Aprenda a lidar com um chefe narcisista

Foto de um homem abotoando um terno azul, enquanto ao fundo há uma escadaria.

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Muitas pessoas tem ou já tiveram um chefe narcisista. Embora esses tipos de gerentes, supervisores e superiores podem atrapalhar sua carreira e sua autoestima, aprender como identificar comportamentos narcisistas pode ajudá-lo a tomar medidas para proteger a si mesmo e sua carreira.

As principais características de alguém com transtorno de personalidade narcisista

Esse transtorno é caracterizado por:

  • Acreditar que está sempre certo e que as outras pessoas precisam concordar com ele;
  • Um senso extremo de superioridade, grandiosidade e;
  • Abuso de poder sobre os outros para satisfazer suas próprias necessidades, sem levar em conta como isso afetará as outras pessoas envolvidas.

Uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista costuma:

Publicidade
  • Ter inabilidade em manter relacionamentos saudáveis, bem como dificuldade em manter metas realistas;
  • Não ter a capacidade de manter relacionamentos saudáveis ​​e;
  • Ter dificuldade em manter objetivos realistas.

Outros comportamentos e valores que não foram descritos aqui também podem aparecer.

As possíveis características de um chefe narcisista

Um chefe narcisista pode ser alguém que exibe um alto nível de auto-importância, mesmo quando suas realizações não são dignas de nota. Eles se colocam antes de todos e esperam que outros façam o mesmo.

Um funcionário que faz qualquer coisa para interferir neste sistema de crenças é rapidamente descartado da vida do narcisista, sem hesitação ou remorso.

Um chefe narcisista também pode esperar admiração de seus colegas, funcionários e subordinados, o que torna muito difícil trabalhar com ele. Geralmente se sente com direitos e privilégios que os outros não têm. Acredita que merece um tratamento especial por todas as coisas “boas” que faze em nome de seus funcionários ou da empresa.

Leia também:  O pior tipo de narcisismo é o narcisismo maligno

Em muitos casos, esse comportamento se apresentará como uma forma de manipulação no ambiente de trabalho.

Um chefe narcisista pode manipular os funcionários de várias maneiras, mas normalmente isso é bem disfarçado. O comportamento mais óbvio seria uma reação aberta de insatisfação quando alguém é elogiado. Ele pode mostrar um sentimento de irritação ou raiva, fazendo com que outras pessoas se sintam culpadas por receber o elogio e a atenção.

Isso pode fazer com que os funcionários vejam seu próprio sucesso como algo que deveriam apenas compartilhar com o chefe narcisista, em vez de celebrá-lo abertamente entre si. Em alguns casos, isso pode levá-los a adiar a conclusão de projetos para não ficar à frente de outros que estão em posições mais altas na hierarquia do trabalho.

Outras formas de manipulação narcísica incluem reter elogios e usá-los como recompensa para aqueles que fazem o que querem.

Como é possível identificar um chefe narcisista?

Existem algumas características em comum que ajudam a identificar um chefe narcisista:

  • Ego: Ele é egoísta e egocêntrico. Acredita que é superior ou têm mais direito do que outras pessoas, incluindo seus funcionários (ou qualquer outra pessoa no mundo). Não é incomum que um chefe narcisista exija elogios dos outros constantemente, como se fosse seu direito;
  • Falta de empatia: o chefe narcisista não se importa com a forma como suas decisões e demandas afetam os outros, contanto que no final consiga o que deseja;
  • Está sempre certo: o chefe narcisista está sempre “certo” e espera que os outros concordem com ele sem questionar. Pessoas que discordam ou oferecem pontos de vista alternativos serão vistas como ameaças, muitas vezes rejeitadas por uma fúria egoísta;
  • Sempre culpa os outros: Atribui culpa com frequência, e não aceita ser responsabilizado por falhas ou erros;
  • Assumir crédito: um chefe narcisista pode fazer coisas como assumir o crédito pelo trabalho de um funcionário, em vez de reconhecer o que é devido. rejeita conselhos, mantém um alto locus de controle e prefere “eu” a “nós”.
  • Comportamento de traição: um chefe narcisista também pode se envolver em comportamento de traição, geralmente quando um funcionário está começando a se afastar do relacionamento tóxico. Ele começará a ser frio ou cruel com seus funcionários como uma forma de tentar manter o controle sobre eles mesmo após o término do relacionamento, porque ele acredita que se alguém sai, então ele ou ela deve ser “melhor” do que eles, que alimenta o falso senso de superioridade da pessoa.
  • Tenta ser encantador: Parece inteligente, articulado e socialmente adepto, mas também é propenso à arrogância;
  • Emocionalmente dominante: Coloca os outros para baixo para reforçar a superioridade autodesignada.
Leia também:  Por que os narcisistas têm casos e traem os cônjuges?

Como esses comportamentos abrangem um espectro, é possível que o chefe narcisista exiba traços incipientes. As características também podem se entrelaçar, tornando difícil separá-las, pois não há uma demarcação simples para o comportamento humano.

Como você pode lidar com um chefe narcisista?

Se você tem um chefe narcisista, é importante entender que não importa o quão bem as coisas estejam indo no trabalho, sempre haverá indícios de descontentamento ou raiva dele sobre questões grandes ou pequenas.

Também ajuda se você entender que a ação do seu chefe não define ou diz quem ele é. Quando um colaborador faz algo excelente, ele deve se sentir seguro o suficiente para se orgulhar de suas realizações, sem se sentir culpado por receber atenção porque outra pessoa pode ter mais consideração por ele do que o chefe.

Não ignore os sinais de aviso e espere que eles desapareçam. Muitas vezes, isso pode levar a problemas mais difíceis no futuro. Se você se sente explorado, ameaçado ou infeliz no trabalho, provavelmente é hora de mudar. Fale sobre o que o deixa desconfortável e não espere até que o comportamento de um chefe narcisista se transforme em algo pior.

A capacidade de identificar o narcisismo no local de trabalho é apenas metade da batalha, mas é um começo. Como você pode sobreviver a um regime sob esse tipo de chefe? Seguem algumas dicas:

  • Não o provoque. Com uma extrema necessidade de se sentir importante, o chefe narcisista será defensivo e propício ao contra-ataque. Você provavelmente se tornará uma presa;
  • Mude suas expectativas. Conceitos como trabalho em equipe, gentileza e escuta são redundantes sob esse regime. Seja realista. As visões podem ser tão extravagantes e instáveis ​​quanto seus donos. Não viva com falsas esperanças de que seus talentos sejam reconhecidos. Considere mudar de departamento ou até mesmo de empresa, se necessário;
  • Solicite apoio. O comportamento humano é complexo. Embora você possa se sentir confiante em influenciar a pessoa narcisista, é improvável que consiga. Obtenha suporte independente quando julgar necessário;
  • Entenda o personagem. As decisões narcisistas raramente são intencionais. Especialistas sugerem que uma infância emocionalmente carente contribui para essa necessidade de reconhecimento, representada em um palco público.
Leia também:  E quando o Psicólogo que é um narcisista?

Você também precisa aprender que coisas você não deve fazer com um narcisista.

O que você pode fazer para expor um chefe narcisista

  • Domine esta questão: “Qual a razão para você estar me fazendo essa pergunta?” Um chefe narcisista é muito bom em fazer perguntas retóricas e condescendentes. Quando você responde a essas perguntas com calma e, em seguida, responde: “Há um motivo para você estar me fazendo essa pergunta”, isso os expõe e;
  • Documente tudo. Para expor um chefe narcisista, você precisará trabalhar para compilar seu comportamento narcisista diligentemente. Os departamentos de RH precisam de documentação. Use as características e comportamentos acima para guiá-lo.

Por que muitos chefes são narcisistas?

  • Contratação rápida: uma empresa não deveria ter mais um processo de triagem para avaliar melhor os problemas de personalidade? A verdade é que pode ser difícil detectar os sinais de narcisistas se você não for um Psicólogo especialista;
  • Cultura da empresa: os valores da empresa também podem contribuir para isso. Por exemplo, se o lema da sua empresa é “vencer”, então ela pode atrair alguns indivíduos narcisistas que desejam reconhecimento a qualquer custo, mesmo quando competem internamente com os funcionários.

Você precisa proteger sua carreira e autoestima

Lembre-se de que você é o mestre de sua própria trajetória de carreira. Se você acha que seu chefe exibe algum dos comportamentos acima, converse com o RH. Traga sua documentação. Permaneça calmo e confiante, já que você não vai conseguir mudar a personalidade dele.

Um chefe narcisista toma decisões que afetam não apenas você, mas também outros ao seu redor. Aprimorar um sistema de alerta precoce para esse tipo de personalidade pode funcionar como uma fonte de poder a longo prazo, aumentando as chances de ser você quem enfeita as capas das revistas, e pelos motivos certos.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Um comentário em “Aprenda a lidar com um chefe narcisista”

  1. Muito legal, mas o que fazer quando o narcizista é o próprio dono da empresa? Neste cenário difícil da pandemia a mudança está demorando mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *