A palavra narcisista está em toda parte. Desde questionários avaliando se seu ex é realmente um narcisista até memes informando o público sobre suas características. Com todas essas informações por aí, pode ser difícil saber o que é verdade e o que é um mito.
Embora as redes sociais tenham tornado a palavra “narcisista” algo trivial, o Transtorno de personalidade narcisista é um diagnóstico psiquiátrico real com um conjunto de critérios clínicos.
Eles têm sentimentos?
Como o narcisismo ocorre em um espectro, ele é experimentado de maneira diferente pelas pessoas. Portanto, as experiências, bem como os sintomas, variarão em gravidade.
Eles sentem remorso?
Como todos os diagnósticos de saúde mental que existem em um espectro, aqueles com narcisismo provavelmente experimentarão o remorso de maneira diferente de seus pares com o mesmo diagnóstico.
Também é comum que pessoas com elementos desse transtorno de personalidade se sintam culpadas ou sintam remorso, mas muitas vezes experimentam esses sentimentos de uma maneira que é egoísta.
Eles sentem culpa?
Os narcisistas são susceptíveis de experimentarem sentimentos como culpa. No entanto, eles geralmente experimentam esses sentimentos de forma diferente de seus pares.
Também é comum que as pessoas usem atos falsos de culpa, como lágrimas falsas ou um falso sentimento de preocupação, a fim de manipular os outros a pensarem que sentem remorso ou culpa.
No entanto, nem todas as pessoas que agem de forma manipuladora têm transtorno de personalidade narcisista.
Eles choram?
Chorar é uma resposta humana normal, e as pessoas choram por muitas razões diferentes, como felicidade, frustração, raiva e até mesmo como um ato de manipulação.
É um mito que pessoas com elementos de narcisismo nunca chorem. Só porque alguém experimenta baixa empatia, isso não significa que não chore, também.
Quando?
Existem muitas razões diferentes pelas quais alguém com Transtorno de personalidade narcisista possa chorar.
É um mito que o narcisismo seja sinônimo de incapacidade de experimentar tristeza e falta de emoção. Como qualquer outra pessoa, o narcisista ainda experimenta emoções – elas são apenas mais propensas a serem egoístas.
Uma pessoa com narcisismo pode chorar quando experimenta:
- Tristeza;
- Dor;
- Felicidade;
- Orgulho;
- Luto;
- Constrangimento;
- Raiva;
- Crítica;
- Medo.
É genuíno?
É um mito que o narcisismo seja sinônimo de incapacidade de sentir tristeza. Como qualquer outra pessoa, os narcisistas ainda experimentam emoções e choro.
Leia também:
Por exemplo, enquanto um narcisista poderia facilmente usar lágrimas como uma maneira de manipular os outros, ele pode chorar por outras razões.
Eles sabem que estão te magoando?
Os narcisistas podem ou não estar cientes da dor emocional que infligem aos outros, mas seu nível de consciência varia dependendo do indivíduo e da gravidade dos traços.
Aqui estão alguns cenários possíveis:
- Desconhece por falta de empatia: como resultado, não percebem o impacto de suas ações ou palavras nas pessoas ao seu redor;
- Consciente, mas despreocupado: alguns narcisistas estão cientes de que estão causando angústia, mas não se importam porque priorizam o seu próprio bem-estar;
- Consciente e usando-o como tática: em alguns casos, eles usam a dor emocional como uma ferramenta para manter os outros dependentes ou para manter um senso de poder no relacionamento;
- Consciente, mas em negação: alguns narcisistas têm uma vaga consciência de que seu comportamento é prejudicial, mas minimizam, justificam ou racionalizam suas ações para evitar assumir responsabilidades;
Independentemente de um narcisista estar ciente da dor que inflige, seu comportamento ainda é prejudicial e inaceitável.
Eles pedem desculpas?
Você já deve ter ouvido falar que um narcisista nunca pede desculpas. Isso não é necessariamente verdade – eles às vezes pedem desculpas, mas não da maneira esperada.
Os narcisistas têm dificuldade em mostrar empatia pelas emoções dos outros. E também são propensos a manipularem os outros para seu próprio benefício.
Por exemplo, um narcisista pode oferecer um pedido de desculpas insincero para obter algo em troca, para sair da posição de culpado ou para reparar os danos causados à sua imagem.
Há narcisistas que não se desculpam por suas ações por causa do orgulho. Além disso, eles simplesmente não são capazes de admitir qualquer irregularidade da sua parte.
Como se comunicar com um narcisista chateado?
Há muitas maneiras pelas quais se pode comunicar com um narcisista, ou qualquer pessoa com traços narcisistas, quando ela está experimentando emoções extremas ou chorando.
Aqui estão algumas dicas:
- Não discuta com alguém que está chateado, especialmente se a situação não tem nada a ver com você;
- Reservar um momento para ouvir seus sentimentos ajuda a diminuir sua intensidade;
- Alguém com um transtorno de personalidade é mais propenso a ficar irritado por uma voz elevada;
- Reduza a comunicação desnecessária para diminuir as chances de estar em sua linha de fogo verbal;
- Use declarações mais curtas e diretas como “EU entendo,” “Ok, vamos mudar os planos.”
Quando a terapia é útil?
Para alguém que quer deixar de ser narcisista, a terapia pode ser útil para desenvolver insights. No entanto, isso só funciona se a pessoa estiver comprometida com a mudança e tiver uma boa visão de seus comportamentos e sentimentos.
Palavras finais
Na minha experiência, as pessoas com narcisismo existem em todas as esferas da vida. Muitos de nós podemos, e experimentamos, traços de narcisismo – já que o diagnóstico existe em um espectro.
Como qualquer outra pessoa, os narcisistas ainda experimentam emoções – eles são apenas mais propensos a serem egoístas e menos propensos a vir da verdadeira empatia.
No entanto, eles não entendem que não tem empatia, o que dificulta o desenvolvimento do insight.
Últimas postagens
Deixe um comentário