Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » Quando um narcisista chora, suas lágrimas são genuínas?

Quando um narcisista chora, suas lágrimas são genuínas?

Zoom no rosto de um homem de olhos azuis chorando

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Um narcisista pode facilmente usar as lágrimas para ganhar a simpatia e a atenção de que precisa, conseguir algo que deseja ou chorar pelas mesmas razões que qualquer outra pessoa.

Se lerem uma notícia sobre uma criança ferida, pode expressar empatia ou compaixão, porque a situação não afeta diretamente ou envolve sua autoestima. Ele também pode, por exemplo, chorar quando o animal de estimação morre.

Qualquer uma dessas circunstâncias desencadeiam lágrimas genuínas no narcisista. Muitos mitos sobre se o narcisista chora decorrem da crença de que todos eles são maus e incapazes de mudar, mas isso não é verdade.

Chorar é uma resposta humana normal, e aqueles que raramente ou nunca choram não necessariamente têm um transtorno de personalidade. As pessoas têm problemas para chorar por vários motivos, então as lágrimas não são um teste confiável para medir a empatia (ou a falta dela).

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

O que faz um narcisista chorar?

Medo do Abandono

O narcisista chora quando teme perder uma fonte de suprimento narcisista, como um parceiro romântico ou um amigo próximo. Suas lágrimas são uma tática de manipulação para fazer com que os outros se sintam culpados

Autopiedade

O narcisista pode chorar para fazer parecer injustiçado em vez de assumir a responsabilidade por suas ações. Nesse caso, o choro pode desvia a culpa e apresenta uma narrativa conflitante sobre o ocorrido.

Constrangimento

Essa espécie de motivação tem dois lados. Por um lado, o narcisista chora porque a sua imagem foi ameaçada, como quando um colega de trabalho é promovido no lugar dele. Isso faz com que o narcisista se sinta um fracassado, e não a pessoa especial e superior que deseja ser.

Alternativamente, o narcisista chora para manter a sua imagem. Chorar faz uma pessoa parecer mais vulnerável e acessível, duas coisas que desviam a atenção de suas outras características narcísicas.

Regulação emocional

Às vezes, um narcisista chora simplesmente porque está chateado, assim como todo mundo. Essa emoção negativa resulta de coisas que não acontecem do jeito que ele quer, rejeição ou não atendem às suas próprias expectativas.

Por que as pessoas acham que o narcisista não chora?

Esse estereótipo deriva da ideia de que eles colocam suas próprias necessidades acima dos outros, e não mostram vulnerabilidade na frente dos outros. É um equívoco comum pensar que os narcisistas carecem de empatia e são incapazes de sentir emoções.

Chorar é uma maneira das pessoas criarem empatia e se relacionarem umas com as outras. Então, se você já ouviu a afirmação de que narcisistas nunca choram, deve imaginar que isso é verdadeiro. Afinal, se as lágrimas vêm da empatia, que é a capacidade de entender e considerar os sentimentos dos outros, parece razoável presumir que os narcisistas nunca choram.

Embora seja verdade que eles tenham menos empatia, isso não significa que não tenham nenhuma. Ainda que tenham dificuldade em regular suas emoções, eles não são incapazes de senti-las.

Você deve sentir pena quando um narcisista chora?

É compreensível sentir empatia por alguém que chora, mas é importante considerar o comportamento geral do narcisista e o contexto da situação.

Se o narcisista manipula os outros ou tem pouca consideração por seus sentimentos, pode não ser aconselhável se envolver com seus sentimentos. Além disso, é importante priorizar seu próprio bem-estar emocional e limites.

Perguntas frequentes

Como o narcisista age quando você chora?

O narcisista pode responder às suas lágrimas com indiferença, desdém ou mesmo hostilidade, enquanto luta para ter empatia com as emoções dos outros.

Um narcisista pode sentir dor emocional?

Sim, o narcisista sente dor emocional ao experimentar uma sensação de rejeição ou perda, mas normalmente está relacionada à perda de suprimento narcisista, em vez de lamentar uma conexão autêntica com alguém.

O narcisista chora quando você o deixa?

Sim, ele pode chorar quando você o deixa. Mas, geralmente, é uma reação à perda de sua fonte de suprimento narcisista, e não a um sofrimento emocional genuíno.

Um narcisista chorará por você?

O narcisista é mais propenso a lamentar a perda de controle e atenção, em vez de lamentar genuinamente o fim do relacionamento.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

O narcisista fica com o coração partido?

Embora o narcisista experimente uma sensação de rejeição ou lesão no ego, o verdadeiro desgosto e a devastação emocional são menos prováveis, uma vez que o seu foco está principalmente em si próprios e nas suas necessidades.

Palavras finais

Os narcisistas têm menos vontade de exercer empatia, o que significa que são menos propensas a chorar, expressar remorsos, pedir desculpas ou se conectar intimamente. Mas, ainda podem sentir emoções e empatia.

Eles ainda podem manter relacionamentos, embora muitas vezes precisem de alguma orientação profissional.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *