Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » Quem tira muita selfie também é um narcisista?

Quem tira muita selfie também é um narcisista?

Mulher de vestido roxo tirando uma selfie deitada na cama

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


As selfies são fotos que você tira de si mesmo (ou de outras pessoas), por uma câmera ou um telefone com câmera no comprimento do braço ou apontado para um espelho. Como isso envolve virar a câmera para si, muitos se perguntam se selfie e narcisismo tem alguma coisa em comum.

Alguns veem as selfies como prova de narcisismo cultural, ou pelo menos geracional, e declínio moral. Existem diferentes tipos, que podem ou não incluir outras pessoas:

  • Selfies individuais;
  • Selfies com um parceiro romântico; e
  • Selfies em grupo.

De modo geral, o narcisismo se caracteriza por extremo egocentrismo, e uma visão grandiosa de si mesmo. Os narcisistas têm uma necessidade excessiva de serem admirados pelos outros, além de um grande senso de direito. É provável que concordem com afirmações como:

  • “Sou mais capaz do que a maioria das pessoas” ou;
  • “Vou me exibir sempre que tiver uma chance”.

Todo narcisista precisa de um espelho d’água. Assim como Narciso olhou para a piscina para admirar sua beleza, sites de redes sociais tornaram-se a piscina moderna dos narcisistas.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

A correlação entre selfie e narcisismo

As selfies são uma manifestação da obsessão da sociedade pela aparência e seu abraço sempre narcisista.

Os sujeitos que tiram selfie frequentemente se sentem como se estivessem estrelando seus próprios reality shows, com um senso inflado de si mesmos e que lhes permite acreditar que seus amigos ou seguidores estão interessados ​​em vê-los deitados na cama e com lábios franzidos.

É como se olhar no espelho o dia todo e deixar que os outros vejam você fazendo isso.

Indivíduos narcisistas têm uma visão exagerada de sua atratividade e querem compartilhá-la com o mundo. Assim, a selfie é o aspecto mais tangível da autoapresentação online de um usuário, tornando-se a pedra fundamental para narcisistas que procuram chamar a atenção para si mesmos.

Postar mais selfies em relação a outros tipos de fotos está relacionado ao narcisismo e psicopatia. Eles são mais propensos a se exibir com selfies e fazer um esforço extra para ter a melhor aparência.

Curiosamente, homens psicopatas também postam muitas selfies, mas não tendem a editá-las mais do que seus colegas narcisistas.

Isso é porque eles têm mais autocontrole e filtram o que colocam nas redes sociais. Editar fotos sugere um nível de autoapresentação cuidadosa que dificilmente se encontra entre aqueles com alto nível de psicopatia.

As diferenças entre selfie e narcisismo na mulher e no homem

As mulheres narcisistas postam selfies porque acham que são lindas e todos devem admirá-las. Isso explica por que elas, que estão mais preocupadas com sua aparência, as postam com mais frequência.

Os homens se importam menos com sua aparência, levando-os a postarem menor quantidade de selfies. Porém os narcisistas são especialmente focados na aparência, tornando-os mais facilmente identificáveis por sua tendência de postar selfies com maior frequência.

Assim, os homens usam mais as redes sociais como um espelho, ao contrário das mulheres.

Porém, é verdade que o narcisismo está ligado à valorização da atratividade física e ao trabalho duro para manter uma aparência atraente, mas também não é a única razão pela qual as pessoas se preocupam com sua beleza.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Nem sempre quem tira muita selfie é narcisista

Como a maioria dos comportamentos sociais, postar selfies é resultado de uma infinidade de fatores de personalidade, motivações e pressões situacionais. Portanto, embora haja evidências de que selfie e narcisismo estejam ligados à frequência de postagem de selfies, esses efeitos não são determinantes.

Então, aquele cara que posta muitas selfies pode ser narcisista, mas você deve procurar mais evidências antes de julgar.

Também vale a pena notar que muitas outras atividades do Facebook não estão ligadas ao narcisismo, como a quantidade de amigos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *