Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » O que os narcisistas fazem quando ninguém está olhando?

O que os narcisistas fazem quando ninguém está olhando?

Um homem de óculos espiando dentro de um velho baú

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


O que vem à sua mente quando ouve o termo “narcisista?” Você pode pensar que sabe tudo ele: que sempre tem que ser o centro das atenções e cujas necessidades sempre vêm em primeiro lugar.

Afinal, quem não gosta de uma boa história de vilão? Mas a verdade é que os narcisistas são muito mais complicados do que pensamos. Na verdade, eles são bastante sutis em suas táticas de manipulação.

Eles costumam fazer coisas assustadoras quando ninguém está olhando porque querem manter uma imagem de perfeição de que estão no controle. Eu tive meu quinhão de encontros com narcisistas, e muitas vezes os vi fazendo coisas perturbadoras em particular.

E desde então, tenho estado mais atento a essas pessoas e suas verdadeiras intenções. Se você não sabe quem é um narcisista:

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

  • Eles silenciosamente sugarão seu valor, afetando sua saúde mental;
  • Eles vão tirar vantagem de você;
  • Eles vão fazer você se sentir inferior;
  • Eles vão exigir coisas que você não deveria fornecer;
  • Eles vão controlar você mentalmente, emocionalmente e psicologicamente;
  • Eles o responsabilizarão por seus erros ou fraquezas;
  • Eles vão invadir seus limites;
  • Eles vão fazer você duvidar de si mesmo.

Portanto, saber o que um narcisista faz em particular é tão importante quanto saber quem ele é, de modo a poder se armar antes que ele entre em ação.

Sem muita demora, compartilho cinco coisas perturbadoras que os narcisistas fazem quando ninguém está olhando, para que você possa tomar medidas antes que seja tarde demais.

Eles tentam colocar seus parentes contra você

Os narcisistas são mestres da manipulação. Eles sabem como distorcer a verdade e fazer você parecer o bandido. Então, vão dizer qualquer coisa para te fazer parecer louco, mesmo que isso signifique mentir ou inventar coisas.

Eles farão o que for preciso para colocar sua família e amigos contra você. Tive um paciente que fazia parceria com um narcisista na faculdade, e ele fazia jogos mentais, sempre provocando desequilíbrio e nervosismo.

O narcisista dizia coisas ofensivas sobre meu paciente e sua família. Ele sempre visitava sua casa quando meu paciente não estava, e tentava convencer seus pais de que ele era uma pessoa mimada e que tinha adquirido maus hábitos.

E o pior: ele sempre ia acalmar meu paciente depois disso.

Felizmente, a família do meu paciente viu através de sua fachada e nunca acreditou em uma palavra do que disse. Eles sabiam que ele era apenas um narcisista manipulador tentando arruinar uma vida.

Quando uma pessoa tóxica não pode mais controlar você, ela tentará controlar como os outros o veem. A desinformação parecerá injusta, mas fique acima dela, confiando que outras pessoas acabarão vendo a verdade, assim como você.

Porém, nem todo mundo tem sorte. Muitas pessoas perderam seus familiares e amigos por causa das táticas manipuladoras de um narcisista. Portanto, se você tem um narcisista próximo, tome muito cuidado. Ele não vai parar por nada até conseguir colocar as pessoas mais próximas contra você.

Eles mexem nas suas coisas pessoais

Os narcisistas são incrivelmente intrometidos e intrusivos. Eles querem saber tudo sobre você, mesmo coisas que não são da conta deles. Então eles vasculharão seus pertences até encontrar qualquer coisa que possa usar contra você.

O narcisista vai mexer nas suas coisas sempre que você não estiver olhando. Ele irá vasculhar gavetas, armários, livros, mochila e qualquer outra coisa que estiver ao alcance. Se possível, até mesmo ver seus e-mails.

Se você o pegar em flagrante, ele dirá que estava tentando te ajudar a organizar suas coisas.

Os narcisistas extremos têm uma doença mental (um distúrbio de personalidade). Eles violam regras e padrões sociais, sentem que têm direitos, criam sua própria realidade e não se importam com os sentimentos dos outros, principalmente quando provocados.

Quanto menor a autoestima e o senso de direito do narcisista, mais forte a inveja. Portanto, se você conhece um narcisista, saiba que ele vai mexer nas suas coisas pessoais quando não estiver por perto.

Eles fazem amizade com seus rivais

Os narcisistas sempre procuram maneiras de derrubar as pessoas, e uma maneira de fazer isso é aliando-se ao com seu inimigo.

Eles têm um vazio que tentam preencher com a atenção de todos. Se não conseguem isso, sua inerente “falta de empatia” os faz usar de qualquer medida para machucar aquele que não preencheu esse vazio.

Eles irão contar aos seus inimigos as tuas fraquezas.

Eles te observam silenciosamente

Sim, os narcisistas espionam você. Se você pensar sobre o porquê, há dois motivos principais:

  • Para ver os efeitos e obter prazer;
  • Pegar você cometendo um erro e se sentir superior.

Você pode não perceber até que ponto, mas eles vão espioná-lo, persegui-lo e até mesmo colocar câmeras para manter o controle. Chefes narcisistas costumam fazer isso:

  • Eles espreitam em volta da sua mesa sob o pretexto de encontrar alguma coisa;
  • Eles ouvem seus telefonemas enquanto estão no bebedouro, fingindo consertá-lo;
  • Eles ficam de olho em suas ações.

Você nunca consegue relaxar ou baixar a guarda. Portanto, se você tem um narcisista próximo, saiba que ele vai espionar você. Ele está sempre tentando pegá-lo desprevenido e usar seus erros contra você.

Eles comemoram os seus fracassos

Os narcisistas adoram ver outras pessoas falharem, e ver você mal os fazem se sentirem superiores. Eles até se esforçam para garantir que você não seja bem-sucedido, já que não querem que ninguém os supere.

Os narcisistas estão sempre procurando maneiras de derrubar as pessoas e usarão suas falhas contra você. Portanto, se você conhece um narcisista, saiba que ele sente prazer com seus fracassos.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Palavras finais

Então, o que você pode fazer se encontrar um narcisista fazendo essas coisas perturbadoras?

O primeiro passo é entender quem eles são. Você não vai mudá-los, bem como não é sua responsabilidade curá-los. Proteger sua sanidade é.

Se você conseguir aceitar isso, o próximo passo é distanciar-se silenciosamente. A razão é simples: eles nunca verão os próprios defeitos e sempre se colocarão em primeiro lugar.