Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » As diversas maneiras de como o narcisista trata sua própria mãe

As diversas maneiras de como o narcisista trata sua própria mãe

Um filho narcisista fazendo careta para sua própria mãe

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


O vínculo entre a criança e sua mãe é caracterizado por um relacionamento poderoso e frequentemente apreciado. No entanto, quando há o envolvimento de um narcisista, essa conexão se torna tensa e carregada de manipulação, controle e exploração.

O narcisista ama sua mãe, mas isso não significa que a trate com respeito. Pelo contrário, ela se encontrará enredada em uma teia de turbulência emocional.

Como o narcisista trata a própria mãe?

A necessidade de admiração e validação do narcisista significa que ele frequentemente fará exigências irrealistas a própria mãe, enquanto sua necessidade de controle o torna um manipulador.

Manipulação emocional

O indivíduo narcisista se destaca pelo uso da manipulação emocional, mesmo quando se trata da própria mãe. Ele exige apoio financeiro, atenção constante ou validação emocional, oferecendo pouco em troca.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Por meio dessa manipulação, o narcisista efetivamente garante que sua mãe continue a apoiá-lo às custas de suas próprias necessidades e limites.

Busca de validação

O narcisista tem uma necessidade insaciável de validação e admiração, muitas vezes fazendo exigências irrealistas aos familiares, especialmente à mãe. Ele busca elogios constantes e fica chateado ou acusa a própria mãe de não apoiá-lo caso suas expectativas não sejam atendidas.

Isso sobrecarrega imensamente a mãe, de quem se espera que satisfaça a necessidade constante de atenção e afirmação do narcisista.

Falta de empatia

O narcisista luta para ter empatia com os outros, incluindo sua própria mãe. Ele descarta as emoções e experiências dela, bem como invalida seus sentimentos e opiniões. Quando uma mãe compartilha suas preocupações ou lutas, a criança narcisista responde com indiferença ou redirecionar a conversa para si mesma.

Essa negligência emocional faz com que a mãe se sinta inaudível e emocionalmente isolada.

Gaslighting

Gaslighting é a tática de manipulação favorita do narcisista, e ele a emprega até mesmo com a própria mãe. Ele distorce a verdade e a faz questionar sua própria realidade. A criança narcisista mina a confiança da mãe invalidando os sentimentos e criando um ambiente de dúvida e confusão.

Uma antiga paciente minha era uma gaslighter habitual, frequentemente inventando histórias que apoiavam sua versão dos eventos, mas não estavam fundamentadas na verdade. Lembro-me dela fazendo um comentário doloroso para a mãe um dia, e quando a mãe a confrontou, ela negou.

A paciente me disse que sua mãe começou a imaginar coisas e repetidamente a atacou por causa de insultos e críticas imaginárias que ela nunca expressou. A atitude de minha paciente deixou sua mãe duvidando de si mesma e da confiabilidade da própria memória.

Ela passou a aceitar a versão dos acontecimentos da filha e tornou-se cada vez mais relutante em expressar os sentimentos, por medo de ser invalidada ou rotulada de “louca”.

Ao negar suas ações, invalidar os sentimentos da mãe e transferir a culpa, minha paciente criou uma dinâmica tóxica, onde a percepção da realidade de sua mãe foi prejudicada, deixando-a presa em um ciclo de manipulação emocional.

Indiferença

O narcisista está tão focado em si mesmo que sempre desconsidera os sentimentos dos outros, incluindo o da própria mãe. Ele sempre prioriza seus desejos e interesses em detrimento das necessidades dela e regularmente cancela planos no último minuto.

Além disso, quando a mãe tenta comunicar seus sentimentos, o narcisista a ignora ou muda a conversa, de modo a se concentrar em si mesmo. Ele mostra pouco interesse em entender as emoções dela ou em fornecer o apoio emocional que ela precisa.

Como resultado, a mãe se sentirá negligenciada, invisível e emocionalmente isolada. Ela anseia por uma conexão amorosa e estimulante com seu filho, mas sempre é recebida com insensibilidade e negligência.

Expectativas grandiosas

O narcisista costuma comparar a própria mãe com uma imagem idealizada, criada para apoiar seu senso de identidade inflado. Ele espera que sua mãe incorpore qualidades que se alinhem com sua própria grandiosidade.

Quando a mãe falha em atender a essas expectativas irrealistas, o narcisista expressa desapontamento ou ressentimento. Isso cria uma dinâmica tensa, com a mãe se sentindo constantemente julgada e criticada.

Em resposta, a mãe se esforça para atender a um padrão inatingível estabelecido pelo ideal distorcido de seu filho.

Como o narcisista trata uma mãe idosa?

O narcisista não faz qualquer concessão para sua mãe só porque ela está envelhecendo. Independente de sua idade, ele ainda irá explorá-lo como um suprimento.

O narcisista não se importa com o fato de sua mãe idosa não ser mais capaz de cumprir o papel de cuidadora ou de não ter dinheiro para sustentar suas necessidades egoístas.

Ele continuará explorando sua mãe enquanto ela continuar sendo uma fonte de suprimento narcisista.

Como se proteger de um filho narcisista?

Nesta seção, quero mostrar a você como lidar com esse comportamento, proteger-se contra as consequências e desenvolver um relacionamento mais profundo com um filho narcisista.

Quanto mais você souber sobre o narcisismo e suas características, melhor entenderá o comportamento dele, bem como mais preparado estará para lidar com o problema.

Defina limites claros

Os limites são fundamentais em qualquer relacionamento com um narcisista, bem como ajudam a proteger seu bem-estar emocional e físico. Você deve limitar quanto dinheiro emprestará a seu filho ou quantos dias concorda em cuidar de sua filha.

Quaisquer que sejam os limites, deixe-os claros para seu filho narcisista e seja consistente.

Priorize o autocuidado

Concentre-se em seu próprio bem-estar, participando de atividades que o deixam feliz, bem como cercando-se de amigos e familiares que o apoiam e respeitam sua saúde física e emocional.

Isso manterá sua autoestima elevada diante do comportamento desdenhoso do narcisista e lhe dará confiança para confrontá-lo.

Busque suporte

Peça orientação e validação a amigos de confiança, familiares e grupos de apoio. Compartilhar suas experiências com outras pessoas que passaram por situações semelhantes vai ajudá-lo a se sentir menos sozinho e oferecerá informações valiosas.

Desapegue-se emocionalmente

Embora você não possa necessariamente mudar o comportamento de seu filho, poderá mudar o efeito dele sobre você e seu bem-estar.

Desapegue-se emocionalmente da manipulação dele e concentre-se em seu crescimento, lembrando-se de que as ações do narcisista não refletem seu valor como pai ou mãe.

Limite o contato

Se o relacionamento com seu filho narcisista afeta negativamente sua saúde emocional, considere limitar o contato até se sentir mais forte e confiante.

Esta é uma decisão difícil e não será bem-vinda por seu filho, mas é necessária para proteger seu próprio bem-estar.

Perguntas frequentes

O narcisista tem problemas com a própria mãe?

O narcisista tem problemas com a mãe porque acha difícil formar um relacionamento saudável com ela.

Homens criados por mães narcisistas são mais propensos a mostrar traços narcisistas porque a mãe os colocam em um pedestal, dando-lhes ideias de superioridade e alimentando seus egos.

Em algum momento, o filho se comportará de uma forma que a mãe considera decepcionante, destruindo a imagem idealizada dele.

O narcisista só poderá lidar com a decepção dela encontrando outras maneiras de fortalecer seu ego. Assim, ele cria uma personalidade cujos sentimentos de grandiosidade escondem inseguranças e dúvidas profundas.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Como o narcisista trata sua família em geral?

O narcisista usa quase todas as situações e todos ao seu redor para se validar e aumentar sua autoestima.

Ele explora e manipula os membros da família para satisfazer suas necessidades e desejos, ao mesmo tempo em que não tem empatia por seus sentimentos ou experiências.

Como seu ego é mais vulnerável ​​para aqueles que conhecem seus segredos, isso o deixa ainda mais manipulador, controlador, colocando as relações familiares sob tensão e interrompendo a dinâmica familiar.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *