Quais são os sinais do comportamento narcisista no amor?

Homem de camisa azul fotografando a si diante do espelho

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

É relativamente comum encontrar pessoas que suspeitam que seu parceiro seja um narcisista, levando a questionamentos do tipo: como é o comportamento narcisista no amor?

Embora seja comum encontrar-se em um relacionamento com alguém que apresenta tendências narcisistas, não é necessariamente fácil ou saudável permanecer neste relacionamento.

Transtorno de personalidade narcisista e traços narcisistas

De imediato, é importante entender que há uma diferença distinta entre alguém que é diagnosticado com Transtorno de personalidade narcisista e uma pessoa com traços narcisistas.

Muitas vezes, as pessoas se referem a alguém como um narcisista por causa de comportamentos ou atitudes que se assemelham às características do transtorno.

Leia também:  Os narcisistas se arrependem de ter machucado você?

Contudo, é a maneira como esses comportamentos prejudicam o funcionamento em várias áreas, como identidade, autodireção, empatia e intimidade da vida de uma pessoa que diferencia o transtorno de traços narcisistas.

Em resumo, só porque uma pessoa possui características de Transtorno de personalidade narcisista, não significa que ela seja incapaz de amar. No entanto, é bem possível que sua capacidade de amar seja limitada.

Alguém pode ter traços narcisistas sem atender aos critérios para um diagnóstico de Transtorno de personalidade narcisista. Todos nós agimos de maneira narcisista em algum momento da vida.

Os narcisistas são capazes de amar outras pessoas?

Alguém que é diagnosticado com Transtorno de personalidade narcisista não entende, e não possui a mesma capacidade e maneira de amar como a maioria das outras pessoas.

Ele até é capaz de amar e agir de maneira amorosa, mas isso tende a ser condicional, pois as demonstrações de amor dependem do que o parceiro pode dar a ele em troca, ou seja, seus relacionamentos são transacionais.

O comportamento narcisista no amor é contrário ao amor saudável.

Um relacionamento, seja romântico ou platônico, com alguém diagnosticado com Transtorno de personalidade narcisista é tóxico, cheio de drama e, em alguns casos, traumático.

  • Pessoas diagnosticadas com o Transtorno de personalidade narcisista: não são capazes de amar, pelo menos da maneira como entendemos o amor;
  • Pessoas com traços narcisistas: experimentam o amor da mesma maneira que a maioria das pessoas.
Leia também:  Como é o pedido de desculpas do narcisista?

Seu parceiro apresenta um comportamento narcisista no amor?

Embora seja difícil nos afastamos das pessoas que amamos, apesar de suas imperfeições, qualquer relacionamento com alguém com características de Transtorno de personalidade narcisista será frustrante e difícil.

Relacionamentos com alguém com traços narcisistas envolvem abuso, do tipo emocional, físico ou sexual. Se você se encontra em um relacionamento abusivo, deve sair dele.

No entanto, sair desse relacionamento não será uma tarefa fácil. Nestes casos, o início da terapia online é fortemente encorajada como forma de ajuda para superar os desafios.

E se você estiver apaixonado por alguém que apresenta comportamento narcisista no amor, mas não tem o Transtorno de personalidade narcisista?

Publicidade

Nesses casos, você pode tentar alguns dos seguintes:

  • Inicie uma terapia online: a terapia online fornece um espaço seguro para entender, identificar gatilhos, desenvolver habilidades de enfrentamento, processar e explorar os sentimentos sobre alguém que apresenta um comportamento narcisista no amor;
  • Pratique o autocuidado: é importante não se perder no relacionamento. Reservar um tempo para si mesmo permite redefinir e focar novamente no que é mais importante;
  • Educação: educar-se sobre o Transtorno de personalidade narcisista ajudará a entender seu outro significativo. Além disso, quanto mais informado sobre o assunto você for, mais preparado estará para lidar com os problemas e questões futuras.
Leia também:  Diferenças e semelhanças entre o Narcisista e o Borderline

Palavras finais sobre o comportamento narcisista no amor

Estar em um relacionamento com alguém que apresenta um comportamento narcisista no amor é extremamente desafiador.

Isto se deve principalmente à falta geral de empatia e a uma reação possivelmente inerente para se desviar da responsabilidade.

Lembre-se de que os transtornos de personalidade, embora complexos e necessitando de tratamento, não são uma desculpa para abusar ou ferir outras pessoas.

Uma pessoa narcisista que repete conscientemente padrões de abuso não é alguém com quem você é obrigado a permanecer em contato, enquanto também não precisa permitir que esses padrões persistam, mesmo que decida ficar.

Conversar com alguém que não julgará sua decisão de ficar com seu parceiro, como um Psicólogo online, ajudará a processar suas emoções e a construir resiliência mental. 

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *