Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » Como tirar proveito quando o narcisista te menosprezar?

Como tirar proveito quando o narcisista te menosprezar?

Como tirar proveito quando o narcisista te menosprezar

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Os narcisistas menosprezam os outros porque isso os faz se sentirem poderosos e com direito. Como eles só vêem as coisas de uma perspectiva de preto ou branco, tudo que não é perfeito é considerado um fracasso.

Porém, embora ser menosprezado seja frustrante, também é um momento importante para você. É possível aproveitar essa experiência e usá-la em seu próprio benefício, mantendo a calma e focando-se no seu próprio bem-estar.

Os narcisistas menosprezam os outros?

Sim, os narcisistas menosprezam os outros como forma de manter os seus próprios sentimentos de direito e auto-importância. Pessoas com transtorno de personalidade narcisista pensam inerentemente que são superiores à maioria das pessoas, por isso é tão difícil para elas apreciarem as personalidades diferenciadas dos outros.

Frequentemente, os narcisistas caracterizam quaisquer diferenças como negativas e desprezam os outros por pensarem ou agirem de maneira diferente. Os narcisistas também menosprezam as pessoas como forma de obter controle e poder. Isso se torna especialmente verdadeiro em relacionamentos românticos ou na dinâmica entre pais e filhos.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Por que os narcisistas menosprezam os outros?

Os narcisistas têm percepções grandiosas sobre si mesmos, o que os leva a acreditar que são superiores. Às vezes, eles são abertos sobre essa crença, e outras são mais disfarçados. Mas em todos os casos, a sua mentalidade rígida resulta da suposição todos são simplesmente menos competentes ou inteligentes.

Desejo de controle constante

Os narcisistas querem se sentir dominantes em seus relacionamentos. Eles não querem que ninguém mais detenha esse poder, então menosprezar os outros permite que mantenham o controle e os outros mais submissos.

Projeção de suas próprias falhas

Os narcisistas tendem a projetar suas próprias fraquezas, falhas e inseguranças nos outros. Esta é uma forma de desviar o olhar de dentro e perceber suas deficiências. Isso mantém a crença de que todos os outros são o problema.

Gaslighting

Os narcisistas também menosprezam os outros como uma forma de gaslighting. Eles comentarão: “Tem certeza de que pode fazer isso?” ou “Isso parece muito trabalhoso para você”, para fazer as pessoas se questionarem. Embora pareça paradoxal, eles preferem que os outros sejam inseguros ao seu redor, pois isso lhes dá mais poder.

Limitada empatia

Narcisistas têm problemas de empatia com os outros, especialmente se ela vier as custas de suas próprias necessidades ou bem-estar. Portanto, em vez de presumir que alguém está simplesmente tentando aprender ou descobrir algo, eles automaticamente o considerarão inferior ou incapaz.

Ciúme

Os narcisistas ficam extremamente ciumentos quando se sentem no direito de possuir algo que outra pessoa tem. Eles têm um conceito limitado de recompensa atrasada ou de necessidade de trabalhar duro. Às vezes, subestimam as pessoas de sucesso como forma de projetar seus sentimentos de ciúme.

Viés de confirmação

Os narcisistas têm percepções negativas e distorcidas em relação aos outros. Eles buscarão informações para “provar” sua teoria de que alguém é inferior e, quando encontrarem essa informação, ela “confirmará” sua verdade (mesmo que seja totalmente distorcida).

Abuso narcisista

O estágio de desvalorização do ciclo de abuso narcisista consiste em criticar e atacar outra pessoa. Esta é uma forma de obter controle, na qual os narcisistas confiam para se sentirem importantes e valiosos.

Obter uma reação

Os narcisistas gostam de incitar o caos. Isso lhes dá um senso de propósito e significado, e eles são hábeis em manipular os outros. Embora a maioria das pessoas tenda a evitar o drama, eles adoram começar e interagir com o drama.

Maneiras de responder ao menosprezo do narcisista

É doloroso e até enlouquecedor sentir-se menosprezado. Mas, lembre-se de que os narcisistas querem que você acredite que é inferior, incapaz ou de alguma forma defeituoso. Isso lhes dá mais poder no relacionamento.

Eduque-se

É sempre útil educar-se sobre traços narcisistas e abuso narcisista. Lembre-se de que as pessoas com transtorno de personalidade narcisista reagem e atacam quando se sentem ameaçadas. Os padrões deles geralmente têm pouco a ver com você e mais com o próprio desconforto. Seja objetivo com o que está acontecendo e atenha-se aos fatos.

Permaneça calmo

Comportar-se de forma neutra desarma qualquer narcisista. Como eles prosperam no caos, preferem que você reaja mal em vez de não reagir. Quando você não responder, enviará uma mensagem clara de que não se importa com o que eles estão fazendo.

Em vez de tentar argumentar ou provar algo, mantenha a calma e a compostura. Pratique o desapego emocional, se necessário. Lembre-se de que perder a calma apenas reforça o comportamento do narcisista.

Não tente provar que ele está errado

Embora seja tentador, evite entrar em uma luta pelo poder. Você provavelmente não mudará a opinião dos narcisistas. Na verdade, seus esforços podem até confirmar a verdade deles.

Portanto, não morda a isca do narcisista. Quer você perceba ou não, eles querem que você fique chateado e reaja.

Não se importe com a opinião dele

Este é um dos passos mais importantes que você pode tomar quando um narcisista o menospreza. Quanto menos você se importar com a opinião deles, mais livre você se sentirá.

A validação externa parece edificante, mas também se tornar seu próprio ciclo vicioso. Quando você precisa dos outros para reconhecer o seu valor, você se torna dependente de elogios e reconhecimentos externos.

Afirme-se

Os narcisistas não têm o direito de definir sua autoestima. Lembre-se, tanto quanto possível, de seus pontos fortes e qualidades positivas. Pergunte a outros amigos ou familiares se você tem dificuldade em identificar algo de bom em você.

Tenha em mente que os narcisistas adoram explorar as fraquezas dos outros. Se você disse ao narcisista algo confidencialmente vulnerável, ele provavelmente usará isso contra você para machucá-lo.

Estabeleça limites rígidos

Você tem o direito de dizer a um narcisista o que você tolera ou não tolera dele. Isso inclui abuso emocional, e menosprezar você é uma forma desse abuso.

A parte mais importante dos limites é implementá-los. Sua palavra não tem mérito se você não pretende cumprir o que diz. Então, se você disser a alguém que sairá da sala se for criticado, isso significa que você absolutamente deve fazê-lo.

A maioria dos narcisistas não respeitará automaticamente os limites. Eles se sentem insultados pelos limites das outras pessoas porque pensam que têm direito a tudo o que quiserem, quando quiserem. É por isso que é sua função defini-los e defendê-los, independentemente de como eles reagem.

Pratique o autocuidado

Quanto mais cuidar de si, melhor será seu relacionamento consigo. Se você realmente quer ser mais esperto que um narcisista, esta é uma das melhores maneiras de fazer isso.

Os narcisistas não querem que outras pessoas pratiquem o autocuidado. Eles não querem que as pessoas se sintam bem consigo mesmas ou que valorizem suas necessidades. Eles querem o que lhes convém, o que muitas vezes vem da validação excessiva e da adesão a todas as suas necessidades e chamados.

Construa sua própria vida

Não importa o quão inseguro ou menosprezado você se sinta, você merece ter uma vida plena. Então, comece pensando no que lhe traz felicidade. Quais atividades você gosta? Quais pessoas fazem você se sentir seguro e valorizado? Quais são suas esperanças e sonhos para o futuro?

Quanto mais você se cercar de esperança e significado, menos controle o narcisista terá sobre o seu bem-estar.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Busque mais suporte

Mesmo que não admitam, os narcisistas prosperam isolando as pessoas de seus sistemas de apoio. Eles querem ter a palavra final no relacionamento porque se sentem ameaçados por perspectivas ou opiniões externas.

Embora não reconheçam externamente que se sentem ameaçados, eles comentarão coisas como: “Sua mãe nunca se importou com seus sentimentos” ou “Ela não parece uma boa amiga. Você merece melhores amizades!”

Uma das melhores maneiras de se capacitar é cercar-se de influências positivas. Procure amigos e familiares que validem o seu valor. Se você não tem ninguém para lhe oferecer isso, considere consultar um Psicólogo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *