Como terminar o relacionamento com um narcisista?

Mulher de braços cruzados, deitada em cima do cobertor, na cama

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

As reações ao término com um narcisista variam dependendo do tipo e do estado de humor dele. Lembre-se que, independente da situação, você não está em um relacionamento com uma pessoa totalmente desenvolvida e com um eu autêntico.

Portanto, ela reagirá usando mecanismos de defesa para evitar que sinta intensa dor emocional e vergonha.

Uma separação mais fácil

Um término mais fácil acontecerá se você estiver em um relacionamento com um narcisista grandioso e que nunca investiu realmente em você. No entanto, ele vai querer garantir que o “término” pareça que foi iniciativa dele. Permitir que isso aconteça com calma é uma boa ideia.

Publicidade

Uma separação mais difícil

Um narcisista dissimulado ficará furioso por se sentir desvalorizado e alegará que “deu tudo a você”. Ele vai te acusar de ser uma pessoa mesquinha, cruel, egoísta e que não apreciou tudo o que ele fez por você no relacionamento. Ele pode se machucar, ameaçar suicídio, largar o emprego ou fazer outras coisas para se prejudicar quando se sentir abandonado.

Leia também:  Como reconhecer um narcisista oculto?

Dicas de como terminar o relacionamento com um narcisista

Faça uma lista dos motivos

Anotar os motivos para terminar o relacionamento e dar exemplos a si mesmo irá reafirmá-lo em sua realidade durante o processo de separação. Mostrar esta lista ao narcisista não ajudará, então guarde-a como um recurso para você mesmo, e não como uma “evidência” para convencê-lo de seus erros.

Tenha um plano

Considere o que você fará após anunciar o rompimento e como o narcisista responderá. Desenvolver um plano ajudará durante na fase de contra-ataque, quando você deverá agir rapidamente e não conseguirá pensar com tanta clareza.

Não diga que você está indo embora

Dizer que você está indo embora piora as coisas, pois ele começará um love bombing para mantê-lo emocionalmente preso, ou seus comportamentos se tornarão ainda mais venenosos e potencialmente prejudiciais ao seu bem-estar geral, segurança física ou reputação.

Cerque-se de pessoas que o apoiam

Frequentemente, os narcisistas fazem um esforço para alienar você de sua rede de apoio. Eles exigem intensa lealdade ou comprometimento, e você pode ter se despojado de amigos ou familiares ao longo do relacionamento. Reconecte-se com pessoas que realmente o apoiam e diga-lhes que você precisa de apoio para sair desse relacionamento tóxico.

Leia também:  Do que os narcisistas mais têm medo?

Corte todo contato

Se você mantiver qualquer contato com o narcisista, ele pensará que você ainda tem sentimentos e poderá tentar reconquistá-lo ou atraí-lo de volta com promessas de mudança. Se você está realmente interessado em terminar o relacionamento com um narcisista, deve cortar todo contato. Mude seu número de telefone, bloqueie suas chamadas ou simplesmente ignore as tentativas de entrar em contato.

Elimine lembretes do relacionamento

Um narcisista cria a impressão de que você é especial para ele, levando-o em viagens elaboradas, dando-lhe presentes ou construindo uma vida “magnífica”. Isso dificultará a lembrança da dor dos tempos sombrios à medida que você avança no rompimento. Livre-se de presentes que lembrem seu parceiro.

Um Psicólogo vai ajudá-lo a identificar problemas de uma forma que ajude a evitar a negação. Ao viver com um narcisista, você pode ter “dobrado” a negação para evitar a dor de ser criticado, ignorado, explorado ou maltratado de outra forma.

O Psicólogo também vai ajudá-lo a explorar como seu passado pode tê-lo tornado vulnerável a se apaixonar por um narcisista, para que você evite isso em relacionamentos futuros.

Perguntas frequentes

O que um narcisista faz quando você termina com ele?

Ele pode atacar e tentar culpá-lo por tudo que deu errado, ou fazer promessas extremas de mudança e implorar para que você fique. Às vezes ele tenta substituí-lo rapidamente, de modo a mostrar o quão rápido pode seguir em frente e chamar a atenção de outra pessoa. Em outras ocasiões continua a exigir sua atenção mesmo depois de você terminar.

O que dizer ao terminar com um narcisista?

Mantenha a conversa simples e não se deixe levar tentando provar que o narcisista está errado ou se envolver em seus jogos mentais manipuladores. Não há problema se ele não entender ou concordar totalmente com sua decisão. Apenas certifique-se de ter certeza absoluta de que as coisas acabaram e comunique quais serão seus limites no futuro. Não faça nenhum contato.

Leia também:  O único tipo de pessoa que o narcisista realmente respeita

Como se proteger da manipulação narcisista?

Para se proteger, estabeleça limites claros, confie nos seus instintos e priorize o autocuidado. Eduque-se sobre táticas de manipulação, permaneça vigilante e cultive uma forte rede de apoio. A confiança em seus valores e a consciência dos padrões manipuladores permitem que você resista e se liberte da influência narcisista.

Como superar o dano emocional causado pelo abuso narcisista?

Priorize a autocompaixão e a terapia para processar o trauma. Participe de atividades que tragam alegria, reconecte-se com relacionamentos de apoio e pratique a atenção plena. Reconheça que a cura é um processo gradual, e a paciência e orientação profissional são essenciais.

Pensamentos finais

Parceiros narcisistas são incapazes de assumir a responsabilidade por fazer algo errado. Faça um balanço do que você aprendeu com a situação depois de terminar com um narcisista.

Aprender a identificar um narcisista a partir dessa experiência vai ajudá-lo a evitar relacionamentos futuros com esse tipo de pessoa. Depois de se recuperar desse rompimento, você estará em condições de encontrar um parceiro mais saudável e desfrutar de um relacionamento mais saudável.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

18 comentários em “Como terminar o relacionamento com um narcisista?”

  1. Nossa incrível tudo que li toda explicação toda dica me encaixo .sou casada já a 19 anos tenho 3 filhos a muitos anos vejo que não vivoum casamento normal e nunca aceitei o como vivo .infelizmente está aguentando minha saúde estou tendo crises de ansiedade com mas frequências e como ele lidar com essa situação me deixa mais doente ainda descobri esse transtorno por nome hoje tô horas lendo pra entender .quero muito sair dessa situação mas só penso nos meus filhos tenho muito medo da reação dele e sei que vou ter que ter contato ainda pois o mais novo tem apenas 2 anos .

  2. Sou casada a 22 anos com um narcisista, temos 4 filhos,já percebia que o que eu vivia não era normal, mas ele me fazia sentir sempre que ele é o bom e eu tenho que fazer por merecer,permaneci fiel a 22 anos implorando a atenção e aprovação, não me conheço mais, a 1 mês atrás decidi que não o quero mais, não nos falamos e ele nem liga,mas ele é estrategista e persistente, não sei como chegar nele, tenho medo de ele fazer minha cabeça, só queria sair desse pesadelo e ser realmente feliz comigo mesma, tenho falta de mim .
    Mas sua palavras Dr Emilson foram essenciais, obrigada!!!!

  3. só quem passa por um relacionamento narcisista sabe o quanto de cicatrizes que eles deixam na gente. eu vivi um relacionamento assim por 9 anos e hoje consegui me libertar e estou no caminho de reencontro com o meu EU. Digo que não é fácil mais é possível se reerguer.

  4. Estou em um relacionamento abusivo e descobri alguns dias que ele e narcisista , sou casada a 12 anos ,tenho dois filhos com ele também muito difícil pessoas com esse transtorno de pessonalidade preciso de ajuda pra sair dessa relação

    1. A busca por um atendimento psicológico se mostra uma das melhores opções que você tem. Um profissional especializado vai te orientar e conduzir para a solução.

  5. Excelente texto! Contribuiu de forma mto clara acerca de como lidar com pessoas que tenham esse transtorno.

  6. Realmente, bem explicado
    Principalmente sobre pessoas narcisistas;
    Sobre tratamento que pode ser aplicado ( terapia) e melhora que pode ser sentida no que se refere a esse transtorno, pois so ouvi até hj que não há melhora nem tratamento p isso….
    Obrigada Dr !!!

  7. Achei muito interessante os assuntos abordados Dr, você fala de uma maneira compreensiva e objetiva que faz com que compreendemos o que estamos passando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *