Sinais de que você é casado com um narcisista

Homem de camisa azul, com a cabeça erguida e apontando os dedos para si

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Embora existam sinais de alerta de narcisismo durante o namoro, os traços reveladores só se tornam mais pronunciados depois do casamento, já que é nesse momento que há mais interdependência e demandas. Então, pode ser o seu querido amado, de fato, um narcisista?

Sinais de que você se casou com um narcisista

Algumas das coisas que o atraíram para seu parceiro, como confiança, assertividade e uma grande personalidade, podem ser as mesmas características que alimentam o narcisismo. No entanto, nem todos os sinais são óbvios, e alguns farão você se perguntar se o problema é consigo, não com eles.

Você se sente isolado

Afastar-se de alguns amigos após uma grande mudança na vida, como casamento ou filhos, acontece com todos. Mas, se sua vida agora está repleta de relacionamentos rompidos, é hora de fazer uma pausa e reavaliar.

Depois do casamento, os narcisistas isolam seus cônjuges dos amigos por meio de um processo lento e metódico. Falar mal dos outros é um comportamento muito comum.

O narcisista é muito bom em fazer você começar a questionar por que tem essas amizades, em primeiro lugar. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que estão “a par” do comportamento do cônjuge narcisista.

Você é vítima de gaslight

Aqui, o narcisista usa palavras ou comportamentos que fazem você duvidar ou confundir sua própria realidade. Nunca vi um casamento narcisista em que o gaslighting não aconteça.

“Por que você está sempre com tanta raiva? Você está sendo paranóico.”, ” “por que você não consegue se livrar do passado? Ninguém nunca vai te amar como eu”. Essas são típicas perguntas e frases dos narcisistas.

O louvor se parece com isso

Antes de vocês se casarem há uma boa chance de, seu agora cônjuge, ter feito muitos elogios para você. Afinal, narcisistas são bons sedutores. No entanto, isso mudou drasticamente. Agora, os elogios só acontecem na companhia de outras pessoas.

Leia também:  Por que os narcisistas evitam responder mensagens?

Isso permite que ele pareça um ótimo marido na frente de outras pessoas, contradizendo qualquer reclamação.

Ele tenta provocar ciúmes

Além de elogiar os outros, um narcisista fala com entusiasmo sobre um ex, ou flerta com alguém bem na sua frente. Isso não é um acidente ou um passo em falso inocente, mas um movimento estratégico para fazer você sentir ciúmes.

Além de alimentar sua própria insegurança, os narcisistas fazem isso para exercer controle e/ou aumentar sua autoestima.

Publicidade

Há ciúmes do filho recém-nascido

O ciúme não é uma reação incomum quando um bebê se junta à família de um narcisista. Ele fica ressentido com o tempo que se investe no cuidado da criança, então insiste que você concentre mais atenção no casamento do que na criança.

Ele vê a criança como uma extensão de si mesmo, então coopta a criança, deixando você à margem em termos de atenção e envolvimento familiar.

Suas habilidades parentais são criticadas

Os narcisistas gostam de culpar qualquer comportamento “ruim” de seus filhos como resultado da falta de habilidades parentais de seu cônjuge. Para piorar, eles geralmente não estão tão envolvidos na criação dos filhos, e costumam usar a carreira como desculpa para se esquivar das responsabilidades.

Na verdade, se ele é o único provedor ou o que ganha mais dinheiro no casamento, então usará isso como uma desculpa para não cuidar dos filhos.

Eles recorrem à sua família

Os narcisistas são, por definição, pessoas egocêntricas e que carecem de empatia. Para ele, não é surpresa que você recorra aos próprios familiares para reclamar e se lamentar dele.

Sabendo que você fará isso, ele vai se antecipar e falar com sua família antes de você ter uma chance. O narcisista vai dizer que está preocupado com o fato de você estar um pouco “desligado” ultimamente. Se ele confidenciar sobre seu comportamento problemático primeiro, ele tira a culpa de si mesmo.

Você não recebe mais tantos elogios como antes

Quando namoravam, você provavelmente ficava sobrecarregado com sinais de adoração, bilhetes de amor constantes, entrega de flores e presentes surpresa. Mas, depois do casamento, no entanto, tudo mudou.

Você já foi conquistado por meio do casamento, então cortejar não é mais necessário. Porém, essas exibições extravagantes retornam quando seu cônjuge quer algo de você. Por exemplo, se for surpreendido com uma viagem, espera-se que demonstre sua gratidão de uma forma muito específica, como vestir-se de determinada maneira durante a viagem ou estar disponível para sexo sempre que ele quiser.

Leia também:  Por que é difícil terminar um relacionamento com um narcisista?

Como lidar com seu cônjuge narcisista?

Os narcisistas não percebem seu comportamento como um problema. Em vez disso, sentem que estão perfeitamente bem, e os outros é que tem problemas. Contudo, isso não significa que não há esperança. Aqui estão algumas dicas sobre como se comunicar com um parceiro narcisista.

  • Utilize a Psicologia reversa. Narcisistas não reconhecem o erro, tornando impossível discutir com eles. Portanto, é melhor encontrar uma maneira de convencer seu parceiro de que a “resposta certa” ou a “coisa certa a fazer” é ideia dele. Dessa forma, você pode elogiá-lo pela ótima maneira de resolver um problema;
  • Ignore os insultos, pois eles são uma isca. O narcisista quer que você reaja e se envolva em uma briga. Então, se você se recusar a jogar, é menos provável que uma briga aconteça;
  • Faça perguntas a si mesmo. É interessante refletir sobre os possíveis motivos pelos quais você escolheu, ou tenha sido atraído, por um cônjuge narcisista. Depois de entender a motivação, terá mais clareza do que precisa;
  • Promova outros relacionamentos saudáveis. Recorra a amigos, família, um Psicólogo, ou qualquer pessoa que possa lhe ofereça respeito por sua saúde emocional.

O dilema do cônjuge

Tolerar o comportamento narcisista significa que você o está permitindo. Ao abrir espaço para o comportamento, está inadvertidamente permitindo que ele influencie e controle sua vida. No processo, você perderá ou negará o que é importante, incluindo suas esperanças, sonhos e necessidade de amor incondicional.

Você tolera o mau comportamento do cônjuge apenas temporariamente, enquanto espera ou acredita em um futuro diferente para seu casamento. Imagina que o relacionamento vai melhorar por conta própria, ou voltar a ser mais na época em que as coisas eram boas.

Embora um narcisista melhore o parceiro no início do relacionamento, com o passar do tempo, ele se voltará para seus próprios desejos e necessidades, em detrimento do outro e do relacionamento.

Por mais que você deseje uma mudança, é crucial reconhecer que o mero ato de ficar por perto e tolerá-lo não melhorará o comportamento de um narcisista. Ele precisa querer trabalhar para uma mudança.

Narcisismo e infidelidade caminham juntos

O narcisismo é um preditor de infidelidade. Em outras palavras, as pessoas com transtorno de personalidade narcisista são mais propensas a trair seus parceiros do que a população em geral. Eles o fazem por diferentes razões, incluindo a falta de empatia.

Quando um cônjuge narcisista trai, ele não entende como suas ações afeta o outro. Ele é mais centrado no presente, preocupando-se principalmente com seus desejos de momento a momento. Provavelmente a pessoa traída irá se perguntar o que fez de errado. Porém, a infidelidade não é culpa dela.

Leia também:  8 razões pelas quais os narcisistas voltam após meses de silêncio

Não sentir-se amado

Você não irá amor quando casado com um narcisista, o que também não é sua culpa. Narcisistas têm características que o tornam mais difícil amar outra pessoa. Ele não é capaz de apoiá-lo ou demonstrar emoções genuínas. Qualquer amor ou afeição é dado apenas para seu próprio benefício.

Provavelmente seu cônjuge fez você se sentir amado no início do relacionamento, e até ter feito se sentir a pessoa mais importante do mundo. Mas com o passar do tempo, ele começou a ignorá-lo e a desvalorizá-lo.

Os narcisistas são bons em fazer as pessoas próximas se sentirem amadas e não amadas, causando confusão e desgaste emocional. Eles querem que você se sinta amado para que você os ame de volta, satisfazendo a necessidade de ser adorado. Ao mesmo tempo, querem que você sinta que não merece amor, e que ninguém além deles poderá amá-lo.

Esse conflito o deixa emocionalmente dependente, tornando menos provável que você vá embora. Se expressar preocupações sobre o comportamento dele, ou pensar em deixá-lo, ele provavelmente encontrará uma maneira de trazê-lo de volta, com promessas de mudança, presentes e atenção extra.

O amor não deve depender da obediência absoluta ou da supressão de suas próprias necessidades, sejam elas financeiras, emocionais, físicas, espirituais ou sociais. O amor deve ser incondicional. Todos, inclusive você, merecem esse tipo de amor.

Abuso financeiro

Os narcisistas são hábeis em tirar vantagem financeira de seus cônjuges, e o dinheiro é a barreira mais significativa para deixar um relacionamento abusivo.

Se você é casado com um narcisista, pode estar trabalhando e pagando tudo, enquanto ele se recusa a trabalhar. Ou ele fica com o dinheiro que ganhar para si.

O narcisista também usa o dinheiro como forma de punir um parceiro. Quando quer ser ofensivo ou cruel, retém o dinheiro, seja para uma necessidade genuína como suprimentos domésticos, comida, roupas, etc., ou para algo que você simplesmente deseja.

Sempre reserve algum fundo para despesas básicas, ou caso acredite que precisa sair rapidamente de uma situação insegura.

Ser casado com um narcisista é difícil. Se seu cônjuge estiver disposto a procurar ajuda, será possível levar com sucesso o seu casamento. Mas se ele não estiver dispostos a fazê-lo, com a ajuda de um profissional de confiança, você pode optar pela paz de espírito deixando o casamento.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *