Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » Como fazer um narcisista sofrer?

Como fazer um narcisista sofrer?

Uma mulher narcisista olhando para um espelho quebrado

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Um narcisista sempre tenta de tudo para dificultar a vida das pessoas ao seu redor. E, se tem uma coisa que ele é bom, é em fazer as pessoas se sentirem péssimas consigo mesmas. Embora a vingança não seja a melhor coisa a se fazer, dar a ele um gostinho do próprio veneno pode ajudar.

Aqui estão algumas maneiras de fazê-lo sofrer um pouquinho:

Eduque-se sobre o narcisismo

Aqui está a infeliz verdade: o narcisista quer mantê-lo na ignorância. Ele não quer que você reconheça a profundidade de seu comportamento cruel. Em vez disso, ele espera que você tolere a maneira como te trata, sem questioná-lo.

É por isso que estudar o narcisismo é uma das maneiras mais fáceis de deixá-lo infeliz. Uma vez que você aprende suas táticas, e pode rotulá-las pelo que são, começará a reconhecer os padrões problemáticos no relacionamento.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Ignore o comportamento narcisista

O narcisista prospera quando está no centro das atenções. Esta regra se aplica mesmo com a atenção negativa. Portanto, ignorar o mau comportamento é prejudicial para a já baixa autoestima do narcisista.

Em muitos casos, ele agirá de forma ainda mais desagradável para chamar sua atenção. Mas ele perderá tração se você permanecer forte no tratamento silencioso.

Atenha-se aos fatos

Pense em como o narcisista fala e conta histórias para os outros. Frequentemente ele embeleza suas experiências, usa linguagem exagerada e enfatiza suas emoções e sucessos. É como se cada cena fosse um filme de Hollywood onde ele é, sem dúvida, a estrela.

Portanto, um narcisista sofrerá se você fizer exatamente o oposto. Ele terá menos oportunidades de discutir com você se usar apenas fatos. Não espere que o narcisista se desculpe repentinamente ou reconheça seus erros. Na verdade, ele provavelmente ficará ainda mais confuso ou reativo.

Porém, quanto mais você se desvencilhar das emoções dele e se apegar à lógica e às evidências legítimas, mais sofrimento ​​provocará.

Diga não

É impressionante como três letras destroem o frágil ego de um narcisista. Ele odeia quando as pessoas o enfrentam e estabelecem limites. Portanto, dizer “não” à um narcisista é visto como uma forma de rejeição pessoal.

Se você quer fazê-lo sofrer, pare de ceder a todas as suas exigências implacáveis. Não diga sim só porque se sente melhor.

Defenda as consequências

Ao começar a articular limites, precisa impor as consequências. Não basta dizer: “não me critique”. Em vez disso, você precisa dizer: “se você me criticar, sairei de casa e só voltarei à conversa mais tarde”.

Porém, você precisa seguir rigorosamente essa intenção. O narcisista geralmente não têm empatia pelos sentimentos de outras pessoas, então ele não vai entender de onde você vem. Por isso a consistência é tão importante!

Quanto mais consistente você for, mais o narcisista sofrerá. Ele odeia sentir que não pode fazer o que quiser. E, quanto mais você defende o que é e o que não é apropriado, menos cede às exigências ridículas dele.

Seja melhor do que o narcisista em algo

Em um relacionamento saudável, a outra pessoa não se importa muito se o seu parceiro é melhor do que ela em algo. Mesmo que se sinta um pouco insegura, esse sentimento não a impede de amar o outro, ou de se dedicar a esse novo hobby.

Mas, um narcisista simplesmente não consegue lidar com a vitória de outra pessoa. Ele tenta sabotar o sucesso, subestima o desejo de se envolver no hobby ou deixa-o completamente de lado.

Exija o comprometimento dele

Quer saber outra coisa que faz um narcisista sofrer? Basta pedir-lhe que se comprometa com suas regras. Quer seja comprar uma casa juntos, casar ou até mesmo adotar um cachorro, o narcisista sempre resiste quando não consegue definir os próprios cronogramas de vida.

Claro, os motivos devem estar claros antes de se envolver com esses compromissos. Afinal, qual é o sentido de promover seu relacionamento quando você não quer mais estar nele? Se não estiver em um bom momento da vida, assumir compromissos de longo prazo só prolongará o sofrimento.

Aproveite seus outros relacionamentos

Um narcisista precisa ser a pessoa mais importante da sua vida. Ele não quer que ninguém mais tenha a capacidade de fazê-lo se sentir feliz ou de magoá-lo.

Essa mentalidade explica por que ele tende a falar mal das outras pessoas de sua vida. Por exemplo, criticar um membro amoroso da família por ser muito autoritário. Ele vão rebaixar seu colega de trabalho favorito por ser muito obcecado pelo trabalho.

O narcisista trabalha duro para convencê-lo de que outras pessoas também querem prejudicá-lo. E, infelizmente, seu esforço pode dar certo. Se você já começou a se isolar de outras pessoas, é hora de refletir sobre como o narcisista está te influenciando.

Melhore sua autoestima

Em relacionamentos saudáveis, os parceiros inspiram um ao outro a abraçar seu melhor e verdadeiro eu. Você quer que a outra pessoa tenha sucesso e se sinta feliz consigo mesma!

Mas, um narcisista opera sob um conjunto diferente de regras. Na verdade, se você quiser fazê-lo sofrer, melhore sua própria autoestima. Ele se sente ameaçado quando alguém próximo se torna confiante e seguro de si. Portanto, concentre-se menos nele e mais em si mesmo.

Evite reações dramáticas

A maioria das pessoas tenta ser civilizada quando surge um conflito. Mas, como você sabe, o narcisista adora caos e discussões. Ele se empolga ao conseguir tornar um problema menor em algo maior.

E, como mencionado, o narcisista adora atenção negativa. Às vezes, ele fará coisas apenas para provocar propositalmente outras pessoas. Isso é mais comum quando se lida com um narcisista maligno, mas todos o fazem até certo ponto.

Então, se você quer fazer um narcisista sofrer, evite dar a ele essa satisfação. Finja que nada está acontecendo.

Use o método da pedra cinza

Se você tiver que manter algum relacionamento com um narcisista, preste atenção em como e quais informações você compartilha com ele.

Lembre-se de que o narcisista guarda tudo o que você diz. Ele investiga esses detalhes para usá-lo contra você mais tarde. Portanto, não compartilhe qualquer coisa que possa ser distorcida, e o método da pedra cinza ajudará.

Mantenha suas interações breves, chatas e monótonas. Responda com uma única palavra ou frase, se possível. Não revele muita emoção. Basicamente, você lida com ele da mesma forma que lidaria com uma criança fazendo birra, afastando-se e mantendo a calma.

Desse modo, estará mostrando ao narcisista que não se importa nem um pouco com a tragédia dele.

Celebre as suas conquistas

Além do narcisista não gostar de perder, ele também odeia quando os outros celebram suas virtudes e sucessos na frente dele. Isso põe o seu ego em risco, e o faz sofrer.

Comece gastando mais tempo contando a outras pessoas sobre suas realizações. Mas, não há necessidade de se gabar.

Se você estiver participando de uma conversa casual, por exemplo, e as pessoas perguntarem o que está fazendo, não minta ou minimize as próprias conquistas! Lembre-se de que isso deixará um narcisista com raiva!

Ele provavelmente reagirá tentando te superar (mesmo que não tenha nada a oferecer), ou falará mal de você de outras maneiras.

Corte todos os contatos

Nem sempre é possível, mas evitar qualquer comunicação com um narcisista é a melhor estratégia de fazê-lo sofrer.

O narcisista depende das pessoas para abastecer seu suprimento. Por isso que cortar relações com ele é tão eficiente, já que precisa de um fluxo constante de validação e adoração

É por isso que ele frequentemente alterna entre um intenso love bombing e a desvalorização odiosa.

Cortar o contato significa afastar-se de seus jogos manipulativos. Com essa abordagem, o narcisista perde instantaneamente uma fonte valiosa de seu suprimento.

Trate-o da mesma forma

Você também pode fazer um narcisista sofrer agindo de modo semelhante à ele. Claro que você não deve machucar alguém por meio do abuso emocional. Mas, você pode adotar maneiras de dar a ele um gostinho de seu próprio veneno.

Por exemplo, incomodá-lo um pouco apenas para deixá-lo loucos: “eu não sabia que você queria lavar a roupa. Por que você não me contou?” Ou, você pode se gabar abertamente de suas próprias realizações, em vez de destacar as deles: “já contei que fui eleito funcionário do mês e ganhei um almoço grátis?”

Apesar de tudo, seja cauteloso ao usar essa abordagem. O sofrimento de um narcisista infeliz pode rapidamente se transformar em uma intensa raiva.

Busque uma vida feliz

O narcisista quer que você seja infeliz, pois isso faz parte da própria projeção narcísica. Como ele não consegue sentir-se verdadeiramente feliz ou realizado, também não quer que os outros experimentem esses benefícios.

O narcisista sempre se sente melhor quando todos ao seu redor estão vulneráveis, assustados ou infelizes. Portanto, se você quiser fazer um narcisista sofrer, viva uma vida autêntica e que lhe traga alegria.

Persiga suas próprias paixões, relacionamentos e elimine as pessoas ou coisas que o desanimem.

Verifique a própria empatia

O narcisista quer que você sinta pena dele. Assim como ele gosta de ser o herói na história dos outros, ele também gosta de ser a vítima de si mesmo. Assim, há uma boa chance de você ter uma enorme empatia pelo narcisista (ou pelo narcisismo em geral).

Embora não haja nada de errado com a forma como você se sente, é essencial que esteja ciente de como sua empatia afeta seus comportamentos. Por exemplo, você desculpa o narcisista por fazê-lo se sentir infeliz? Você diz a si mesmo que o narcisismo é um transtorno e, portanto, ele não pode ser responsabilizado?

Se você quer fazer um narcisista sofrer, esteja ciente de seus próprios limites de empatia e reavalie como estende isso para seus relacionamentos. A ideia é que, mesmo que consiga entender o que ocasiona o comportamento dele, não precisa tolerá-lo.

Obtenha suporte profissional

O narcisista adora quando você fala sobre ele, mas até certo ponto. Na verdade, ele quer que você se gabe de seus sucessos e compartilhe sua grandeza.

Contudo, no momento em que você questiona abertamente seus motivos ou expressa dúvidas sobre sua personalidade, ele se desequilibra. É por isso que procurar terapia é uma das maneiras mais rápidas de fazer um narcisista sofrer.

No fundo, ele sabe que um bom Psicólogo o ajudará a reconhecer toda a magnitude de seus eus desagradáveis. Ele também sabe que a terapia vai ajudá-lo a entender melhor as necessidades emocionais que você precisa encontrar em um parceiro.

E assim, ele te atacará se mencionar a terapia. Da mesma forma, falará mal do Psicólogo e insistirá que ele é incompetente ou estúpido.

É assim que se descobre quando um narcisista está com medo!

Perguntas frequentes

A seguir estão as respostas para algumas perguntas frequentes sobre a pessoa narcisista, bem como lidar com ela.

Qual é a melhor maneira de enganar um narcisista?

Descobrir o próximo passo de um narcisista é sempre a melhor maneira de enganá-lo. Isso significa prestar atenção aos seus padrões e saber como ele costuma responder quando se sente estressado.

Se você puder antecipar sua reação, poderá se concentrar em como mudar o próprio comportamento para não se tornar vítima de suas táticas.

  • Ignore o love bombing: um narcisista dirá qualquer coisa que você queira ouvir para fazer se sentir apaixonado. É por isso que se apaixonar por um narcisista é tão fácil;
  • Ignore a desvalorização: um narcisista se tornará mais agressivo e zangado quando os elogios não funcionam;
  • Deixe-o antes que ele deixe você: isso o enfurecerá, mas também fará com que perca temporariamente o senso de controle e poder. Ele vai se debater tentando reconquistá-lo;

Como punir um narcisista?

Se você fizer um narcisista se sentir sem importância, atingirá o objetivo de puni-lo. Nada, afinal, é mais punitivo do que se sentir como nada.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

  • Humilhação pública: não é segredo que a humilhação pública é prejudicial à autoimagem de um narcisista. Corrói seu poder e desencadeia uma imensa raiva narcisista;
  • Coloque seus amigos contra ele: se ele começar a perder amigos (especialmente se for um melhor amigo), ele se sentirá inerentemente ameaçados;
  • Evite admirá-lo: evite oportunidades em que ele possa se gabar ou superar você. Quanto mais “chato” você os tornar, mais irritado eles se sentirá;
  • Viva sua melhor vida: isso significa trabalhar intensamente para se liberar do vínculo traumático e abraçar o verdadeiro eu. O narcisista ferverá de ciúme e se sentirá infeliz ao ver você prosperar;
  • Continue ignorando-o: a melhor maneira de permanecer firme em seus esforços para se vingar de um narcisista é permanecer fiel aos seus objetivos;

O que causa desconforto em um narcisista?

Como você provavelmente já sabe, o narcisista se sente desconfortável ​​com muitas coisas.

  • Suas emoções: o narcisista não gosta quando outra pessoa está no centro das atenções. A extrema felicidade ou tristeza de alguém causa desconforto no narcisista;
  • Sucesso de outras pessoas: o narcisista acredita que deve ser melhor do que todos os outros. Então, se alguém o está superando, ele se sente desconfortável e vulnerável;
  • Intimidade: o narcisista geralmente se sente vazio por dentro e, embora valorize os relacionamentos e deseje um parceiro, resiste a verdadeira intimidade;
  • Começar algo novo: o narcisista está tão preocupado com seu desempenho que simplesmente não não pode aproveitar algo novo;
  • Outros narcisistas: para ele, apenas uma pessoa pode estar no topo. Se não forem ele próprio, a outra pessoa se torna o inimigo.

Pensamentos finais

Saber como fazer um narcisista sofrer ajudará você a se sentir mais confiante e no controle do relacionamento. Mas, lembre-se de que esse trabalho é exaustivo. Não entre em um ciclo vicioso de tentar ser mais esperto que outra pessoa.

A parte mais importante deste trabalho é: saiba quando sair dele. Um narcisista vive em um estranho mundo de fantasia, onde as pessoas lhe devem todo o poder, amor e atenção. Mas, isso não significa que você também deva viver nesse mundo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *