Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » O que acontece com um narcisista infeliz?

O que acontece com um narcisista infeliz?

Homem segurando uma séria de lâmpadas interligadas por um fio

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Entender o que acontece com um narcisista infeliz requer primeiro uma compreensão básica da relação com seus próprios sentimentos. Embora o narcisismo esteja presente em todos os gêneros, vou empregar o uso do pronome masculino neste artigo.

No cerne do narcisismo está um senso distorcido do si mesmo, que é orientado em torno de uma identidade de superioridade. Como não se pode ter uma visão distorcida de si mesmo e também ser altamente autoconsciente, a falta de autoconsciência geral é fundamental para o narcisismo.

Embora os narcisistas possam ter momentos ocasionais de autoconsciência, é crucial entender que a autoconsciência real no narcisista é, por definição, passageira e superficial.

Quando um adulto tem um ego bom, então ele tem os recursos psicológicos necessários para se ver com honestidade, além de reconhecer os pontos fortes e fracos que definem a inegável constituição do ser humano.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Como o adulto com um ego bom e razoável tem a capacidade de ver a si mesmo de maneira honesta, mas imperfeita, isso significa que ele também é capaz de reconhecer a mistura negativa de sentimentos que vêm com fracassos, falhas, decepções e angústia.

Embora ele não goste dessas experiências, ele pode gerenciá- las emocionalmente.

Como age um narcisista infeliz?

O ego de um narcisista é como um termômetro de mercúrio, que se move para cima ou para baixo com base na quantidade de atenção e validação que ele recebe. O narcisista caminha pela vida sem uma âncora interna sólida, dependendo, em vez disso, de uma estratégia precária em que as circunstâncias do momento é que determinam o estado de como ele se sente sobre si mesmo.

Dado que a autoimagem do narcisista depende da atenção e validação de outras pessoas, pode-se inferir como age um narcisista infeliz:

  • É incapaz de controlar ou conter seus sentimentos de infelicidade;
  • Particularmente sente-se oprimido, ligeiramente em pânico ou “sem fôlego”, mas não consegue expressar essa vulnerabilidade por medo de ser considerado um fraco;
  • Fica preso, revivendo seus sentimentos, em vez de superá-los;
  • Procurando a pessoa mais segura para descarregar seus sentimentos infelizes ou perturbados.

Para o narcisista, não há saída para a turbulência emocional, exceto descarregar seus sentimentos negativos em outra pessoa. Essa “outra pessoa” geralmente é alguém dentro de sua própria casa ou ambiente de trabalho.

Quando o ego do narcisista é ferido, que quase sempre é a causa de sua infelicidade, seus sentimentos são intensos e amorfos o suficiente para que eles consigam lidar ou, clinicamente, integrar.

Em geral o narcisista é cauteloso e orgulhoso, mas fica patologicamente assim quando começa a se sentir infeliz, pois ele não consegue controlar ou dominar a infelicidade.

O ciclo de negatividade continua, e seus sentimentos negativos desenfreados e reprimidos aumentam a ponto de ele ficar à beira de uma explosão. As pessoas próximas ao narcisista sentem a tensão aumentando, e frequentemente recebem uma explosão verbal confusa, raivosa e alucinante.

À medida que o narcisista se agita, aproximando-se de seu alvo para arranjar uma briga, o padrão de comportamento parece calculado e perturbador.

  • Ele está ciente do que está fazendo?
  • Ele sabe que está sendo predatório ao escolher seu alvo, estabelecendo as bases do que precisa para uma descarga adequada para se sentir melhor?
  • Ele faz isso tudo porque adora uma luta?
  • Ele percebe a maneira impressionante como se esconde atrás da lógica fingida e da hipocrisia durante um conflito estúpido que ele inicia desnecessariamente?
  • Ele realmente quer machucar as pessoas que agride?
  • Seu motivo é fazer seu colega de trabalho ou seu cônjuge sentir-se pequeno e zangado?
  • É seu motivo para fazer aquela pobre pessoa odiar sua vida nesses momentos tempestuosos e enlouquecedores?

Em resposta a essas perguntas, apresentarei outras duas:

  • Hipoteticamente, uma criança de 4 anos que tem um acesso de raiva em um supermercado tenta arruinar as compras de seus pais?
  • O motivo do acesso de raiva do filho de 4 anos é fazer seus pais infelizes?

Embora o narcisista que estamos considerando aqui seja cronologicamente um adulto, é imperativo entender que, de acordo com a idade de desenvolvimento emocional, o narcisista infeliz é mais semelhante a uma criança do que a um adulto normal.

Principais conclusões

Em suma, o narcisista infeliz não é motivado por querer ferir pessoas próximas a ele; machucá-las é simplesmente um subproduto inevitável de alguém que está preso em um corpo adulto, mas que opera a partir do nível de desenvolvimento emocional de uma criança.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Secretamente o narcisista infeliz diz para si mesmo: “Eles podem se sentir chateado após a nossa interação, mas ninguém tem qualquer ideia do que se passa comigo.” Ele acaba justificando seu comportamento porque diz a si mesmo que suas próprias cruzes são muito piores do que as de qualquer outra pessoa.

No final das contas, qualquer pessoa em um relacionamento próximo com um narcisista aprende em primeira mão o que acontece quando ele fica infeliz.

Essas pessoas aprendem desde cedo que, quando ele fica infeliz, toda a casa fica infeliz também. É importante notar que, quando aqueles que são próximos a um narcisista finalmente encerram seu relacionamento profissional ou pessoal, não é felicidade o que sentem, mas alívio.


Comentários

Uma resposta para “O que acontece com um narcisista infeliz?”

  1. Avatar de Dani

    pura verdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *