Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » 5 sinais passivo agressivos de um narcisista vulnerável

5 sinais passivo agressivos de um narcisista vulnerável

Um homem em pé se inclinando e falando com uma mulher que está sentada.

O narcisista prospera quando recebe a atenção, a admiração e a validação que deseja dos outros, e se torna altamente sensível quando privado desse suprimento. Esse tipo é conhecido como narcisista vulnerável ou encoberto.

O narcisista vulnerável difere do grandioso por parecer mais introvertido e retraído. Ele se apresenta como abnegado ou excessivamente modesto, mas, no fundo, ainda têm um senso inflado de auto-importância e direito.

Quando o narcisista vulnerável ou encoberto experimenta uma falta de suprimento, fica altamente ansioso, deprimido ou irritado. Ele se torna hipervigilante, procurando por sinais de rejeição ou abandono, bem como se envolve em autopiedade ou vitimização, acreditando que é mal compreendido e desvalorizado.

Lidar com um narcisista vulnerável é uma experiência difícil e frustrante. Ao contrário do narcisista grandioso, o vulnerável faz de tudo para esconder sua verdadeira natureza.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

No entanto, apesar de seus esforços para parecer bem organizado, alguns sinais passivo agressivos indicam que alguém está lidando com um narcisista vulnerável:

Ignorar outros pontos de vista

O narcisista vulnerável geralmente têm uma necessidade profunda de se sentir importante e no controle. Então, dominar as conversas é uma maneira de conseguir isso.

Ele se sente ameaçado por opiniões ou perspectivas divergentes que desafiam seu senso de superioridade, assim ele ignora completamente outros pontos de vista.

Esse comportamento não apenas demonstra falta de respeito pelos outros, mas também indica uma profunda insegurança. Ao ignorar outras perspectivas, ele mantém seu senso inflado de importância e se protege de sentimentos de vulnerabilidade e exposição.

Falar mal dos outros para obter poder

O narcisista vulnerável luta para estabelecer relacionamentos íntimos com outras pessoas, incluindo familiares, parceiros e amigos. Isso ocorre porque é excessivamente focado em si e carece de empatia, dificultando a conexão com outras pessoas no nível emocional.

Além disso, ele se envolve em comportamentos que prejudicam os relacionamentos, como fofocar e ter “duas caras”. Por exemplo, falar de um amigo ou membro da família pelas costas como forma de obter poder ou controle social.

Ele diz uma coisa na cara da pessoa enquanto fala negativamente sobre ela para os outros. Isso cria uma dinâmica tóxica e corrói a confiança no relacionamento.

O narcisista vulnerável também resiste em reconhecer as necessidades e emoções dos outros, levando-o a agir de maneira egoísta e prejudicial.

Irritação ao não ter as necessidades atendidas

O narcisista vulnerável demonstra exasperação quando sente que seu parceiro não está atendendo às suas expectativas, ou quando percebe que ele não o aprecia.

Por exemplo, se o parceiro não o elogiar constantemente ele ficará frustrado. Então interpretá isso como falta de respeito ou admiração, fazendo com que fique excessivamente crítico.

Esse tipo de comportamento é emocionalmente desgastante para o parceiro, que sente estar constantemente pisando em ovos para evitar provocá-lo.

Desprezar usando linguagem corporal

O narcisista vulnerável revira os olhos, boceja ou emite outras linguagens corporais desdenhosas para transmitir seu desinteresse ou desdém pelo que os outros têm a dizer.

Ele faz isso quando sente que a conversa não está centrada nele, ou se percebe a perspectiva da outra pessoa como irrelevante ou sem importância.

Por exemplo, imagine um parceiro tentando expressar seus sentimentos a um narcisista vulnerável. Ele vai bocejar e revirar os olhos enquanto o parceiro fala, sinalizando que a conversa está chata ou sem importância.

Esse comportamento desdenhoso é prejudicial para o parceiro, pois parece que ele não tem importância no relacionamento. Também demonstra falta de empatia e o desrespeito pelos sentimentos dos outros.

Ele está tão focado em suas próprias necessidades e desejos que é incapaz de se envolver com os outros de maneira significativa. Isso dificulta a manutenção de relacionamentos saudáveis, pois a falta de interesse faz com que seu parceiro ou amigo se sintam sem importância ou negligenciados.

Criticar o sucesso dos outros

O narcisista vulnerável se sente ameaçado quando vê alguém indo bem ou alcançando o sucesso. Ao se comparar, fica com sentimentos de inveja ou inadequação, expressando raiva e frustração em relação à pessoa de sucesso.

Imagine um narcisista vulnerável que concorre a uma promoção no trabalho. Ao descobrir que um colega recebeu a promoção, ele fica com raiva e ataca com críticas, acusações de favoritismo ou até mesmo atos de sabotagem.

A reação do narcisista vulnerável ao sucesso dos outros está enraizada em sua necessidade de validação e atenção. Se ele desconfia que os outros estão recebendo a atenção ou o reconhecimento ao qual se sente merecedor, isso desencadeia sentimentos de ciúme e ressentimento.

Em última análise, esse comportamento demonstra a falta de regulação emocional do narcisista vulnerável, e a incapacidade de lidar com sentimentos de inferioridade ou inadequação.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

Em vez de abordar suas próprias inseguranças, ele projeta seus sentimentos nos outros e se envolve em comportamentos destrutivos.

Se você está lidando com um narcisista vulnerável, é importante reconhecer esses sinais passivo agressivos e tomar medidas para se proteger. Isso inclui:

  • Estabelecer limites;
  • Praticar o autocuidado e;
  • Buscar apoio profissional, se necessário.

Lembre-se de que não é sua responsabilidade mudar o narcisista. Em última análise, seu bem-estar deve ser a principal prioridade.