Como ser mais esperto que um narcisista?

Ilustração de um homem piscando o olho direito e fazendo sinal de ok com a mão esquerda

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

O narcisista é capaz de usar qualquer subterfúgio para tirar alguém do caminho, e ele parece não se importar com o que dizem. Só que, ao contrário, ele espera que você se importe. Ele é capaz de manipulá-lo com palavras, mas sem nunca pensar sobre o que realmente significam.

Porém, não se preocupe, pois desarmar e ser mais esperto que um narcisista é definitivamente possível, desde que você tenha as ferramentas certas.

Todos nós somos, em algum grau, narcisistas. O que diferencia o narcisismo saudável do psicopatológico é que pessoas decentes sabem que seus impulsos são um problema, e precisam administrá-lo. Nós nos posicionamos como heróis até certo ponto, mas ainda assim, há uma diferença entre as pessoas que fazem isso em um piscar de olhos e o narcisista absoluto que faz isso sem parar.

O narcisista disfuncional trata o seu distúrbio como a solução para todos os seus problemas. E isso vai funcionar se o deixarmos escapar impune. Suas besteiras irracionais se tornam tão confiáveis ​​que ele busca o conflito apenas para que possa reviver um triunfo, uma falsa sequência de vitórias eternas.

Leia também:  Aprenda a identificar os diversos tipos de mãe narcisista

Não importa como você reaja, o narcisista sempre interpretará isso como uma vitória para ele e uma derrota para você:

  • Se for embora, você é um desistente;
  • Se ficar chateado, você é hipersensível;
  • Se o amaldiçoar, você é indelicado;
  • Se raciocinar com ele, você é um otário;
  • Se ficar com raiva, você está exagerando.

Aqueles que vivem com um narcisista acham difícil manter, ao mesmo tempo, sentimentos positivos e negativos por ele. Como resultado, as coisas sempre acabam em discussão. Você pode sofrer insultos, humilhações e até comportamentos de zombaria.

Como criar limites para si mesmo?

Quando foi a última vez que você pensou conscientemente sobre como gostaria que as pessoas o tratassem? Muitas vezes não damos valor à bondade dos outros. Assumimos que todos vão agir com bondade em seus corações, mas o narcisista não.

Ao lidar com ele, é preciso criar conscientemente limites para si mesmo, de modo a reconhecer quando forem ultrapassados. O que é um problema para você? Mentiras? Infidelidade? Ser um saco de pancadas emocional?

Lembre-se de que limites são sobre como as outras pessoas irão tratá-lo. Se você não aceita mentiras, defina esse limite e vá embora quando tentarem tratá-lo com desrespeito.

Então, como tratar um narcisista?

Depois de certificar-se de que está lidando com um, pare de ouvir suas palavras como se fosse uma verdade absoluta e concentre-se apenas em expor implacavelmente seu jogo mental irracional. Ele vai tentar mudar de assunto, mas não deixe que o leve para os tópicos em que pode vencer. Você tem uma missão, expor suas besteiras.

Não perca tempo explicando por que o comportamento dele é imoral ou magoa você. Permaneça imóvel. Se ele responder com uma repreensão irracional sobre você ter a mente fechada, não negue e diga: “Claro, estou fechado para sua manipulação. Não pretendo ser absolutamente mente aberta. Eu sou aberto e fechado para as coisas certas, não para as erradas, e não aceito conselhos morais de pessoas que constantemente falam besteira para se exibir”.

Leia também:  A fachada secreta do narcisista vulnerável

Evite a ansiedade sobre suas acusações. Dada a a irracionalidade do narcisista, ele não têm uma base moral para se apoiar.Lembre-se que o único propósito de um narcisista é impedir que tudo funcione bem, e é muito difícil frustrá-lo. Ele é um mestre da deflexão, e fazer você se sentir como um perdedor é o objetivo do jogo.

O narcisista se alimenta fortemente da admiração dos outros. Sem outras pessoas, ele não é nada. É por isso que um dos maiores medos dele é a total falta de admiração. Isso não é tão temido quanto ser envergonhado pelos outros, mas está muito próximo.

Aqui estão outras dicas que vão ajudá-lo a ser mais esperto que um narcisista:

  • Aprenda a reconhecer os sinais. O narcisismo é difícil de identificar no início de uma relação, mas à medida que se aprende a reconhecer os sinais, torna-se mais fácil lidar com ele. Alguns sinais comuns incluem um comportamento arrogante, a necessidade constante de atenção e elogios, e a falta de empatia;
  • Mantenha o seu próprio poder. O narcisista é muito manipulador e tenta controlar os outros. É importante que se mantenha o seu próprio poder, e não deixe que ele o domine. Isso significa dizer não quando for apropriado, estabelecer limites claros e respeitar os seus próprios sentimentos e necessidades;
  • Não dê a atenção que o narcisista quer. O narcisista gosta de receber muita atenção e elogios, mas dar essa atenção só vai reforçar o seu comportamento. Em vez disso, ignore a manipulação e não dê muita atenção aos elogios ou ao comportamento arrogante dele;
  • Mantenha o foco em si mesmo. O narcisista é muito bom em fazer os outros se sentirem inseguros e inadequados. Mantenha o foco em suas próprias necessidades e sentimentos, e não deixe que ele o distraia com suas próprias inseguranças;
  • Procure ajuda profissional se necessário. Se você está tendo dificuldades para lidar com um narcisista, é melhor buscar ajuda profissional. Um Psicólogo vai ajudá-lo a encontrar maneiras saudáveis de lidar com a situação e a cuidar de si mesmo.
Leia também:  Como mulheres narcisistas aterrorizam outras mulheres?

Você é responsável por suas reações e emoções

Ao tentar ser mais esperto que um narcisista, você vai perceber que ele têm uma reação emocional séria. Isso faz parte da manipulação e você não estará no comando dessas emoções. Você é responsável apenas por si mesmo.

Publicidade

Você também é responsável pelas pessoas com quem passa seu tempo. Uma das melhores maneiras de se mais espero que um narcisista é cercar-se de pessoas que o tratam com respeito. Com o tempo, você encontrará maneiras de substitui-lo por outro grupo de pessoas mais saudáveis.

Se o narcisista não mudar o comportamento e respeitar você, ele não merece estar em seu círculo.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *