Os sinais de alerta de um narcisista oculto no casamento

Uma narcisista oculta se escondendo atrás de uma máscara

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

A existência do narcisista oculto no casamento é predominante em relacionamentos emocionalmente abusivos. Ele exibe traços charmosos, carismáticos, e que inicialmente atraem parceiros, mas depois de algum tempo se transformam em abuso emocional.

Viver com um narcisista oculto no casamento tem um impacto severo na saúde mental e emocional. É essencial reconhecer os sinais de alerta desse distúrbio e saber como se proteger.

O que é um narcisista oculto?

Narcisista oculto é alguém que tem um Transtorno de personalidade narcisista, mas o esconde por trás de um verniz de humildade e abnegação. Ao contrário de um narcisista aberto, que fala alto e se gaba de suas realizações e superioridade, o narcisista oculto opera de maneira mais sutil e insidiosa. Ele se apresenta como atenciosos, empáticos e abnegados, mas, na realidade, é movido por uma profunda necessidade de admiração, controle e atenção.

Viver com um narcisista oculto no casamento é uma experiência confusa e difícil. Por um lado, ele parece o parceiro perfeito: solidário, amoroso e atencioso. Mas, por outro, podem é manipulador, controlador e emocionalmente abusivo.

Ele usa de táticas como gaslighting, transferência de culpa e triangulação para manter o parceiro desequilibrado e sob seu controle.

Leia também:  Por que os narcisistas evitam responder mensagens?

Sinais de um narcisista oculto no casamento

Pode ser difícil identificar um narcisista oculto, especialmente se for seu cônjuge. Afinal, ele é um manipulador silencioso e que se esconde atrás de seu charme e um exterior calmo. Apesar de tudo, o narcisista oculto no casamento:

Tem um ego frágil

Se seu cônjuge resiste à críticas ou é rápido em culpar os outros quando falha ou comete um erro, há uma grande chance de que ele seja um narcisista oculto.

Faz o papel de vítima

 Se seu cônjuge reclama constantemente sobre como é mal interpretado ou injustiçado por outras pessoas, ele pode ser um narcisista oculto.

Não tem empatia

Se seu cônjuge é indiferente às suas emoções ou constantemente rejeita suas opiniões, é um sinal de que ele não tem empatia e é um narcisista oculto.

É um maníaco por controle

Se seu cônjuge sempre precisa ter a palavra final, controlar suas finanças e vida social, ele é um narcisista oculto tentando manter o controle.

Tem comportamento imprevisível

Se o comportamento do seu cônjuge é imprevisível, e você não sabe o que esperar, ele pode ser um narcisista oculto.

Está sempre buscando validação

Se seu cônjuge está sempre buscando validação de você ou de outras pessoas, ele pode ser um narcisista oculto.

Usa tratamento de silêncio

Se seu cônjuge se afasta emocionalmente de você e se recusa a conversar, ele pode ser um narcisista oculto tentando puni-lo por não seguir as regras dele.

Usa o sentimento de culpa

Se seu cônjuge costuma fazer você se sentir culpado por não fazer o que ele quer, pode ser um sinal de que ele é um narcisista oculto tentando manipulá-lo para a submissão.

Não tem respeito

Se seu cônjuge frequentemente cruza seus limites, desconsidera seus sentimentos ou rejeita suas opiniões, ele pode ser um narcisista oculto.

Tem um senso de direito

Se seu cônjuge não se importa com as necessidades ou sentimentos dos outros, menospreza suas realizações ou usa seus recursos sem sua permissão, ele pode ser um narcisista oculto.

Convivendo com um narcisista oculto no casamento

Conviver com um narcisista oculto no casamento é uma experiência incrivelmente difícil. É como tentar viver em uma casa feita de espelhos, onde cada reflexo é distorcido para servir ao seu ego:

  • Ele costuma ser muito reservado e é extremamente difícil entender suas necessidades;
  • Ele espera atenção ou tratamento especial, manipula todos ao seu redor para realizar seus desejos e usar seu comportamento passivo-agressivo para mostrar desagrado de maneira indireta.
Leia também:  As 9 maiores mentiras sobre o narcisismo que todo mundo acredita

Esse tipo de ambiente provoca muita confusão e caos para o próprio casamento, fazendo com que o cônjuge se sinta ignorado e negligenciado, enquanto o medo constante de desagradá-lo permanece no ar.

Esse tipo de relacionamento tem efeitos de longo prazo, causando:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Sentimentos de inutilidade ou insegurança;
  • Confiança reduzida nos relacionamentos;
  • Problemas de saúde física.

Por que o narcisista oculto se casa?

O narcisista oculto não reconhece suas próprias tendências, tornando-o incapaz de regular e administrar conscientemente os traços prejudiciais de sua personalidade. Ele busca relacionamentos porque isso valida seu senso de auto-importância, bem como alimenta suas fantasias grandiosas, permitindo que se sinta poderoso e no controle.

Publicidade

Ele também é atraído por pessoas vulneráveis ​​ou fracas, de modo a poder explorá-las para ganho pessoal. Em última análise, essas motivações justificam o motivo pelo qual o narcisista oculto se casa:

  • Seja por falta de autoconsciência;
  • Necessidade de validação;
  • Controle ou prazer em explorar a vulnerabilidade de um parceiro.

O narcisista oculto passivo-agressivo

O narcisista oculto passivo-agressivo costuma ser difícil de discernir de um narcisista oculto comum. A principal diferença entre os dois está na metodologia:

  • O narcisista oculto passivo-agressivo: usa táticas como fofoca, manipulação, retenção de afeto e mau humor controlar o parceiro;
  • O narcisista oculto comum: é passivo e prefere maneiras indiretas de obter poder ou aprovação.

Os comportamentos passivo-agressivos são projetados para minar a autonomia e forçar à submissão. Em última análise, reconhecer as diferenças sutis entre esses dois tipos de narcisistas é fundamental para mitigar o impacto que um relacionamento prejudicial pode causar em ambas as partes envolvidas.

O narcisista oculto no casamento e a infidelidade

O narcisista oculto no casamento geralmente exibe um padrão de traição manipuladora. Ele:

  • Mascara sua necessidade de controlar com fantasias e mentiras, de modo a parecer mais virtuoso do que realmente é;
  • É muito hábil em apresentar uma imagem “perfeita” para o mundo exterior, ao mesmo tempo em que se envolve em episódios de infidelidade;
  • É adepto de fazer com que o parceiro se sinta culpado por reagir negativamente à traição, devido a seus complexos de superioridade.
Leia também:  Os maiores equívocos sobre o narcisismo

Por causa desse senso distorcido da realidade, o narcisista oculto é especialmente difícil de lidar quando se trata de reconciliar relacionamentos que foram rompidos devido ao comportamento de traição.

Lidando com o narcisista oculto no casamento

Se você tem um cônjuge narcisista oculto, precisa aprender maneiras saudáveis ​​de lidar com o comportamento dele. Afinal, mseu bem-estar emocional está em jogo:

Reconheça os sinais

Você vive com ele há muito tempo. No entanto, existem alguns sinais aos quais você pode ficar atento.

Não assuma a culpa

Nunca permita que o narcisista oculto faça você se sentir assim. Você não é o problema; ele é. Defenda-se e se recuse a assumir a culpa por suas ações.

Defina limites

Um narcisista oculto no casamento testará seus limites constantemente. Portanto, é essencial que você estabeleça limites claros e que não possam ser ultrapassados.

Procure apoio

O suporte fornecerá validação, segurança e o encorajamento necessário. Isso vai ajudá-lo a permanecer forte e resiliente diante das manipulações do narcisista oculto;

Considere a separação

Se seu cônjuge não está disposto a mudar e continua a menosprezá-lo, manipulá-lo ou abusar de você, é hora de ir embora;

Palavras finais sobre o narcisista oculto

Reconhecer os sinais de alerta de um narcisista oculto no casamento é um passo crucial para se proteger do abuso emocional. Quanto mais cedo reconhecer esses sinais, mais fácil será enfrentar o problema e tomar as medidas adequadas.

É fundamental saber que, buscando ajuda e apoio, sempre é possível sair do ciclo de abuso narcísico e retomar o controle da própria vida. Se você está em um relacionamento com um narcisista oculto, busque apoio. Vários recursos estão disponíveis, incluindo terapia.

Lembre-se de que você não está sozinho nessa luta, e existem pessoas e grupos dispostos a oferecer apoio e orientação. Você é digno de amor e respeito e merece viver uma vida feliz e gratificante.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *