Como um narcisista reage quando você chora?

Mulher chorando enquanto há duas mãos segurando a sua cabeça

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Se você nunca chorou na frente de um narcisista antes, talvez não saiba como o narcisista reage quando você chora. Se mostrar vulnerável perto de qualquer pessoa é desafiador, além de ser assustador pensar que você pode ser ridicularizado ou rejeitado apenas por mostrar suas emoções.

Primeiro, é importante observar que um narcisista responde às emoções das pessoas de maneira diferente. Ou seja, não há dois narcisistas exatamente iguais. Portanto, mesmo que você ache que sabe como ele vai reagir, não se prenda a essa expectativa. Parte da personalidade narcisista está inerentemente enraizada em mantê-lo na dúvida.

Por outras palavras, ele prospera sendo inconsistente o suficiente para fazer você se sentir incerto e ansioso. Dito isso, se você chorar na frente dele, aqui estão algumas respostas típicas:

Ele finge não perceber

Imagine esta cena: você está chateado, evita chorar, mas chegou ao seu limite e não pode mais conter as lágrimas. Assim, você chora e, então, olha para o narcisista. E o que acontece?

Ele continua falando, agindo como se nada tivesse mudado, não reconhece sua óbvia mudança de emoção e continua fazendo suas coisas. É quase como se você nem existisse.

Isso acontece porque o narcisista está tão preocupado com suas próprias necessidades e ego que não quer parar para ver o que está acontecendo com você. Não é que ele não perceba, porém é que ele não se importa o suficiente para fazer algo a respeito.

Claro, essa reação coloca você em extrema desvantagem, se sentindo totalmente invalidado e sozinho. Ao mesmo tempo, você provavelmente se sente estranho e com raiva por precisar ser o único a resolver o que está acontecendo. Não se engane, os narcisistas são pessoas infelizes e estão bem cientes dessa consequência.

Ele quer que você continue se sentindo desconfortável.

Ele oferece um falso pedido de desculpas

Um pedido de desculpas genuíno é sinal de um arrependimento sincero. Sinal de que você pode voltar a confiar na outra pessoa, mesmo que ela tenha cometido um erro terrível. Ainda que você se sinta magoado, um pedido sincero de desculpas provoca alívio ao saber que o outro reconhece que o que fez foi errado.

Mas, um pedido de desculpas falso é muito diferente. Ele parece que quem precisa se desculpar pelo que aconteceu é você. Não há remorso real ou responsabilidade. Em vez disso, você se sente vítima de uma estranha manipulação.

O narcisista faz com que você sinta que ainda é o problema, mesmo que o problema seja inteiramente culpa dele.

Publicidade

Ele ri de você

Esta é uma das reações mais evidentes do como um narcisista reage quando você chora. Ninguém gosta de ser ridicularizado, mas é exatamente assim que alguns deles respondem à sua emoção.

Ele rir significa que não se importa com suas emoções. Na verdade ele acha divertido porque tudo parece obsceno e cômico, e não quer confortá-lo ou considerar suas necessidades.

Leia também:  Por que os narcisistas evitam responder mensagens?

Ele critica você

Não é surpresa que o narcisista se sinta desconfortável ​​com demonstrações de emoção. Em vez de fazer uma pausa para refletir sobre o que seu ente querido está precisando, ele vai direto para a raiva.

Esse sentimento, de certa forma, é mais seguro para ele. Se ele te critica por chorar, é porque acredita que suas emoções são fracas. Ele não entende por que você está respondendo dessa maneira, e fica chateado porque você está desperdiçando seu precioso tempo com necessidades emocionais.

Ele diz para você não chorar

Alguns narcisistas respondem ao choro simplesmente dizendo para você parar de chorar. Isso é um reflexo de seu próprio desconforto. Ele pode, por exemplo, sentir-se temporariamente culpado ou ansioso, e deseja reprimir esses sentimentos. Mas, em vez de se voltar para dentro, ele apenas projeta em você.

Alguns até disfarçam sua raiva tentando agir com compaixão ou sentimentalismo. Ele quer que você saiba que pode confortá-lo e que você não precisa “se sentir” triste perto dele.

Ele te conforta e depois usa isso contra você

Você já esteve nessa dinâmica? O narcisista parece fazer tudo certo quando você chora: ele ouve e consola você, não tenta mudar seus pensamentos ou sentimentos, e está presente e sintonizado.

E então, quando a poeira baixa, ele diz coisas como:

  • “Acho que não devíamos mais ficar juntos. Você é muito sensível!”;
  • “Estou cansado de sempre ter que lidar com suas emoções.”;
  • “Agora que já passou algum tempo, quero que você faça terapia. Obviamente está com problemas que precisa resolver!”.

Esse tipo de reação é tão confusa quanto dolorosa, e naquele momento de vulnerabilidade parece que você realmente podia confiar nele. Infelizmente, o narcisista só estava pensando em como poderia usar essa frágil experiência contra você posteriormente.

Ele volta as atenções para si

Um narcisista raramente perde a oportunidade de direcionar os holofotes de outra pessoa para si mesmo. Ele faz isso abertamente ou insidiosamente, mas é uma parte inerente de sua personalidade.

Isso acontece depois do choro, quando você percebe que passou mais tempo confortando-o do que vice-versa. Parece até que você deve desculpas a ele, que é o que ele geralmente espera.

O narcisista entende suas emoções?

A princípio, você pode presumir que o narcisista não entende as emoções. Mas, como isso explicaria como tantos deles se relacionam, são bem-sucedidos no trabalho ou se misturam com o resto do mundo?

O narcisista entende por que as pessoas choram?

Sim, o narcisista entende por que as pessoas choram. A maioria é, de fato, bastante inteligente. Ele tem uma consciência cognitiva do comportamento humano, e sabe o que leva as pessoas a fazerem certas coisas.

Além disso, o narcisista está ciente de como as outras pessoas reagem. Ele passa muito tempo estudando o mundo e prestando atenção a várias interações, expressões emocionais e lendo as outras pessoas extremamente bem.

Esse conhecimento é essencial para sua sobrevivência. O narcisista precisa se conectar e ser validado por outras pessoas para se sentir amado. Com isso, ele aprende a ler algumas pistas sociais e a interpretar diversos comportamentos.

Então, sim, o narcisista pode entender logicamente por que as pessoas choram. No entanto, só porque ele entende os motivos, isso não significa que goste, tolere ou mesmo lide bem com suas lágrimas.

O narcisista experimenta essa emoção sozinho?

É um equívoco pensar que o narcisista não tem emoções. Pelo contrário, muitos deles têm emoções profundas. Na verdade, suas emoções são tão intensas que não sabem o que fazer com elas. Então, ele manipula, ataca ou age compulsivamente como uma forma de se acalmar.

O narcisista fica triste. Frequentemente, isso ocorre quando seu suprimento narcísico é ameaçado. De repente, ele se sente vulnerável ​​e solitário, e isso desencadeia um tornado emocional.

No entanto, ao contrário da maioria das pessoas, o narcisista expressa suas emoções para alavancar o poder e o controle.

O narcisista não está inerentemente interessado ​​em se conectar, mas quer se sentir validado e consolado por suas experiências. Ele quer uma garantia de que você está lá para ele, incondicionalmente.

Por que o narcisista olha para você enquanto chora?

Primeiro, porque ele realmente se sente chocado com sua emoção. Como o narcisista sente emoções de maneira diferente das outras pessoas, ele pode não ter uma ideia real de por que você está chorando. Então, de certa forma, ele está te observando porque chorar é muito estranho para ele.

Leia também:  O que os narcisistas fazem quando ninguém está olhando?

Segundo, o narcisista te encara como forma de estabelecer poder. Se for esse o caso, ele quer fazer você se sentir ameaçado e inferior. Ele quer que você saiba que ele está calmo e controlado, mesmo que você esteja desmoronando.

Este tipo de reação é típico em narcisistas malignos. Nesse estado, ele se apresenta como praticamente um sociopata. Terceiro, o narcisista é simplesmente ingênuo. Ele está tão envolvido consigo mesmo que não necessariamente percebe como suas ações afeta os outros.

Isso não significa que ele é inocente, mas mostra como ele é emocionalmente atrofiado como parceiro.

O narcisista gosta que você chore?

Depende da situação e do seu relacionamento.

Ver você chorando dá a ele uma sensação de poder e controle

Ao chorar você fica em óbvia desvantagem, pois está sendo consumido pela emoção. Você não estará pensando logicamente. Você pode estar com medo ou triste, mas sem dúvida está em um estado vulnerável e enfraquecido.

O que isso significa para um narcisista? Que ele pode escolher cuidadosamente como responder. Ele pode ser ou não o herói porque sente que está no controle.

Se esse comportamento dualista o confunde, saiba que os motivos dele são intencionais. Ele quer ter vantagem em sua dinâmica e quer que você sinta que precisa dele quando estiver em um estado emocionalmente alterado.

Ver você chorar o irrita

Nem todo narcisista reage bem quando você chora. Na verdade, ele acha suas emoções altamente inconvenientes, e que você está apenas distraindo-o de qualquer outra coisa que considere importante.

Se ele se sentir irritado, fará comentários passivo-agressivos, criticando-o diretamente ou fingindo que nem percebeu. Isso tudo porque ele realmente não quer fazer um esforço para confortá-lo.

Faz com que ele se sinta importante

O narcisista gosta de ver você chorar caso não o faça na frente de outras pessoas. Quando ele sabe que suas lágrimas são reservadas exclusivamente para ele, se sente mais importantes. Isso, por sua vez, mantém seu ego elevado.

Esse é o caso se ele fizer vários comentários sobre como se sente honrado por você poder ser você mesmo perto dele. No mundo dele, ele é o único que deve te confortar.

Faz com que ele se questione

O narcisista reflete introspectivamente quando vê alguém chorando. Infelizmente, é um equívoco pensar que essa autorreflexão significa que ele está realmente dedicado à mudança.

Em vez disso, ele costuma se fazer duas perguntas:

  1. Como posso corrigir isso o mais rápido possível?
  2. Como posso corrigir meu próprio desconforto?

Como você pode ver, o narcisista se concentra inteiramente em suas próprias necessidades e sentimentos, e não nos seus. Ele quer encontrar uma solução rápida para controlar a tensão e alívio para quaisquer instabilidades ​​que sinta.

Ver você chorar o deixa animado

Embora seja sádico, seu choro anima o narcisista. Ele obtêm o suprimento ao se sentir necessário. Num sentido primitivo, o choro de uma pessoa muitas vezes significa medo, incerteza ou solidão.

E então, quem chega para ser o herói notável? O narcisista! Paradoxalmente, ele sente que será o herói mesmo quando é o vilão ao fazer você chorar. E assim, esse ciclo de feedback o deixa animado. Ele sente que tem poder e controle no relacionamento, e sabe que você está em uma posição enfraquecida.

O narcisista faz você chorar de propósito?

Parece uma pergunta terrível para se fazer, mas se você já foi vítima de gaslighting sabe que não é tão terrível assim. O narcisista não tenta fazer você chorar diretamente. Em geral, ele quer desesperadamente ser amado. Afinal, a aprovação é tudo para ele.

Mas, suas ações nos relacionamentos não são saudáveis. Ele prioriza suas necessidades acima das de todos os outros, rejeita todo e qualquer feedback ou crítica, e fica desequilibrado quando as coisas não saem do jeito dele.

Assim, suas ações indiretas levam os outros a se sentirem tristes, frustrados ou com medo. Alguns narcisistas são mais maliciosos. Eles podem não ter nenhum problema em tentar te desestruturar, não se importam se você chora na presença deles ou se você se sente triste.

Seu objetivo é manter um alto senso de poder, e ele explorará qualquer um para atingir esse objetivo onipotente.

Leia também:  Os sinais de que você é vítima de um suprimento narcisista

Como o narcisista lida com as emoções dos outros?

Se você passar bastante tempo com um narcisista, aprenderá sobre como ele responde às emoções de outras pessoas. Mesmo assim, ele ainda será extremamente imprevisível.

Isso porque suas ações não são necessariamente em resposta aos outros, mas em resposta às suas próprias necessidades, desejos e impulsos.

Ele finge se importar

O narcisista é bastante habilidosos em fingir ser empático e solidário. Às vezes, até parece que ele realmente “ativa e desativa” seu charme. E esse comportamento dualista vem carregado de boas intenções.

Mas, uma grande parte dele se incomoda quando não é o centro das atenções. Assim, ele alterna entre parecer estar lá emocionalmente e apenas aparecer por si mesmo.

Ele começa a chorar

O narcisista não gosta de sentir que está perdendo o controle de uma situação. Assim, suas demonstrações de emoção vão levá-lo a reagir com lágrimas.

Você já percebeu isso acontecendo? Em um momento, você é quem precisa de conforto e amor. Mas no próximo, é você dando essas coisas porque ele que está uma bagunça emocional.

Esse comportamento não é aleatório. É um movimento calculado para conseguir o que quer: sua atenção e aprovação.

Ele muda de assunto

O narcisista se sente tão desconfortável ​​com outras emoções que simplesmente as evita. Normalmente, ele faz isso mudando de assunto e falando sobre algo totalmente diferente.

A princípio, você pode apenas entender esse comportamento como fosse algo ingênuo e assumir que está desviando sua atenção para fazer você se sentir melhor. Mas, mudar cronicamente de assunto significa apenas que ele não gosta de se encontrar com outras emoções.

Provavelmente também significa que ele não vê valor em apoiar outras pessoas quando estão passando por momentos difíceis.

Ele diz para você não se sentir assim

O narcisista não é o único que condena os outros por terem sentimentos. Muitas outras pessoas também se sentem desconfortáveis ​​com a expressão emocional. Mas o narcisista é persistente em dizer como você deve ou não se sentir. Ele pensa que é um especialista!

Se ele não acha que uma situação específica é assustadora, você também não deveria. Se ele não ficar bravo com um determinado problema, você não tem o direito de ficar bravo. Em sua mente, todos devem agir como ele.

E assim, se você se desviar dessa linha de pensamento, se você expressar emoções que ele normalmente não expressaria, a reação instantânea é argumentar contra. Com o tempo, esse padrão se transforma em abuso emocional. Você não se sente mais seguro para ser quem é, ou sentir o que sente.

O narcisista chora quando está sozinho?

É um equívoco pensar que o narcisista não se sente assustado, solitário ou inseguro. Na verdade, ele tendem a sentir essas emoções ferozmente. Mas, em vez de lidar com elas de forma adequada, ele projeta sua angústia em outras pessoas.

O narcisista se alimenta da energia de outra pessoa para restaurar seu suprimento narcísico. Ele precisa de validação constante para sentir que é importante neste mundo. Sim, o narcisista chora. E ele se sente muito mal ​​com isso.

Você já sentiu que ele desviou a atenção de suas emoções porque começou a chorar, e então você precisou confortá-lo? Esse tipo estranho de gaslighting e agressão passiva acontece com o narcisista grandioso e vulnerável.

Outros narcisistas são mais estóicos, e até sociopatas por natureza. Esses tipos de narcisistas nunca choram, mesmo em situações apropriadas como funerais. Em vez disso, costumam ser altamente críticos, desprezando todos ao seu redor.

Pensamentos finais

Há muitas consequências inegáveis na forma como o narcisista reage quando você chora. Porém, não saberá o verdadeiro custo dessas consequências até que realmente o faça. Tudo depende do narcisista, seus motivos e seu relacionamento atual. Da mesma forma, ele pode “mudar” como reage com base no que está acontecendo em sua vida.

Você merece se sentir seguro com suas emoções, não importa o quão extremas ou desafiadoras elas possam parecer.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

2 comentários em “Como um narcisista reage quando você chora?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *