Homens narcisistas também são misóginos?

Rosto de um homem com um tom avermelhado, olhando de forma ameaçadora

Categoria: Misoginia
Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Os homens narcisistas também são misóginos? Eles são mais propensos à odiarem as mulheres? Sim, os homens narcisistas tendem a atacar com mais frequência as mulheres do que qualquer outro grupo (incluindo homens e mulheres homossexuais).

Embora os narcisistas queiram manter sentimentos de superioridade e poder sobre todas as pessoas, eles estão particularmente empenhados em demonstrar atitudes patriarcais e subordinar mulheres heterossexuais.

A relação entre homens narcisistas e a misoginia

“Trolls” misóginos que visam mulheres online também fazem parte de um grupo maior de narcisistas que mostraram ter altos níveis de psicopatia, sadismo e maquiavelismo.

Isso não é uma novidade para uma mulher que foi perseguida pela internet, e submetida a ameaças de violência, críticas sobre sua aparência e inteligência, ou basicamente por existir em uma rede social.

E não são adolescentes valentões, mas adultos que obtém prazer desviante ao tentar humilhar e machucar mulheres.

Leia também:  Os narcisistas tornam a verdadeira reconciliação impossível

Muitos assassinos em massa do sexo masculino também demonstraram ter um histórico de violência doméstica contra as mulheres. Esse histórico de violência pode ajudar a neutralizar as inibições naturais para se uma cometer violência.

Em outras palavras, esposas e namoradas são boas práticas de “tiro ao alvo” pelo homem narcisista misógino.

Você está namorando um homem narcisista misógino?

Dada a sobreposição entre misoginia e narcisismo, existem alguns sinais que apontam para o fato de que você pode estar namorando um narcisista. Os sinais mais comuns incluem:

Um senso inabalável de direito sexual

Os homens narcisistas misóginos se sentem no direito aos corpos das mulheres, e estes são frequentemente do tipo que pressionam, coagem ou secretamente as manipulam para antecipar aspectos físicos do relacionamento, desde o início.

Ele mostra ressentimento e até mesmo tentativas forçadas quando seus avanços são rejeitados.

Desconfie de qualquer parceiro que a pressione para ter uma relação íntima desde o início. Embora esse senso de direito possa ser mais comum do que nunca na cultura moderna, a recusa em respeitar seus limites quando você os comunica é sinal de alerta de que você está lidando com alguém tóxico.

Perseguição e assédio, especialmente em face da rejeição

Todos os narcisistas, independentemente do sexo, são capazes de perseguir e assediar suas vítimas. Isso porque qualquer forma de rejeição, mesmo que seja simplesmente por incompatibilidade, causa o que é chamado de “ferida narcísica”, resultando em raiva.

Os homens narcisistas misóginos gostam especialmente de insultar as mulheres que os rejeitam, degradando seus atributos físicos e desejo sexual.

Ao namorar alguém novo, nunca revele seu endereço e evite usar seu número de telefone real, se possível. Envie mensagens por meio de outro aplicativo de mensagens.

Leia também:  Dicas para lidar com um narcisista no local de trabalho

É importante ter uma noção de quem é uma pessoa antes de dar a ela acesso total a onde você está, e como pode ser encontrada. Muitos stalkers tiram proveito de qualquer informação pessoal que você fornece para assediar suas vítimas depois que eles são rejeitados.

Crenças patriarcais prejudiciais que permanecem inquestionáveis

Embora seja normal que homens e mulheres tenham internalizado os papéis de gênero até certo ponto em uma sociedade patriarcal, fique atento a crenças prejudiciais que qualquer parceiro de namoro parece muito empenhado em defender e reforçar.

Isso pode ser explícito, como alguém que acredita que as mulheres não deveriam trabalhar, ou fica furioso quando ela tenta se impor.

Alguns homens abusivos se disfarçam de feministas e “caras legais” quando, na verdade, estão apenas tentando convencer de sua credibilidade.

Confie em ações mais do que palavras:

  • Como o seu parceiro reage quando você afirma seus limites e diferentes crenças?
  • Ele valida você ou se torna desdenhoso?
  • Como ele lida com a rejeição?
  • Ele costuma se gabar do “cara legal” que é, e discursar ou delirar sobre as mulheres que o rejeitaram no passado ou ele parece levar isso na esportiva?

Como ele responde às suas conquistas?

O homem narcisista misógino com inveja patológica costuma ter ciúme das conquistas de suas parceiros, porque isso ameaça seu senso de superioridade e de controle.

Publicidade

Ele vai um passo além: se sente profundamente emasculado quando vê sua parceira alcançando seus objetivos, porque isso rompe seu estereótipo da “mulher submissa”.

Leia também:  Como ignorar um narcisista da maneira certa?

Tal atitude não se limita apenas aos narcisistas: tem se mostrado lamentavelmente comum, mesmo entre homens altamente educados que podem não estar cientes dessas atitudes inconscientes.

Outra coisa a observar é como seu parceiro aborda as questões de justiça social: Ele rejeita ou minimiza a situação das mulheres, alegando que os homens sofrem tratamento igualmente horrendo ou ainda pior?

Uma coisa é abordar os problemas da sociedade que afetam os homens, mas outra coisa é continuar a invalidar as desigualdades e realidades sistêmicas que as mulheres em todo o mundo enfrentam todos os dias (desde o assédio nas ruas até os crimes de honra).

Um homem (ou mesmo mulher) que se recusa a reconhecer o tratamento desigual das mulheres na sociedade provavelmente não é alguém com quem você será compatível no longo prazo.

O narcisismo não é exclusivo de nenhum gênero, mas é importante observar que a misoginia pode ser uma característica do narcisismo.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *