Como os narcisistas usam as redes sociais?

Uma pessoa olhando para o celular e, ao seu redor, muitos balões com um "me" dentro

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Grande parte das redes sociais parece atrair pessoas narcisistas, bem como exacerbar traços em pessoas que não são. Mas, como exatamente os narcisistas usam as redes sociais?

Os narcisistas usam as redes sociais para alimentar a atenção positiva dos outros, ou gerar reações emocionais negativas por meio do abuso aberto ou sutil, triangulação e gaslighting. Eles também usam as redes sociais para procurar e se reconectar com antigas fontes de “suprimento”.

Por outras palavras, os narcisistas usam as redes sociais para se “alimentar” ou “inflar” o ego. Embora muitas pessoas façam isso, o que é único para os narcisistas é que eles se alimentam de qualquer tipo de atenção, seja ela positiva ou negativa.

Eles ficam felizes em usar essas plataformas para abusar das pessoas e provocar reações. Algumas das diferentes maneiras pelas quais os narcisistas exploram as redes sociais são:

Se autopromover e engrandecer

As redes sociais são perfeitamente planejadas e construídas para narcisistas porque são fortemente focadas na validação e no materialismo. Plataformas como o TikTok fornecem curtos períodos de atenção, se encaixando perfeitamente na mentalidade narcisista. Eles adoram estar neste mundo!

As redes sociais também são capazes de aumentar os traços narcisistas em pessoas que de outra forma não seriam assim, tal é a nossa necessidade em atrair atenção, buscar validação e alimentar-se da aprovação dos outros.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais os narcisistas “alimentam-se” nas redes sociais:

  • Os narcisistas fisicamente atraentes postarão fotos de si mesmos e se alimentarão da atenção e validação;
  • As narcisistas femininas, especialmente, se alimentam dos bajuladores masculinos;
  • O uso crescente de “filtros” para tornar as pessoas mais atraentes também alimenta os narcisistas em sua falsa autoimagem. Esse recurso também engana as pessoas normais, tornando-as mais narcisistas;
  • O modelo de “influenciador” também é perfeito para narcisistas, que são mestres da propaganda e facilmente enganam o público para que compre uma determinada imagem/programa/curso/filosofia;
  • Os narcisistas são vítimas profissionais e atraem muito bem a atenção por meio do seu vitimismo;
  • Os narcisistas também ficam felizes em inflamar controvérsias nas redes sociais, fazendo postagens deliberadamente provocativas.
Leia também:  Como os narcisistas usam o olhar para te manipular?

A falsidade e artificialidade de grande parte da rede social é perfeita para o narcisista, para quem o contexto é mais importante do que o conteúdo:

  • Não importa se eles estão usando um filtro falso e não se parecem em nada com o que estão retratando para seus seguidores, importa apenas que eles estejam chamando a atenção;
  • A precisão e a veracidade de suas postagens não importam, desde que recebam curtidas;
  • Não importa se toda a “marca” ou imagem que eles criaram nas redes sociais é completamente falsa e não tem nenhuma semelhança com sua vida real, apenas importa que eles tenham uma atenção positiva e sejam capazes de “enganar” uma audiência.

As plataformas de redes sociais alimentam perfeitamente essa falsidade e, portanto, atraem muitos narcisistas.

Praticar gaslighting e outros abusos

Os narcisistas adoram os recursos de mensagens instantâneas/pessoais na maioria das plataformas de redes sociais. Isso permite que eles controlem as comunicações com outras pessoas, tornando o abuso muito mais fácil. Às vezes o abuso pode ser óbvio, como:

  • Mensagens descaradamente desvalorizadoras ou abusivas;
  • Envio de mensagens provocativas destinadas a iniciar uma discussão proposital;
  • Gaslighting, onde tentam invalidar sua percepção de algo e inverter a realidade, ou fingir que você está louco por uma reação perfeitamente compreensível;
  • As redes sociais também são perfeitamente estruturadas para abusos por triangulação, como atrair outras pessoas para a cena na intenção de provocar ciúmes;
  • Publicar DM’s para outras pessoas como parte de uma campanha de difamação, onde dizem que você é “ louco” por meio das reações que eles deliberadamente provocaram.

Os narcisistas gostam de usar mensagens de texto porque os permite controlar a comunicação de maneira muito limpa e tirânica. Na relação cara-a-cara, há muito mais fatores ambientais que precisarão serem equilibrados.

Leia também:  Como o narcisista infiel manipula a culpa nos casos de traição?

Em outras palavras, os narcisistas podem calcular com mais inteligência e precisão as palavras que usam e como as usam, de modo a infligir o máximo dano possível às pessoas que estão abusando. Há mais tempo para planejar e calcular o abuso.

Por outro lado, às vezes, os narcisistas gostam de ser mais dissimulados e sorrateiros com as mensagens abusivas que enviam nas redes sociais. Eles gostam de enviar um tipo de mensagem que não se parece como um abuso imediato.

Qualquer narcisista que conheça há você algum tempo saberá quais são suas fraquezas, vulnerabilidades e traumas, e ele usará mensagens nas redes sociais com muita precisão e sutileza para provocá-lo.

Assim que você começar a encontrar esses padrões de comunicação tóxicas nas redes sociais, bloqueie-os imediatamente e interrompa todo o contato.

Provocar a vítima por meio da triangulação

As plataformas de redes sociais infelizmente tendem a ser perfeitamente estruturadas para alimentar a triangulação, onde jogam pessoas umas contra as ouras e provocam ciúmes. Isso é feito principalmente por meio do sistema de “curtidas”.

Publicidade

Inicialmente, as coisas parecem estar indo muito bem com um parceiro narcisista, mas então ele torna-se mais frios, indiferente e distante, ignorando suas postagens e prestando atenção nos outros de uma forma a criar ciúme e angústia.

Mais uma vez, a maneira como as redes sociais são configuradas exacerba o processo de triangulação. Os ex-parceiros narcisistas postarão fotos, memes e conversas com os novos parceiros com os quais estão triangulando contra você.

O narcisista está bem ciente de que você está stalkeando suas redes sociais, e uma parte importante da triangulação é acabar com você, provocar uma resposta emocional negativa e mantê-lo obcecado. Na mente dele, isso significa que ainda são importantes.

Toda e qualquer comunicação é uma oportunidade para o narcisista abusar de sua vítima. Por isso que é necessário afastar-se imediatamente ao romper com narcisistas, e isso inclui as redes sociais:

  • Bloqueie e exclua-o em todas as contas de redes sociais;
  • Nunca verifique seus perfis para ver o que ele está fazendo, pois haverá comunicação passiva para irritá-lo;
  • Em alguns casos, é melhor excluir as contas de todas as redes sociais, por um tempo ou permanentemente;
  • Se você se sente incapaz de fazer isso e sente uma necessidade compulsiva de ficar checando as redes sociais do narcisista, é recomendável procurar a ajuda de um Psicólogo.
Leia também:  Por que perdoar um narcisista pode ser um perigo?

Atrair novamente a atenção de uma vítima

Depois de tudo o que fizeram, os narcisistas também usam as redes sociais para “voltar” com ex-parceiros que eles abusaram e descartaram. É muito importante estar ciente disso, já que os narcisistas são muito sedutores. Certifique-se de:

  1. Bloqueá-lo para que isso nunca aconteça, e;
  2. Não caia em sua sedução se ele conseguir entrar em contato com você.

Veja como um ex-parceiro narcisista costuma agir para seduzir e “voltar” com os relacionamentos abusivos:

  • Ele entrará em contato com você, do nada, por meio das redes sociais ou algum outro meio;
  • Ele tentará voltar à imagem aparentemente inocente, doce e carinhosa;
  • Ele emitirá mensagens que são desculpas aparentemente sinceras sobre o quanto está arrependido;
  • Haverá promessas de que a infidelidade, o gaslighting e a mentira não acontecerão novamente;
  • Se você está tentando levá-lo à terapia por causa de seu comportamento tóxico, ele prometerá procurar ajuda caso o aceite de volta;
  • A mensagem central com a qual ele tentará trazer você de volta é: “eu serei a pessoa que você sempre quis que eu fosse”;
  • Se você o aceitar de volta, ele manterá essas mudanças aparentes por um tempo, depois as abandonará e voltará aos velhos padrões abusivos.

O narcisista está tentando reacender uma velha fonte de suprimento. Talvez o suprimento dele esteja baixo e a pessoa atual com quem ele está percebeu seu ato e também seguiu em frente.

Mas a recomendação final é bem simples: não caia nessa bobagem. Não responda a nenhuma mensagem enviada pelas redes sociais, bloqueie-as e nunca mais interaja com ele.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.