Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » Os narcisistas podem se apaixonar?

Os narcisistas podem se apaixonar?

Os narcisistas podem amar?

Os narcisistas podem se apaixonar e amam, mas seu amor é superficial e passageiro. Eles desenvolvem ligações emocionais intensas, até mesmo parecer “se apaixonar”, e ainda assim manter uma completa falta de empatia pelo objeto de sua afeição.

Seus relacionamentos são frequentemente atormentados por mudanças dramáticas de humor, altos tumultuosos e baixos dolorosos. Isso significa que o amor deles muitas vezes é superficial e inautêntico porque nenhuma conexão ou empatia significativa o acompanha.

Como saber se um narcisista te ama?

É importante lembrar que, embora um narcisista pareça amá-lo inicialmente, esse sentimento costuma ser de curta duração e condicional. Eles têm dificuldade em manter conexões significativas, por isso a sua forma de “amor” é muitas vezes superficial e passageira.

Observar suas ações é a única maneira de saber se um narcisista ama você. Ele leva em consideração seus sentimentos e necessidades? Ele é capaz de colocar sua felicidade em primeiro lugar, mesmo quando isso não o beneficia diretamente? Se a resposta for ‘sim’, então é possível que ele realmente ame você.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

Entretanto, isso requer uma autorreflexão por parte do narcisista. A menos que estejam dispostos a trabalhar para mudar seu comportamento, qualquer amor ou carinho que demonstrem permanece condicional e unilateral.

Se um narcisista afirma amar você, é importante olhar além das palavras e focar em como ele está te tratando. Ele reserva um tempo para ouvir seus sentimentos? Ele faz você se sentir valorizado e apreciado? Se a resposta a essas perguntas for “sim”, então é provável que o narcisista se importe com você de alguma forma.

Aqui estão os sinais de que um narcisista ama você:

  • Ele vai te tratar com respeito;
  • Ele vai ouvir seus sentimentos;
  • Ele respeitará seus limites;
  • Ele assumirá a responsabilidade por suas ações;
  • Ele vai mostrar apreço por você;
  • Ele colocará suas necessidades em primeiro lugar;

Em última análise, é importante lembrar que os narcisistas podem amar e amam, mas o seu amor nunca será igual a um vínculo saudável e incondicional.

A melhor maneira de saber se um narcisista ama você é observar seu comportamento ao longo do tempo, em vez de apenas confiar em palavras ou expressões de afeto.

O que é o amor para um narcisista?

Os narcisistas têm uma ideia distorcida do amor e de como ele deveria ser. Para eles, o amor é uma fonte externa de validação usada para aumentar a autoestima.

Eles não entendem que o amor verdadeiro envolve reciprocidade mas, em vez disso, acreditam que é algo possível de obter de uma pessoa ou objetar e usar para se sentirem melhor consigo mesmos.

Em última análise, os narcisistas veem o amor como algo que lhes é devido e geralmente agem com um sentimento de direito em seus relacionamentos. O amor deles depende da admiração incondicional do parceiro, muitas vezes levando a dinâmicas tóxicas e unilaterais.

Além disso, a ideia de amor de um narcisista geralmente é muito superficial. Eles são excessivamente afetuosos ou professam rapidamente seu amor eterno, sem ter desenvolvido qualquer conexão significativa com o parceiro.

Esses tipos de declarações são emocionantes e especiais no início, mas logo se tornam superficiais e sem sentido à medida que o relacionamento avança.

Um narcisista pode ser feliz em um relacionamento?

Embora seja possível para um narcisista desenvolver sentimentos de amor por outra pessoa, ele luta para manter relacionamentos duradouros devido à sua falta de empatia e tendência ao egoísmo.

No entanto, é possível pedir a alguém com narcisismo que se coloque no lugar de outra pessoa para ajudá-lo a aprender a desenvolver empatia.

Mas, sem tratamento, é improvável que um narcisista encontre a felicidade numa relação, uma vez que normalmente é incapaz de dar ou receber o apoio emocional necessário para qualquer ligação saudável.

Com terapia e autorreflexão, no entanto, alguns narcisistas aprendem a se tornarem mais compassivos e compreensivos.

O que acontece quando um narcisista se apaixona?

Quando os narcisistas se apaixonam, ficam obcecados em serem adorados e admirados por seus parceiros. Eles vão enchê-los de elogios e presentes ou tentarão manipulá -los por meio de grandes gestos de afeto. Infelizmente, esse relacionamento emocionalmente carregado costuma ser muito intenso e instável, levando a um ciclo de altos e baixos do qual é difícil escapar.

É comum que os narcisistas tenham sucesso em relacionamentos românticos de curto prazo, mas fracassam em relacionamentos mais sérios e longos.

Em vez de formar um vínculo emocional profundo, eles apegam-se à ideia de amor e recriam o sentimento de admiração que tinham no início do relacionamento.

O que fazer se você ama um narcisista?

Pode ser difícil perceber que você está apaixonado por um narcisista. Muitas vezes, só depois de ter sido vítima de fúria narcisista ou submetido ao ciclo de abuso é que a sua verdadeira natureza é revelada.

Geralmente é melhor evitar se envolver muito com um narcisista, pois ele raramente será capaz de se apaixonar permanentemente ou de mudar por amor. Ainda assim, nunca é tarde para procurar ajuda para administrar ou sair de um relacionamento com um narcisista.

Abaixo estão algumas dicas se você ama ou está em um relacionamento com um narcisista:

Saiba mais sobre o narcisismo

Quanto mais você entende como ele age em um relacionamento, mais preparado estará para lidar com seus comportamentos.

Trabalhe na construção de sua autoestima

Ao demonstrar respeito por si mesmo, também mostrará aos outros como tratá-lo. Isto é especialmente importante quando se ama um narcisista.

Estabeleça limites saudáveis

Isso anda de mãos dadas com a autoestima. O desenvolvimento de limites saudáveis demonstra o que você está disposto a tolerar.

Encontre sua voz

Falar por si mesmo aumenta sua confiança e lembra aos outros que você merece ser ouvido.

Saiba quando teminar

Embora seja difícil terminar um relacionamento com um narcisista, preparar-se para romper com ele ajudará a superar essa difícil transição.

Como é namorar um narcisista?

Se alguém foi formalmente diagnosticado com Transtorno de personalidade narcisista, seus relacionamentos provavelmente sofrerão mais significativamente devido à falta de empatia e à incapacidade de refletir sobre si mesmo ou de assumir a responsabilidade por suas ações.

Esse tipo de indivíduo também usa táticas de manipulação, como gaslighting para obter controle sobre seu parceiro, levando a sentimentos de impotência e, em última análise, resultar em uma dinâmica prejudicial.

Devido à natureza superficial dos relacionamentos e aos sentimentos crônicos de vazio que acompanham o narcisista, alguém com esse transtorno provavelmente não será capaz de experimentar a verdadeira alegria em um relacionamento.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

No entanto, é importante lembrar que embora seja difícil, ainda é possível para um narcisista aprender a amar e a manter relacionamentos saudáveis ​​com os outros.

Ele é capaz de compreender suas limitações com terapia e autorreflexão e tornar-se mais empáticos com seus parceiros. Ao fazer isso, criará uma conexão significativa que trará alegria em vez de sofrimento.

Palavras finais

Na sua essência, o comportamento narcisista está enraizado na insegurança e numa necessidade insatisfeita de se sentir especial ou importante. Isso significa que um narcisista tem dificuldade em experimentar sentimentos genuínos de amor mas, em vez disso, replicar o que acredita ser expressões apropriadas de amor, imitando gestos ou palavras românticas sem compreender o sentimento por trás delas.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *