer outra coisa que injustamente leve para o lado pessoal.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

Palavras finais

As mulheres narcisistas têm maior probabilidade de passar despercebidas do que os homens. Como elas são frequentemente diagnosticadas erroneamente como portadoras de um distúrbio diferente, podem ser mais perigosas. Acredita-se que esse tipo de abuso muitas vezes não é identificado.

Quer se trate de narcisismo em homens e mulheres, é melhor manter seus limites próximos. Devido ao seu direito expresso às pessoas ao seu redor, os limites são muitas vezes difíceis de serem aceitos e respeitados por aqueles com narcisismo.

Os narcisistas muitas vezes interpretam os limites como uma ferida do ego, também conhecida como lesão narcisista. Seus limites provavelmente serão enfrentados com desafio e consequências potencialmente emocionais/psicológicas.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *