O que acontece quando um narcisista vê sua boa aparência?

Sombra de um homem musculoso, enquanto na frente está um homem comum de braços cruzados

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Em um mundo cada vez mais influenciado pelas redes sociais, a aparência desempenha um papel significativo em como nos apresentamos aos outros. Sendo assim, o que acontece quando um narcisista vê a sua boa aparência e confiança: o desenrolar de uma montanha-russa de emoções e táticas de manipulação.

Como o narcisista tem traços de personalidade distintos e que moldam suas interações sociais, a forma como reage à pessoas com boa aparência ou expressando emoções positivas é diretamente influenciada por suas tendências narcisistas.

De ciúme e inveja a tentativas de roubar os holofotes ou lançar campanhas difamatórias, o narcisista tem uma maneira única de responder a felicidade e autoconfiança das outras pessoas.

Como o narcisista se sente quando você está feliz?

Entender o que passa pela cabeça do narcisista quando ele vê você com uma boa aparência ajuda a entender melhor por que ele reage de maneira tão negativa.

O narcisista só ficará feliz em ver você com boa aparência se isso o beneficiar de alguma forma, ou o fizer parecer bem. Em qualquer outro cenário, ele verá sua felicidade como uma ameaça em potencial.

Ter o ego inflado significa que ele acredita que você só pode ser feliz por causa dele, e não por causa de algo que fez por si mesmo. Imagine o pobre narcisista cujo ex se sente bem: de repente, ele se depara com uma realidade diferente, na qual não está mais no controle das emoções e corre o risco de ser superado por você.

Ele tem inveja de sua felicidade e se sente insultado por sua capacidade de ser feliz sem ele.

Quer levar o crédito

Se você está namorando um narcisista, por exemplo, em vez de elogiar sua aparência, ele tentará chamar a atenção de todos para si mesmo. Ele pode dizer: “Ela não está linda com a roupa que eu escolhi?” ou “Ela finalmente aceitou meu conselho, e veja como está feliz agora”.

O narcisista não está necessariamente fazendo isso para rebaixá-lo ou prejudicá-lo, pois é assim que ele vê a vida. Tudo de positivo acontece por causa dele e de sua superioridade inerente.

Além disso, como o narcisista anseia por atenção, então ele fará o que for preciso para protegê-la, mesmo que isso signifique roubá-la de outra pessoa.

Tem inveja

O narcisista precisa ser os melhor, o mais bonito e os mais bem-sucedido o tempo todo. Ter uma boa aparência ameaça a autoimagem frágil do narcisista, despertando o monstro de olhos verdes. O sucesso de sua vítima é o fracasso do narcisista, e ele vai querer a atenção que o outro está recebendo.

Publicidade

Não se esqueça que o narcisista vive em um mundo de fantasias, no qual ele é o centro das atenções. A beleza, riqueza, felicidade ou sucesso de outra pessoa mina essas fantasias e lembra o narcisista de suas deficiências.

Leia também:  Aprenda a identificar os diversos tipos de mãe narcisista

Quando ele vê você exibindo algo que sente que falta em si mesmo, ele vai querer reividincar para si mesmo.

Se sente inseguro

Quando um narcisista vê você feliz, ele imediatamente sente que está perdendo o controle. Ele não quer que você seja feliz, a menos que seja por causa dele. Se você está bem porque foi elogiado no trabalho ou um amigo noivou, o narcisista se sentirá rejeitado.

A única vez que um narcisista se sente confortável em ver você feliz é quando isso o beneficia. Se não for esse o caso, ele se sentirá ameaçado porque entende que ele não estão mais controlando suas emoções.

A felicidade e o estado positivo dos outros também destacam seus sentimentos de inadequação, levando-o a questionar seu valor e promovendo insegurança.

Espalha boatos

Quando um ex parceiro narcisista vê você feliz, ele tenta deixá-lo infeliz. Para fazer isso, ele espalha boatos, dizendo a seus amigos que você o traiu ou que fez uma cirurgia plástica, e é por isso que está tão bonito.

Ele postará comentários negativos nas redes sociais, fazendo de você o narcisista da história, bem como dizer que você editou suas fotos para parecer melhor. O narcisista precisa ser o mais atraente e o mais feliz, então fará o que for preciso para derrubá-lo.

Tenta superar você

O narcisista precisa ser o melhor, o mais bem-sucedido ou o mais feliz. Ele é capaz de abrir um novo negócio se você conseguir um novo emprego. Se você conseguir uma roupa nova, ele substituirá todo o próprio guarda-roupa.

O senso de direito do narcisista significa que ele sempre pensa que merece mais do que você. Então, se você receber um elogio, ele vai precisar receber dois.

Digamos que você postou uma selfie lisonjeira nas redes sociais. Um narcisista responderá postando uma ainda melhor, geralmente escolhendo um local exótico e na expectativa de receber mais curtidas do que você.

Minimiza suas conquistas

O narcisista não apenas se envolverá em uma competição por superioridade quando vir que você está bem, mas também minimizará suas conquistas.

Ele fará comentários desagradáveis ​​sobre sua foto de perfil. Algo como: “Boa foto, mas todos sabemos que é apenas mais uma tentativa desesperada de chamar a atenção” ou “Tentando mascarar suas inseguranças com um pouco de Photoshop?”

O narcisista não suporta ver outra pessoa receber atenção positiva porque acredita firmemente que tudo deve ser concedido a ele.

Roubará os holofotes

O narcisista se envolve em autopromoção ou rivalidade, dependendo do contexto social e dos benefícios que potencialmente pode obter. Se seu ex parceiro narcisista ver você feliz, ele usará de técnicas para roubar seus holofotes.

Leia também:  Como manter um bom relacionamento com um narcisista?

Por exemplo, se você cortou o cabelo e postou uma foto nas redes sociais, então o narcisista postará uma imagem de si mesmo usando um novo par de sapatos, acompanhado de um comentário como: “Todos nós sabemos quem é o verdadeiro criador de tendências”.

Isso combina autopromoção com um comentário depreciativo, bem como ajuda a colocar o status do narcisista acima do seu.

Compartilhará os holofotes

Se roubar os teus holofotes não funcionar, o narcisista tentará encontrar uma maneira de compartilhá-los com você. Isso vem na forma de um elogio indireto como: “Não é de admirar que esteja tão bonita, já que ela me tem para inspirá-la” ou “Eu a ajudei a descobrir sua beleza interior, e agora o mundo inteiro pode apreciar o que eu via o tempo todo.”

Por outras palavras, o narcisista manipulará a situação para que possa compartilhar seus holofotes. Mas, infelizmente, isso não será suficiente. O narcisista vive em um padrão de ciúme e recusa aceitar que outra pessoa está prosperando.

Ele vai se sentir irritado por ter que dividir os holofotes com você, então procurará uma maneira de derrubá-lo.

Arruinará sua confiança

O narcisista acredita que é superior a todos os outros e, portanto, merece atenção e elogios. Se você está recebendo atenção porque está com uma boa aparência, então o narcisista precisará afastá-la de você, minimizando suas conquistas e destruindo sua imagem e reputação.

Embora esse comportamento assuma várias formas, ele geralmente envolve o contato de amigos em comum e a divulgação de histórias maliciosas. O comportamento também costuma ir muito além de alguns comentários desagradáveis ​​para conseguir o que acredita merecer.

O problema é que campanhas de boatos e difamação danificam rapidamente sua credibilidade e sanidade. O narcisista dirá: “Ela acha que está bonita com sua nova imagem, mas qualquer um pode ver que é apenas um pedido desesperado de atenção.

Agora você pode entender porque eu tive que terminar com ela, afinal eu não pude dar a atenção e a validação que ela precisava para compensar a falta de autoconfiança.”

Isso é bastante brando para um narcisista, mas outros farão coisas pior, como acusá-lo de usar drogas, trapacear, agir como louco ou negligenciar seus filhos.

Te deixará com ciúmes

Se um ex parceiro narcisista ver que você está bem, ele ficará com ciúmes da atenção que está recebendo, e retaliará tentando fazê-lo se sentir da mesma maneira. Isso permite que ele recupere o controle da situação e roube os holofotes de você.

Estar com uma boa aparência e aproveitar a vida depois de um rompimento fará com que o narcisista se sinta inseguro, o que ele odeia. Ele usará todas as ferramentas que tiver para se vingar desse desconforto, inclusive deixando você com ciúmes.

O narcisista exibirá a própria felicidade, postando fotos das férias ou fazendo um grande alarde sobre uma conquista recente no trabalho, dizendo algo como: “Acabei de receber outro prêmio por minhas excelentes contribuições!”

Como alternativa, começará a namorar alguém novo, e postará comentários destinados a te deixar com ciúmes. Estes podem ser coisas como:

  • “Não posso deixar de compartilhar a incrível conexão que encontrei em meu incrível novo relacionamento. Minha parceira é tudo com que sempre sonhei, linda, bem-sucedida e totalmente dedicada a mim. Algo que nunca experimentei antes.”;
  • “Sinto-me incrivelmente abençoado por finalmente ter encontrado minha alma gêmea. Somos inseparáveis, criando uma história de amor com a qual os outros só podem sonhar.”
Leia também:  8 sinais de que você está lidando com um narcisista vulnerável

Provocará uma briga

Quando você está com uma boa aparência, o narcisista tentará atrapalhar essa autoconfiança, de modo que possa reafirmar seu domínio e recuperar o controle.

Ele pode provocar dizendo algo como: “Quem você pensa que é, desfilando por aí como se fosse especial? Sua aparência pode ter mudado, mas por dentro ainda é a mesma pessoa insignificante.”

Esses comentários depreciativos são projetados para provocar uma reação, ao mesmo tempo em que dá à autoestima dele um impulso muito necessário. O narcisista quer lembrá-lo de seu poder sobre você, para que possa continuar a controlá-lo e manipulá-lo.

Perguntas frequentes

O narcisista gosta de elogios?

Veja bem, o narcisista anseia por elogios como um peixe anseia por água, mas isso não significa que ficará satisfeito com qualquer elogio. Ele tem expectativas mais altas do que isso.

Elogie um narcisista e, em vez de se deliciar com a glória de suas palavras, ele vai entender que precisa de mais. Ele vai se perguntar por que disse somente: “Você fez um ótimo trabalho organizando aquele evento de caridade outro dia”, quando ele acredita que você deveria ter continuado para maiores elogios sobre sua inigualável competência e brilhantismo absoluto.

Embora o narcisista goste de receber elogios, ele tem uma sede insaciável de validação e reconhecimento. Não importa quantos elogios dê a ele, nunca será o suficiente para saciar a necessidade implacável de constante admiração. Ele sempre quer mais, e nunca ficará totalmente satisfeitos.

O narcisista se importa com a própria aparência?

O narcisista é obcecado por aparências. Ele gasta muito tempo garantindo que tenha a melhor aparência, e espera que os outros façam o mesmo. Ele vê a boa aparência como uma forma de atrair atenção e promover seu status social, então ele só busca conexões com aqueles cuja aparência acredita que promoverá sua busca.

O narcisista atribui mais importância à atratividade física e ao status do parceiro em potencial do que a qualidades mais importantes, como confiabilidade e lealdade. Ele vê a própria atratividade como uma forma de melhorar o “eu” por meio da identificação e admiração.

Se você negligenciar sua aparência, o narcisista será o primeiro a encontrar falhas, vendo isso como um insulto à sua grandiosa auto-imagem.

O narcisista acha as pessoas atraentes?

O narcisista só acha atraente tipos específicos de pessoas, principalmente aquelas que aumentarão seu status social e imagem pessoal. Um parceiro bonito ajuda a melhorar a autoimagem do narcisista e a fazê-lo parecer mais bem-sucedido.

Como ele quer e espera que os outros o inveje, então busca relacionamentos com pessoas cujas aparências provocarão inveja nos outros. Se o narcisista realmente se sente atraído por esse tipo de pessoa é sempre uma dúvida.

Afinal, ele está sempre focado em si mesmo.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *