8 sinais de que você está lidando com um narcisista vulnerável

Um homem com as duas mãos no rosto e demonstrando-se perturbado

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Narcisismo é um termo usado para descrever pessoas que são auto-envolvidas, a ponto de ignorar as necessidades dos outros ao seu redor. Sinais típicos de um narcisista incluem:

  • Egoísmo;
  • Senso de direito;
  • Falta de empatia e;
  • Uma necessidade excessiva de atenção e admiração.

Existem também diferentes tipos de narcisistas, um dos quais é conhecido como narcisista vulnerável.

O que é um narcisista vulnerável?

O que caracteriza um narcisista vulnerável é que ele tende a ser altamente autoconsciente, inseguro e hipersensível à rejeição. Ele oscila entre se sentir inferior e superior aos outros, e fica facilmente ofendido, ansioso ou mesmo hostil quando não é colocado em um pedestal.

O narcisista vulnerável tem uma profunda necessidade de aprovação e validação de outras pessoas, e experimenta sentimentos de:

  • Inadequação;
  • Ansiedade e;
  • Depressão.

O narcisismo vulnerável também é conhecido como narcisismo oculto porque suas tendências nem sempre são tão óbvias ou evidentes. Ele ​​geralmente lida com altos níveis de emoção negativa.

Leia também:  Quais são os sinais do comportamento narcisista no amor?

Assim, ele se sente especial porque acredita que sua dor é mais importante do que a dos outros. Ele se sente como um gênio muito incompreendido, a pessoa que mais sofre ou até mesmo a pessoa mais feia do ambiente.

Sinais do narcisismo vulnerável

Embora apenas um profissional de saúde mental qualificado possa diagnosticar corretamente, existem algumas causas e sinais comuns observáveis em um narcisista vulnerável:

Inseguranças ocultas

O narcisismo vulnerável está altamente associado à introversão. Ele mostra um senso silencioso de superioridade, e parece mais reservado.

No entanto, isso ocorre porque ele está secretamente apavorado em mostrar suas falhas. Expor seus verdadeiros sentimentos destruiria a ilusão de superioridade.

Assim, ele evita interações sociais para diminuir a chance de expor sua fachada mais vulnerável. O narcisista vulnerável ​​também evita situações sociais ou relacionamentos que não o beneficia claramente.

Alta sensibilidade à críticas

O narcisista vulnerável ​​é altamente sensível à críticas, e é mais propenso a internalizá-las devido ao seu frágil senso de identidade.

Ele é facilmente humilhado ou se irrita pelo feedback que recebe. Além disso, ele constantemente busca segurança sobre seus talentos, habilidades e realizações, contando com os outros para alimentar sua necessidade de auto-importância.

Defensividade e raiva

Diz-se que o narcisista vulnerável ​​​​mostra uma “fúria narcisista”, incluindo comportamentos de raiva e hostilidade.

Ele guarda rancor por longos períodos, gerando amargura, ressentimento e desejo de vingança. No local de trabalho, o narcisista vulnerável ​​guarda rancor contra pessoas que recebem os elogios ou o reconhecimento a que ele acha que tem direito.

Quando ele acredita que alguém o maltratou, fica furioso, mas não dizem nada imediatamente e espera por uma oportunidade ideal para contra-atacar. Essa vingança pode ser sutil ou passivo agressiva.

Uso do comportamento passivo agressivo

O narcisista vulnerável ​​é mais passivo agressivo em suas interações, comunicando-se por meio de elogios indiretos ou piadas veladas. Ele prefere a evitação ao invés de comunicação direta.

Leia também:  Os motivos ocultos por trás da infidelidade dos narcisistas

Tentativas de controlar o comportamento nos relacionamentos

O narcisista vulnerável ​​busca relacionamentos nos quais seja o centro das atenções, e onde sente que pode controlar o parceiro.

Para evitar que ele o deixe, o narcisista é possessivo, ciumento e faz de tudo para controlar o comportamento do parceiro.

Projetam culpa e envergonham os outros

O narcisista projeta a culpa em outras pessoas. Ele também usa a vergonha para proteger sua posição elevada contra os outros.

Embora o narcisista de modo geral seja franco, o narcisista vulnerável ​​tem uma abordagem aparentemente mais gentil para explicar por que algo é sua culpa. Ele finge ser uma vítima, ou se envolve em abuso emocional para se colocar em posição de receber garantias.

Baixa autoestima

O narcisista vulnerável ​​tem uma autoconfiança incrivelmente baixa, e é atormentado por inseguranças, onde seus comportamentos costumam ser usados ​​para mascarar ou lidar com sentimentos de ansiedade, depressão ou vergonha.

Ele é conhecido por entrar no “modo de vítima”, muitas vezes cercados por negatividade, suas próprias críticas e vergonha.

Publicidade

Demonstrações de “autoempatia”

Ao contrário da crença popular, o narcisista pode mostrar alguma empatia. No entanto, ele faz isso para construir sua própria autoestima e autoimportância.

O narcisista vulnerável ​​está disposto a ajudar ou ser compassivo, mas faz isso para obter a aprovação dos outros. Um sinal revelador é que ele fica ressentido se não receber elogios ou for admirado por seus atos.

Ele também faz comentários sobre como as pessoas tiram proveito de sua generosidade.

O que causa o narcisismo vulnerável?

Não existe uma causa única para o narcisismo vulnerável, mas acredita-se que ele se desenvolva devido a:

  • Traumas na primeira infância;
  • Ambiente familiar disfuncional;
  • Estilos parentais defeituosos e;
  • Em alguns casos, resultado de abuso sexual.
Leia também:  Os narcisistas podem ser curados e mudarem?

Pessoas com transtorno de personalidade narcisista têm maior probabilidade de ter crescido com pais altamente focados em status e realizações. Como os filhos de pais narcisistas são feitos para se sentirem superiores às outras crianças, a crença acaba persistindo até a idade adulta.

Mas o narcisista vulnerável, em particular, têm experiências mais adversas na infância, incluindo abuso emocional e negligência.

Apesar de tudo, a causa exata do narcisismo vulnerável não é totalmente compreendida, mas o trauma da infância e a baixa autoestima arraigada são pontos comuns.

Quando adulto, esse indivíduo normaliza o fingimento. Ele ​​usa uma máscara e não mostra seu verdadeiro eu porque teme as críticas de ser imperfeito e indigno de amor.

Considerações finais

O narcisista vulnerável tenta encobrir sua vulnerabilidade com arrogância e bravata mas, no fundo, ele é extremamente sensível.

Essa combinação de sensibilidade e insegurança o torna muito difícil de lidar, devido a constantemente busca por segurança e validação. Por outro lado, ele também é rápido em ficar na defensiva e reagir com raiva quando se sente ameaçado.

Dessa forma, o narcisista vulnerável ​​ainda exibe comportamentos que prejudicam os outros. Mesmo quando não pretende, essa personalidade tende a manipular aqueles que ama.

Então, se você tem um narcisista próximo, proteja-se estabelecendo limites e fazendo pausas no relacionamento, sempre que necessário.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *