Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » Como os narcisistas usam o olhar para te manipular?

Como os narcisistas usam o olhar para te manipular?

Um jovem narcisista se olhando pelo reflexo na janela de um prédio

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Um olhar narcisista é tão intenso e penetrante que parece consumir toda a atenção e energia em seu caminho. Por trás desses olhos penetrantes, há uma necessidade insaciável de dominação, controle e admiração.

Os narcisistas usam o contato visual para seduzir e criar uma sensação de intimidade, intimidar ou afirmar seu controle. Eles também olham nos olhos de suas vítimas em busca de pistas ou sinais de submissão e admiração.

Independente da intenção por trás do olhar do narcisista, seu efeito psicológico sempre é perturbador.

Para ele, uma vítima só é útil na medida em que pode alimentar sua necessidade de admiração, controle e poder.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Quando um narcisista olha em seus olhos, não é porque ele está apaixonado a ponto de não conseguir desviar o olhar, mas porque está explorando por inseguranças e fraquezas que possa usar contra você.

A raiva no olhar do narcisista

Os narcisistas não conseguem controlar suas emoções como a maioria das pessoas. Se eles sentem que seu ego está ameaçado, perdem o controle e demonstram uma raiva incontrolável, e que é assustadora e potencialmente perigosa.

Procurando uma vulnerabilidade

Geralmente, os olhos do narcisista escurecerem muito antes que a raiva se torne evidente.

É possível perceber que ele está olhando para você mais intensamente do que o normal, como se estivesse procurando por algo escondido dentro de si.

Este é o primeiro estágio dos olhos de raiva narcisista e, embora tenha a intenção de fazer você se sentir desconfortável e inquieto, é apenas o começo do processo.

A escuridão no olhar do narcisista

À medida que a raiva aumenta, os olhos do narcisista escurecem ainda mais. Sua pupila aumenta e o olhar se torna cada vez mais vazio e sem vida.

Isso é muito assustador e intimidador, afinal, olhos opacos e mortos são frequentemente associados ao mal.

Nesse estágio, o narcisista parece olhar através de você, mas sem demonstrar nenhuma emoção.

Esse olhar se intensifica à medida que a raiva aumenta, mudando de sem vida a completamente mortos. Ele se torna frio, transmitindo uma mensagem clara: “Você não é nada para mim”.

Esse estágio do olhar narcisista é muito semelhante ao olhar do sociopata. Ambos são intimidadores, manipuladores e usados ​​para comunicar uma ameaça implícita.

Escondendo a vergonha e a fraqueza

Os narcisistas também usam o olhar para mascarar partes de sua personalidade, consideradas vergonhosas ou que possam indicar falha ou fraqueza.

Eles sentem que estão perdendo o controle ou com medo de que você exponha sua verdade interior, repleta de sentimentos de vazio, solidão e indignidade.

O olhar do narcisista maligno

À medida que as pupilas dilatam, o olho parece mais escuro, dando ao narcisista uma aparência quase maligna. Uma vez que a raiva chega nesse estágio, você está em perigo.

Olhos negros sugerem uma onda de adrenalina que se transformará em agressão ou violência.

O narcisista agora está experimentando emoções dolorosas, no qual é incapaz de controlar ou administrar, levando-o a atacar e buscar vingança contra quem quer que seja a vítima.

O olhar predatório do narcisista

Você pode ter apenas um vislumbre fugaz do olhar predatório de um narcisista, mas nunca esquecerá o quão desconfortável isso o deixa.

De alguma forma, os olhos de um narcisista ficam completamente frios e vazios, sem nenhum calor ou intimidade decorrentes do contato visual prolongado.

Você encontrará o narcisista olhando para você como se estivesse prestes a atacá-lo. Algo muito parecido com os olhos de um tubarão que ficam escuros antes de atacar sua presa.

Por outro lado, os narcisistas geralmente agem como se seu olhar predatório nunca tivesse acontecido, sugerindo que a vítima nunca deveria notar suas intenções.

Se você notar esse tipo de olhar me um narcisista, então é hora de se distanciar dessa pessoa, antes que a situação se torne mais intimidadora ou perigosa.

Intimidação e manipulação

É difícil acreditar que algo tão simples e comum como o contato visual possa efetivamente manipular alguém, mas os narcisistas fazem disso uma arte.

Esse olhar ameaçadoramente frio é altamente enervante, deixando a vítima desconfortável e inquieta.

Os narcisistas usam o contato visual para intimidar e manipular, começando com um longo exame visual, que faz a vítima sentir como se sua própria alma estivesse sendo sondada.

Eles aprendem tudo o que podem sobre a vítima, espelhando seu comportamento e copiando o estilo de comunicação.

Os narcisistas também são capazes de lançar um olhar longo e frio quando querem sua atenção. Eles manterão contato visual até receberem a atenção e a validação de que precisam para compensar sua baixa autoestima.

Mas, é somente quando querem intimidá-lo que os narcisistas empregam o olhar predatório.

Por que os narcisistas encaram?

Os narcisistas usam todos os meios disponíveis para criar uma imagem perfeita de si mesmos, bem como mascarar suas formas de manipulação, incluindo o contato visual.

O contato visual prolongado estimula o sistema nervoso a liberar oxitocina e feniletilamina, e o narcisista sabe que esses produtos químicos estão associados a vínculos de longo prazo e sentimentos de atração.

Ao provocar contato visual prolongado, o narcisista cria uma falsa sensação de intimidade e segurança, apresentando-se como o parceiro perfeito com quem compartilhar tais sentimentos. É o começo da manipulação.

Depois que o narcisista atrai sua vítima, ele emprega um tipo diferente de olhar ou estrabismo, de modo a fazê-la se sentir no limite.

Ele quer que a vítima só tenha olhos para ele, bem como os encare com devoção.

O processo natural do olhar narcisista:

  1. Começa como uma tentativa de intimidade,
  2. Se torna um estudo das fraquezas da vítima;
  3. O olhar se torna penetrante e predatório.

Como o olhar do narcisista manipula você?

Como mencionado, o contato visual prolongado evoca intimidade e desperta uma sensação de atração.

O narcisista usa esse estratagema para atraí-lo para sua narrativa, criando a falsa sensação de proximidade e segurança. Com isso, ele espera que você baixe a guarda.

Depois de te conquistar, ele continuará usando seu olhar para perturbá-lo, de modo que você se volte para ele, buscando novamente a sensação de segurança.

Nesse ponto, ele se retira, deixando você encarando olhos vagos e vazios.

Esse tipo de olhar narcisista significa que ele está procurando por sinais. Ele quer encontrar algo, qualquer coisa que possa usar para te criticar.

Ele também procura mudanças suspeitas sobre as quais possa interrogá-lo, obliterando a sensação anterior de intimidade e fazendo com que você se sinta rejeitado.

Esse é o tipo de micromanipulação em que os narcisistas usam para controlá-lo, bem como para garantir que você esteja fornecendo o suprimento narcisista de que precisam.

Como reconhecer o olhar do narcisista?

O olhar narcisista assume várias formas, então como reconhecer o olhar narcisista? A primeira coisa a procurar é a duração.

A maioria das pessoas só consegue manter contato visual por cerca de três segundos, mas os narcisistas têm um senso de auto-importância tão inflado que mantém seu olhar por cinco segundos ou até mais.

Há uma razão para fazerem isso: eles sabem como é perturbador.

Os narcisistas são manipuladores especializados, e usam o contato visual prolongado para fazer você se sentir desconfortável e vulnerável. Eles precisam que você se sinta impotente, para que então possam controlá-lo e aumentar o próprio senso de superioridade.

Qualquer olhar que te deixe assustado ou intimidado é um olhar sociopata, psicopata ou narcisista.

Mesmo que você não consiga distinguir o tipo exato ou a motivação por trás do olhar, você ainda precisa confiar em seu instinto. Se seu instinto é de ficar com medo, então haverá uma boa razão para isso.

Como responder ao olhar do narcisista?

Algumas pessoas se sentem lisonjeadas quando um narcisista as encara, pensando que isso indica intimidade ou devoção. Mas, é somente quando o olhar do narcisista se torna frio e sombrio que as dúvidas aparecem.

Os narcisistas acham as críticas terrivelmente dolorosas e te atacarão se você os confrontar diretamente. Portanto, enquadre-a entre dois elogios, de modo que o narcisista ache mais fácil de digerir.

Diga algo como: “Adoro como você olha nos meus olhos, mas às vezes acho isso um pouco perturbador. Eu gostaria que meu olhar fosse tão intenso quanto o seu”.

Isso deixará o narcisista ciente de que você notou o olhar, bem como agora sabe que ele o usa para deixá-lo desconfortável.

Perguntas frequentes

Por que os narcisistas olham fixamente em seus olhos?

Os narcisistas olham profundamente em seus olhos para manipulá-lo e intimidá-lo. Para uns, esse olhar parece amoroso, enquanto para os outros, parece ameaçador.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Todo o propósito de um olhar narcisista é desequilibrá-lo, destruir sua confiança e torná-lo mais fácil de controlar.

É possível identificar um narcisista pelo olhar?

Alguns narcisistas são melhores em esconder seus traços do que outros, e nem sempre será possível dizer que alguém é narcisista apenas pelo olhar.

No entanto, uma característica reveladora do olhar narcisista é que ele envolve contato visual penetrante e prolongado.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *