As 5 maiores verdades sobre o amor narcisista

Um casal sentado em um sofá, mas afastados um do outro

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

O narcisista sempre te tratará muito bem no começo. Ele dirá que tudo em você é perfeito, que o amará para sempre e farão muitos planos juntos.

Então, de repente, tudo vai ladeira abaixo. Ele começa a encontrar defeitos e a te ignorar, até que você comece a se perguntar se fez algo errado.

O amor narcisista, ou “eu te amo”, não tem o mesmo significado que o da maioria das pessoas. A seguir estão 5 verdades sobre o quê o amor narcisista representa:

O narcisista se apaixona pelas fantasias sobre você

O narcisista não se apaixona por pessoas. Ele se apaixona pelas projeções que faz na pessoa que idealiza como o parceiro perfeito.

Leia também:  Estratégias para usar ao divorciar-se de um narcisista

Ele até parece convincentemente apaixonado, mas isso é porque ele acredita na versão fantasiosa que criou sobre você.

A realidade é que o amor narcisista é bastante superficial e, em última análise, depende de quão perfeitamente você incorpora as fantasias dele, e quão bem você atende às necessidades dele.

O narcisista ficará desapontado com o “verdadeiro você”

Provavelmente você confundiu a paixão inicial e a idealização exagerada que a acompanha com algo mais duradouro. Porém, tudo que é baseado em fantasia não dura muito tempo.

Quando o narcisista para de tentar impressioná-lo, ele fica desapontado, uma vez que você é uma pessoa real. E, pessoas reais têm defeitos.

O narcisista vai querer que você mude

Quando seu amante narcisista descobre que você não incorpora perfeitamente tudo o que ele sempre desejou, as cobranças por mudança começam. Ele vai sugerir maneiras pelos quais você pode se tornar “melhor”.

Se você resistir a fazer as “melhorias” sugeridas, o narcisista deixará de ser gentil e começará a ser mau. Com isso, vocês dois brigarão muito e os bons momentos vão diminuindo.

Publicidade

O narcisista vai desvalorizar você

À medida que o narcisista se sentir mais à vontade com você, e cada vez mais infeliz com as falhas, inevitavelmente os elogios desaparecerão e a desvalorização começará.

Leia também:  Projeção: por que o narcisista acusa os outros de narcisismo?

De repente, você se tornará estúpido, feio e menos desejável, e o narcisista fará questão que você saiba disso!

Você ouvirá coisas como:

  • “Por que você está vestindo isso para a festa?”;
  • “Você não acha que deveria perder alguns quilos?”;
  • “Talvez você devesse considerar contratar um personal trainer”;
  • “Como você pode ser tão estúpido?”.

A propósito, mesmo que você faça todas as mudanças sugeridas, nunca será suficiente.

O narcisista é perfeccionista, e nada é tão perfeito na realidade quanto é em sua mentes. Se você de a ele o que quer, ele apenas aumentará suas exigências.

O narcisista vai abandonar você

Esse abandono pode ser emocional, físico ou ambos. De muitas maneiras, o abandono emocional é pior.

No abandono emocional, o narcisista não o deixa fisicamente ou termina formalmente com você. Mas, ele deixa claro que seus desejos e seu bem-estar são irrelevantes.

Nesse ponto, o narcisista já estará flertando com outras pessoas na sua frente ou te traindo.

Leia também:  Como desarmar um narcisista com 10 frases curtas e diretas

O narcisista vai te abandonar fisicamente se acreditar que tem melhores opções disponíveis. Agora, você é como um brinquedo velho que ele não acha mais interessante o suficiente para brincar ou valorizar.

Ele sai em busca de alguém novo, que ainda não tenha sido maculado pela realidade.

Resumo

O narcisistas é péssimo em manter relacionamentos reais porque têm dificuldade em se importar com alguém além de si mesmo.

Ele representa de forma convincente o papel do amante obcecado no início de um relacionamento, mas isso não vai durar muito tempo. Ele não está apaixonado pelo verdadeiro você, mas por uma fantasia cuidadosamente construída.

Quando essa fantasia se desfaz, ele fica com raiva, entediado e desagradável. Ele o culpará pelo fracasso do relacionamento, e não os seus próprios déficits ou padrões irrealistas.

O narcisista vai abandoná-lo para renovar sua busca pelo parceiro perfeito, e que nunca o desaponta.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *