4 dicas de como se preparar para dizer não a um narcisista

Garoto colocando ambas as mãos na frente do rosto

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

A pessoa com uma personalidade narcisista está associada à uma lista de características, como arrogância, necessidade de admiração excessiva e um grandioso senso de auto-importância. Porém, aprender a dizer não para um narcisista é fundamental.

Publicidade

O que nem sempre é revelado é que ele também é muito sensível e não saber lidar facilmente com rejeição ou crítica. Portanto, ao dizer ““não”, é útil considerar as quatro dicas a seguir.

Esteja bem preparado para a reação

Seu “não” será criticado e desafiado, e o narcisista tentará insultá-lo quando não fizer o que ele quer.

Pense em todas as razões pelas quais o narcisista discutirá com você, de modo à fazer com que mude a opinião ou decisão. Encene a conversa antecipada com um amigo ou membro da família.

Leia também:  Aqui estão 9 razões pelas quais um narcisista te ignora

Peça-lhes que digam o que você espera que o narcisista dirá quando receber um “não”. Em seguida, explique que sua resposta ainda é um “não”. Se tiver uma justificativa clara e que não seja pessoal, diga-a.

Nunca diga que a razão é porque o narcisista é uma pessoa difícil. Apontar as falhas de caráter é muito pior do que não dizer nada. Não há necessidade de dar uma explicação ao dizer não para ninguém.

Seja objetivo ao dizer “não”

Permanecer calmo e objetivo deixará o narcisista a ficar menos indignado.

As emoções são contagiosas, incluindo as positivas e calmas. É possível praticar isso também em uma dramatização, como descrito anteriormente.

O narcisista é motivado emocionalmente, e vai tentar deixá-lo também emocionalmente motivado para se sentir em um terreno comum, especialmente se o seu “não” for perturbador.

Ao ser objetivo, você comunica que não há nada de errado com o seu “não”. O tom de voz e a linguagem corporal comunicarão isso tão bem, ou até melhor, do que quaisquer outras palavras específicas que usar.

Leia também:  Como um narcisista reage quando você chora?

Isso mostrará que você não acredita que haja algo de errado em dizer “não”, sendo apenas uma parte normal da vida.

Manter o respeito é sempre fundamental

O narcisista quer desesperadamente ser respeitado.

Encontre algo genuíno para a qual possa dizer palavras respeitosas. Não exagere ou minta com a intenção de manipular o narcisista. Apenas mencione com naturalidade a palavra “respeito” durante a conversa.

Isso ajudará a resistir ao desejo de insultá-lo, bem como a responder calmamente às provocações dele quando disser não.

Seja persistente e mantenha a postura

O narcisista tentará fazer você mudar de ideia. Sinta-se à vontade para repetir seu “não” calmamente, quantas vezes forem necessárias, e então encerre a conversa ou mude de assunto.

Não dê a ele a oportunidade de discutir ou persuadi-lo a mudar de ideia. Demonstre confiança e indique que você não mudará sua resposta, até que ele desista. Afinal, você tem o direito de dizer “não” a qualquer um.

Contudo, também reconheça que haverá consequências com as quais precisa lidar. Se não se sentir seguro em dizer “não”, procure ajuda ou evite a completamente a situação. Não há problema em sair de uma conversa sem que o narcisista se sinta bem com o seu “não”. Ele terá que viver com isso, e geralmente o faz.

Leia também:  O pior tipo de narcisismo é o narcisismo maligno

Conclusão ao dizer não para um narcisista

Exerça o direito de dizer não à um narcisista ou a qualquer outra pessoa.

Essas quatro dicas ajudarão a minimizar o incômodo que um narcisista causará ao ouvir que você não fará o que ele quer. Estar preparado te manterá calmo e direto, fazendo com que o narcisista aceite o seu “não” sem ficar tão chateado.

Ao ser respeitoso e persistente será capaz de encerrar a conversa e seguir adiante, sem mudar de ideia e ceder.

É claro que, se o seu “não” escalar o narcisista para um comportamento perigoso, fisicamente, financeiramente, ou de outra forma, busque a assistência de outra pessoa, como um Psicólogo, advogado, ou a polícia.

O narcisista têm uma personalidade muito sensível à rejeição e a crítica. Apenas faça o melhor que puder e esteja preparado.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *