Os sinais de que você é vítima de um suprimento narcisista

Um homem tratando outro como um suprimento narcisista

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Suprimento narcisista refere-se ao constante fluxo de validação e satisfação do ego que o narcisista precisa. Ele usa qualquer pessoa ou coisa como suprimento e, geralmente, recorre aos relacionamentos, de modo a atender a essa necessidade esmagadora.

As pessoas no papel de suprimento narcisista se sentem ansiosas, frustradas e inseguras enquanto querem fazer o narcisista feliz. Elas também se preocupam com a possibilidade de serem substituídas a qualquer momento.

Nem todo mundo percebe que é fonte de suprimento narcisista. Se você não souber que está em um relacionamento com um narcisista , descartará certos comportamentos como sendo simplesmente “estranhos” ou “doentios”. E, se você reconhecer que ama um narcisista, se culpará por fazer com que ele aja de maneiras específicas.

O narcisista pratica intenso love bombing

De todos os sinais de narcisismo, o love bombing é um dos mais óbvios. Essa fase dura semanas, meses ou até anos, mas sempre tem um prazo de validade (e quando acontece, atinge duramente as vítimas).

Durante a fase do love bombing, o narcisista rega seu suprimento com elogios e adoração excessivos. Ele fará parecer que você é perfeito, e que também são perfeitos juntos. Mesmo que a vítima sinta que algo está errado, há também uma sensação de excitação e desejo. Ela ignora esse pressentimento e diz a si mesma que está exagerando.

O love bombing também consiste em altos níveis de atenção. Não é incomum receber mensagens ou ligações ao longo do dia.

O narcisista faz ameaças quando você estabelece limites

Você é um suprimento narcisista caso ele reaja mal a imposições de limites no relacionamento. Isso parece com algo como: “por que você me trata dessa maneira? Tudo o que fiz foi amar você!”

Leia também:  Por que as pessoas se viciam nos psicopatas e narcisistas?

Outras vezes, o narcisista se mostrará hostil e agressivo. Ele desafiará suas regras, ou fará parecer que você o está punindo. Às vezes, no caso do narcisista oculto, ele pune o parceiro por causa dos limites. Ele, superficialmente, aceita os limites, mas suas ações contam uma história diferente.

Ele pode se tornar passivo-agressivo, dizer que você está exagerando ou acusá-lo de ser duro ou excessivamente crítico. Ele também encontrará maneiras de testar seus limites, fazendo parecer que você é o abusador.

O narcisista se espelha em você

Todos os humanos refletem outras pessoas até certo ponto. Isso é uma forma de nos conectarmos e construirmos relacionamentos. Mas, o espelhamento narcisista é muito mais insidioso e manipulador. Quando isso acontece, ele te imita totalmente.

Você pode até se surpreender com o quanto vocês dois têm em comum. Isso faz com que você se sinta verdadeiramente visto, mesmo que seja de maneira irreal.

Conhecer alguém leva tempo, mesmo em relacionamentos de confiança, e espelhar-se de forma agressiva e rápida é apenas uma forma de acelerar uma falsa sensação de proximidade.

O narcisista usa o espelhamento como arma. Por exemplo, se você disser que luta contra a depressão, ele vai compartilhar abertamente suas próprias experiências com a depressão, bem como validar seus sentimentos. Mais tarde, porém, em uma discussão, ele dirá: “Parece que você está em um episódio de depressão. Claramente não está agindo como você mesmo”.

Publicidade

O espelhamento se torna o combustível perfeito para o gaslighting.

Você se sente culpado por ter uma vida

O narcisista usa uma série de táticas sutis e aparentes para manter seu suprimento próximo Ele tentará isolá-lo dos outros, ainda que seja apenas uma distância emocional. Ele também pode fazer comentários improvisados ​​sobre você estar muito ocupado para ele.

Dito isto, a experiência geralmente não é recíproca. O narcisista o culpa por ter outros relacionamentos ou necessidades, enquanto ele mesmo tem uma agenda cheia. Ele não hesitará em cancelar seus planos quando algo melhor surgir.

O narcisista só te trata bem depois de fazer besteira

O narcisista segue um ciclo previsível de abuso emocional. Primeiro exibe formas extremas de afeto e, depois, quando percebe que a outra pessoa é apenas humana, a desvaloriza. Depois que inevitavelmente comete um erro, no entanto, ele vai enfiá-lo para debaixo do tapete, enchendo você de carinho ou presentes novamente.

Isso é tão bom que você esquecerá o que aconteceu. Mas, a gentileza nunca dura muito. O que importa é fazer você voltar a orbitá-lo.

Você perdeu sua própria identidade

O narcisista é hábil em convencer as pessoas de que suas opiniões, necessidades e valores superam os de todos as outras. De muitas maneiras, ele fará você questionar a própria maneira de pensar. Com o tempo, isso levará a uma fusão de identidades.

Leia também:  Use a mentalidade de crescimento contra um chefe narcisista

Você assume as preferências dele e sacrifica as suas. As vítimas de suprimento narcisista nem sabem mais quem são.

O narcisista se chateia quando você está feliz ou tem sucesso

O narcisista usa relacionamentos como uma forma de alavancagem emocional. Ele contrata pessoas para satisfazer suas próprias necessidades e desejos, bem como valoriza o poder e o controle.

As suas realizações, que foram atraentes para o narcisista no início, agora se tornam uma ameaça. Você ser “melhor” do que ele gera insegurança. Ele não sente mais que pode dar todas as ordens, colocando-o em uma posição de vulnerabilidade.

Como resultado, ele te colocará para baixo, tentando sabotar seu sucesso ou difamando para os outros. Cuidado quando o narcisista começa a perder o controle.

A relação conjugal é unilateral

O relacionamento com narcisista está longe de uma natureza equilibrada, o dar e receber dos relacionamentos saudáveis. Você sente que está sempre resgatando, validando e cuidando do narcisista. Parece que suas próprias necessidades são desconsideradas. Quando a atenção volta-se para você, geralmente dura pouco, e esse esforço será usado contra você mais tarde.

Além disso, o narcisista exige elogios imensos por fazer o mínimo em um relacionamento.

Você sempre precisa validá-lo

Como o narcisista depende de fontes externas de validação, ele usa seus relacionamentos para conseguir elogios e aceitação. Como ele não pode dar isso a si mesmo, está constantemente colhendo feedback positivo de você. E, quando não recebe atenção suficiente, ataca ou finge uma crise para solicitar alguma resposta emocional.

Só você pede desculpas pelo que acontece

É saudável assumir a responsabilidade e genuinamente pedir desculpas quando cometemos um erro. Mas, é um sinal de alerta se parecer desequilibrado. Pense nisso: quando foi a última vez que o narcisista lhe disse autenticamente que sentia muito por alguma coisa? Sem qualquer sugestão ou drama?

E melhor ainda, ele acompanha e mostrara que estava disposto a fazer mudanças positivas? É um mito que o narcisista não se desculpa, mas muitos distribuem desculpas falsas para evitar a responsabilidade pessoal e restaurar a confiança nele.

O narcisista sempre te lembra de como ninguém mais o entende

Você pode dizer que se tornou uma fonte de suprimento narcisista quando ele comenta sobre como é incompreendido pelos outros: seu relacionamento é especial! Você vê como ele é verdadeiro! Ele nunca encontrará alguém que o entenda mais do que você.

A princípio, esses comentários são lisonjeiros, por isso são frequentemente usados ​​durante a fase do love bombing. Mas, com o passar do tempo, você reconhecerá como ele é manipulador e controlador. É como se você fosse a única fonte de amor e significado na vida dele, tornando muito mais difícil cortar os laços.

Perguntas frequentes sobre suprimento narcisista

Como é o suprimento narcisista?

Geralmente parece um redemoinho. As apostas são altas e você não sabe como sair. Você se sente responsável pelo comportamento do narcisista, e se preocupa com o que fará caso tente encerrar as coisas.

Leia também:  As principais estratégias de como o narcisista lida com o ciúme

Ser o suprimento narcisista também é desgastante. Não importa o que faça, nunca parece ser o suficiente. O narcisista diz exatamente o que ele quer que você faça e, mesmo que siga suas instruções completamente, ele ainda ficará com raiva ou desapontado.

Como ele age quando perde o suprimento narcisista?

O narcisista responde de maneira diferente, dependendo do que está sob seu controle.

A perda do suprimento narcisista tem um impacto significativo no comportamento de um narcisista. Ele reage com raiva, desvalorização dos outros, busca desesperadamente por novo suprimento, experimenta depressão, ansiedade e baixa autoestima, e até mesmo se envolve em comportamentos destrutivos.

Ele até passa por um estado de abstinência que imita outras formas de dependência.

Como ele age quando tem um novo suprimento narcisista?

O narcisista está disposto a trocar um fornecimento por outro, principalmente quando o novo parecer mais promissor. Mas, ele também está sempre perseguindo um alvo em movimento. Nenhuma satisfação de fato existe porque o narcisista se apaixona por fantasias projetadas sobre o que seu suprimento vai fornecer.

Então, ele basicamente segue em frente e usa todos os seus truques para se conectar com o novo suprimento narcisista. No entanto, o ciclo continua se repetindo uma e outra vez. O narcisista raramente, ou nunca, mantém uma fonte de suprimento por muito tempo.

Mesmo que permaneça em um relacionamento monogâmico, buscará suprimento por meio de muitas outras fontes, como fama, status, comportamento compulsivo ou validação de outros amigos ou familiares.

Como deixar de ser um suprimento narcisista?

Se você está sendo usado como fonte de suprimento narcisista, não está sozinho e não fez nada de errado. Qualquer pessoa pode ser vítima dessa dinâmica frustrante, e é muito desafiador mudar a situação quando se está nela.

Embora o conhecimento não justifique o comportamento de um narcisista, ele pode lhe dar um contexto maior para entender a situação.

Continue construindo sua própria autoestima: priorize-a e assegure-se de manter sua identidade intacta. Se o narcisista não respeitar isso, vá em busca de novos limites. Pare de validar o comportamento problemático: há uma linha tênue entre o amor e a codependência.

O narcisista adora a validação, mas se desvencilhará se você parar de ceder ao drama emocional dele. Lembre-se de que a atenção negativa é tão benéfica quanto a atenção positiva.

Reavalie seu relacionamento: Se você se sente usado ou desrespeitado, então o que esse relacionamento traz para você. Você precisa reduzir ou eliminar o contato com o narcisista, especialmente se ele continuar fazendo você se sentir pior consigo mesmo.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *