As relações neurotípicas se fortalecem com o tempo. Ambos os parceiros aprendem um sobre o outro e crescem juntos. Mas, com os narcisistas, o oposto geralmente é verdadeiro. Eles, no início, idealizam o parceiro, tratando-o como se fosse a coisa mais preciosa do planeta. Com o tempo, ficam ressentidos e até o odeia.
Há várias razões pelas quais os narcisistas começam a odiar os parceiros ao longo do tempo.
Inferioridade
Os narcisistas não procuram relacionamentos mutuamente benéficos, mas alguém para usar e abusar.
Isso deixa os parceiros em uma situação difícil porque são automaticamente desprezados, só por estarem com ele.
Ressentimentos
A maioria dos narcisistas precisa de muita atenção e validação. E desmoronará se não recebê-los. O grande problema é que as amizades platônicas não costumam lhes dar suprimento suficiente.
No entanto, os narcisistas também nutrem delírios de superioridade, convencendo-se de que são onipotentes e não precisam de ninguém. Isso os coloca em um dilema.
No fundo sabem que precisam do parceiro. Mas, não podem admitir isso para si mesmos e muito menos para os outros, porque isso é visto como um sinal de fragilidade. Assim, se ressentem de precisar do parceiro e agem de forma cada vez mais hostil, de dmodo a convencer a si mesmos e aos outros de que são poderosos e independentes.
Em resposta, o narcisista tem comportamentos antagônicos enquanto transita entre sua necessidade de atenção e a necessidade de se sentir independente, transformando o relacionamento em um caso intermitente.
Expectativas irrealistas
Os narcisistas acreditam que merecem total devoção de seus parceiros. E seus parceiros devem atender a todas as suas necessidades. Mesmo à custa de si mesmos. Porém, essas expectativas não podem ser correspondidas. Não importa o quanto tentem.
Com essa atitude, não é de admirar que acumulem ódio ao longo do tempo.
Críticas
Os narcisistas são muito sensíveis quando se trata de críticas. Algo inocente pode ser considerado uma rejeição. Por exemplo, não gostar de uma música que eles gostam pode ser tomado como um insulto.
Como eles são difíceis de conviver e levam tudo a sério, então esta é uma receita para o desastre.
Leia também:
Imperfeições
Todos temos falhas. E quanto mais você conhece alguém, mais você as descobre. Com o tempo, o narcisista descobre mais falhas no parceiro. E cada vez mais não gosta deles, porque eles não são perfeitos o suficiente para alguém tão grande.
Em vez disso, concentram-se nas suas imperfeições. Até que seja tudo o que possam ver. Com o tempo, essas imperfeições crescem e ficam mais desproporcionais. Até que o narcisista não as aguente.
Ciúme e inveja
Os narcisistas esperam que tudo seja sobre eles e ficam desconfortáveis quando alguém rouba seus holofotes. Assim, as conquistas de seus parceiros provavelmente desencadearão ciúmes.
Os narcisistas querem ser apreciados e admirados. Então, gastam tempo e energia fingindo serem legais com certas pessoas para ganhar a aprovação. Mas como estão sendo falsos, isto drena energia e torna-se difícil de manter.
Seus parceiros empáticos, por outro lado, fazem isso sem esforço, e o narcisista se ressente disso, convencendo-se de que parceiro está fingindo, assim como ele.
Redução do suprimento
Como tenho a certeza que você sabe, os narcisistas precisam de suprimentos narcisistas, que é a atenção e validação que os outros fornecem. No entanto, a quantidade de oferta que obtêm de alguém geralmente diminui com o tempo.
Muitos narcisistas procuram fontes de suprimento mais novas e frescas, ou aqueles que podem dar-lhes mais de atenção e validação. Um relacionamento mutuamente benéfico não está no radar deles pois só querem a melhor fonte que puderem obter.
Pensamentos finais
Embora a maioria dos relacionamentos se fortaleça com o tempo, os relacionamentos narcisistas ficam mais fracos. Até que é quase inevitável passar a odiar seus parceiros.
Há pouco que você possa fazer para deter o ódio crescente dos narcisistas. Pequenas falhas são supervalorizadas e constroem ressentimento sobre imperfeições reais e percebidas.
Em última análise, o narcisista não se importa com o parceiro, mas só com o que ele pode lhe dar. Eles estabeleceram um padrão elevado quanto ao que esperam.
No entanto os narcisistas são mestres na inversão de culpa. E podem fazer com que seus parceiros se sintam responsáveis por sua incapacidade de formar um relacionamento saudável.
Portanto, não se sinta culpado por um relacionamento “fracassdo” com um narcisista. É altamente provável que estivesse condenado desde o início. E é provável que os mesmos problemas de relacionamento não foram a primeira vez que os vivenciaram. Nem serão os últimos.
Últimas postagens
Deixe um comentário