9 hábitos narcisistas que podem ser usados a seu favor

9 hábitos narcisistas que podem ser usados a seu favor

Não é de admirar que muitas pessoas de sucesso tenham fortes traços narcisistas. Afinal, alguns hábitos têm como consequência, o sucesso.

Pense em Steve Jobs, um homem muitas vezes rotulado como narcisista, mas a sua autoconfiança e elevados padrões revolucionaram a indústria tecnológica. Então, os hábitos narcisistas podem ser benéficos?

Não é de admirar que muitas pessoas de sucesso sejam ou tenham fortes traços narcisistas. Esses 9 hábitos narcisistas podem ser usados a seu favor se você quiser ter sucesso.

Autoconfiança

Os narcisistas exalam um forte senso de autoconfiança. Conhecer o próprio valor e manter a confiança elevada levam qualquer pessoa ao sucesso, e em várias áreas da vida.

A autoconfiança de um narcisista e sua crença inabalável no próprio valor são poderosas ferramentas que impulsionam o sucesso pessoal e profissional.

Entretanto, confiança não significa apenas se sentir bem. Confiança é acreditar nas suas habilidades e mostrar ao mundo que você é capaz.

Essa atitude abrirá portas, ajudando-o a conseguir o emprego pretendido, fazer um bom acordo ou vencer debates. Mas, não se trata de ser arrogante ou desdenhoso com os outros.

Em vez disso, ser autoconfiante trata-se de compreender o próprio valor e não permitir que ninguém o diminua. Você não é qualquer pessoa; você é uma pessoa com talentos e habilidades únicas.

Assertividade

Expressar-se de forma clara, assertiva e respeitosa melhora a comunicação interpessoal. Quando bem feita, a assertividade melhora significativamente a comunicação e os relacionamentos interpessoais. Trata-se de se expressar de forma clara e respeitosa, sem ser agressivo ou passivo.

Essa característica vai torná-lo um bom ouvinte e um tomador de decisões justo, pois estará aberto a comentários e disposto a fazer concessões. Você não foge de conversas difíceis; em vez disso, aborda os problemas diretamente, evitando mal-entendidos e conflitos.

Leia também:  9 razões pelas quais os narcisistas estragam datas comemorativas

Ambição

Os narcisistas são ambiciosos, o que, numa medida saudável, alimenta a motivação e impulsiona o crescimento pessoal e profissional.

Ao aproveitar-se da ambição frequentemente vista nos narcisistas, você alimentará sua motivação e impulsionará o crescimento pessoal e profissional de forma equilibrada e saudável.

A ambição não é inerentemente negativa. O que é negativo é a busca excessiva e incessante de objetivos às custas de outros. Quando você canaliza a ambição de maneira adequada, ela vai levá-lo a se esforçar para melhorar e alcançar seus objetivos.

Carisma

Muitos narcisistas são charmosos e carismáticos, características úteis para construir relacionamentos e conexões sociais positivas, quando usadas de forma ética.

Tal como a ambição é uma força motriz para o crescimento, o carisma, quando usado de forma ética, é uma ferramenta poderosa para criar ligações sociais e construir relações.

Publicidade

Você provavelmente já conheceu pessoas que naturalmente atraem outras pessoas com seu charme. Isso é carisma em ação. Não se trata de manipulação ou engano, mas de cativar autenticamente os outros com energia, paixão e confiança.

Quando você aproveita essa característica com responsabilidade, é mais provável que promova relacionamentos pessoais e profissionais saudáveis. Você descobrirá que as pessoas estão mais ansiosas para interagir com você, ouvir suas ideias e colaborar.

Determinação

O impulso para o sucesso leva à determinação e resiliência. Ajuda você a definir metas e tomar as medidas necessárias para alcançá-las.

Concentrar-se no sucesso alimenta a determinação e resiliência, orientando-o no estabelecimento de metas ambiciosas e na tomada das medidas necessárias para transformá-las em realidade. Obstáculos ou contratempos não o detêm; eles são trampolins para subir mais alto.

Leia também:  As 5 maiores verdades sobre o amor narcisista

Não se trata apenas de vencer; trata-se de desenvolver-se, aprimorar suas habilidades e aplicar seus talentos onde eles são mais eficazes. Esse impulso será um trunfo incrível se for equilibrado com empatia e respeito pelos outros.

Liderança

Os narcisistas exibem valiosos traços de liderança quando equilibrados com inteligência emocional e empatia. Embora os narcisistas sejam frequentemente criticados pelo seu comportamento egocêntrico, eles exibem traços poderosos de liderança que, se temperados com inteligência emocional e empatia, são extremamente benéficos.

Os narcisistas não têm medo de assumir o controle, tomar decisões difíceis e defender sua posição. Esta assertividade, quando aproveitada corretamente, o levam em direção à uma liderança forte.

O segredo, aqui, é o equilíbrio. Sem empatia e inteligência emocional, a liderança se tornará autocrática e alienante.

Autocuidado

Os narcisistas dão grande ênfase à sua aparência física. Um nível saudável de autocuidado promove o bem-estar e aumenta a autoestima.

Além de demonstrarem fortes habilidades de liderança, aqueles com tendências narcisistas também nos mostram a importância do autocuidado, muitas vezes dedicando tempo e esforço significativos para manter sua aparência física.

Para eles, não se trata apenas de vaidade; é uma forma de respeito próprio. Eles entendem que ter uma boa aparência faz se sentirem bem, aumentando a autoestima.

Existe um nível saudável de narcisismo em cuidar do seu corpo. Envia uma mensagem de que você se valoriza. O exercício regular, uma dieta equilibrada e uma higiene adequada promovem o bem-estar. Esses não são hábitos apenas de narcisistas, mas de qualquer pessoa que entenda a importância do autocuidado.

Audácia

Os narcisistas costumam assumir riscos. A assunção equilibrada de riscos, onde os resultados potenciais são cuidadosamente considerados, oferece oportunidades e melhora o crescimento pessoal.

Leia também:  Por que perdoar um narcisista pode ser um perigo?

Assumir riscos é intimidante, mas aqueles com tendências narcisistas aceitam isso, entendendo que riscos calculados levam a oportunidades significativas e ao crescimento pessoal.

Quando se é audacioso, abre-se a porta para o sucesso. Mas, não se trata de ser imprudente e sim de pesar os prós e os contras antes de mergulhar. Você descobrirá que navegar na incerteza é uma ferramenta poderosa em seu arsenal.

Se você sempre prefere a segurança, então estará limitando seu potencial. Considere adotar um pouco da “audácia e coragem” do narcisista.

Audácia trata-se de correr riscos calculados e não de jogar cegamente. Lembre-se de que a sorte sempre favorece os corajosos. Então, não deixe o medo te impedir. Ouse sair da sua zona de conforto e você se surpreenderá.

Resiliência

Os narcisistas demonstram resiliência diante das críticas, o que é benéfico quando ajuda a manter o foco nos objetivos em tempos difíceis.

Assim como a capacidade de assumir riscos calculados vai impulsioná-lo para a frente, a resiliência também, especialmente ao lidar com críticas: uma característica frequentemente encontrada em narcisistas.

Você pode aproveitar esse traço narcisista para desenvolver resistência mental. Quando você for criticado, não ceda à pressão; deixe isso alimentar sua determinação. Afaste os pessimistas e mantenha o foco em seus objetivos. Lembre-se, a jornada é sua, não a deles.

A crítica dói, mas não precisa atrapalhar. Use-a de forma construtiva para melhorá-lo ou descartá-la se for inútil. Você está no controle. Portanto, mantenha-se firme diante da adversidade e continue avançando. Você descobrirá que a resiliência trabalhará a seu favor, transformando obstáculos em trampolins para o sucesso.

Marcar consulta online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima