Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » O que acontece dentro da mente de um narcisista?

O que acontece dentro da mente de um narcisista?

A maioria de seus pensamentos gira em torno de ser melhor que os outros, receber validação, e usar as pessoas para conseguir o que desejam.

O que acontece dentro da mente de um narcisista?

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Se você está lendo este artigo, já sabe que os narcisistas são pessoas difíceis. Eles parecem entrar em conflito constante com as pessoas ao seu redor, causando estragos onde quer que vão.

Às vezes, seus comportamentos são bastante confusos, parecendo alternar entre felizes e irritados como um interruptor.

Os narcisistas também tendem a ser bastante manipuladores e dominam relacionamentos, interações e conversas.

Acontece que os narcisistas não são tão complexos quanto podem aparecer do lado de fora.

A maioria de seus pensamentos gira em torno dos mesmos temas, como ser melhor que os outros, receber validação e admiração e usar as pessoas para conseguir o que desejam.

Comparação com outras pessoas

Os narcisistas estão constantemente se comparando com os outros, porque precisam ser o número um.

Dentro de suas cabeças, os narcisistas estão constantemente dimensionando os outros e se preocupando se estão vencendo uma competição secreta.

Ser inferior aos outros feriria gravemente o ego do narcisista, então eles devem garantir que estão no primeiro lugar.

A imagem mostra dois manequins vestidos com estilos diferentes de roupas. À esquerda, um manequim usa traje formal, incluindo paletó, camisa social, gravata e calças. Ao lado, há um par de sapatos sociais e outro terno em exibição. À direita, o manequim veste roupas casuais: uma regata sem mangas e jeans. Ao fundo, um espelho reflete suas costas.

Seja no local de trabalho, na academia ou na prática de beisebol de seus filhos, sua mente está sempre se comparando com os outros.

A próxima fonte de suprimento

Os narcisistas precisam da validação externa na forma de atenção constante, admiração e louvor.

Quando recebem essa validação, estão recebendo o que é chamado de suprimento narcisista.

Em muitos casos, a cabeça do narcisista está repleta de pensamentos sobre onde obterá sua próxima fonte de suprimento.

Fantasias de poder e sucesso

Os narcisistas pensam constantemente em obter poder e sucesso. Eles imaginam subir na carreira, ganhar milhões e ter autoridade ilimitada.

Eles também precisam acreditar que são especiais e talentosos. Por isso fantasiam sobre alcançar feitos admiráveis e obter posições de poder.

Alcançar tais coisas reforça a crença de que são superiores aos outros.

Maneiras de manter o controle

Os narcisistas precisam manter o domínio e o controle sobre os outros. Estar no controle, novamente, reforça sua crença de que são superiores aos outros.

Eles também não podem se dar ao luxo de perder o controle sobre outras pessoas.

Sem controle, não serão capazes de manipular as pessoas para servi-las, então um senso de controle é central para sua própria sobrevivência.

Como o controle é tão importante, os narcisistas geralmente estão pensando em estratégias que podem usar para continuar a dominar e manipular os outros.

Eles passam muito tempo analisando e avaliando se ainda estão no controle.

Pensamentos depreciativos

Os narcisistas vivem em um mundo onde estão no topo do totem, e outros estão abaixo deles.

Leia também:

Os seus egos não conseguem lidar com um mundo em que o narcisista não seja superior a todos os outros.

Como os narcisistas devem ser superiores para manter sua autoestima, suas mentes geralmente estão cheias de pensamentos depreciativos sobre outras pessoas.

Isso envolve pensar em quão pouco atraente ou incompetente outra pessoa é. Ou, quando outra pessoa recebe atenção ou elogios, o narcisista pode dizer a si mesmo que a outra pessoa não merece.

Obsessão pela perfeição

Você provavelmente já percebeu que os narcisistas tendem a ser hipercríticos em relação aos outros, mas o que você pode não perceber é que eles também são excessivamente críticos em relação a si mesmos.

A imagem mostra uma variedade de instrumentos de escrita e materiais de escritório dispostos de forma organizada em uma superfície escura. Há várias canetas e lápis, uma régua, uma lupa, clipes de papel, um pequeno caderno, blocos de notas adesivas e mãos interagindo com os itens. A disposição é ordenada e esteticamente agradável, sugerindo ênfase na organização e no design.

Os narcisistas envolvem-se na projeção ou na atribuição das suas falhas a outras pessoas porque o seu crítico interior é muito forte.

Eles podem ser aparentemente confiantes e grandiosos, mas no fundo não têm certeza de si mesmos.

Então, as mentes dos narcisistas estejam cheias de pensamentos negativos em relação a si mesmos.

Eles ficarão obcecados com suas próprias falhas percebidas, perguntando-se se os outros também as notam.

Preocupação com críticas ou rejeições

Críticas e rejeição são desastrosas para o ego de um narcisista, então eles passam bastante tempo se preocupando com o potencial de qualquer uma delas ocorrer.

Antes de qualquer interação social, o narcisista se preocupa se poderá receber alguma forma de crítica.

Durante as interações com outras pessoas, elas são consumidas por pensamentos relacionados à forma como aparecem.

Eles devem sempre dar o melhor de si para garantir que ninguém os critique ou rejeite.

Por causa desse medo, os narcisistas podem considerar se precisam evitar certas situações em que é improvável que sejam percebidos como superiores.

Pensamentos sobre si mesmos

As mentes de narcisistas tendem a estar cheias de pensamentos relacionados a si mesmos, em meio a todo o resto fluindo através de suas cabeças.

Esses pensamentos são sobre fantasias de sucesso pessoal e brilho, ou pensamentos relacionados às próprias realizações e pontos fortes.

Pensar em si mesmos e em todos os seus traços maravilhosos permite que os narcisistas mantenham sua fachada de superioridade e grandiosidade.

Sentimentos de ciúme

Uma das principais características do transtorno de personalidade narcisista é o ciúme dos outros.

A imagem mostra três indivíduos. Um deles está usando uma coroa e uma capa vermelha com acabamento de pele branca, lembrando representações tradicionais de realeza ou um traje de rei. Esse indivíduo está sentado e fazendo um gesto que pode ser interpretado como surpresa ou excitação, com as mãos próximas ao rosto. Os outros dois estão em pé na frente do indivíduo sentado, abraçando-se, com a mão de uma pessoa visível nas costas da outra. O cenário parece ser interno, possivelmente um quarto, indicado por uma planta ao fundo e parte de uma parede cinza ou moldura de porta à direita.

Eles sentem ciúmes intensos quando pensam nos sucessos de outros. Em resposta, minimizam os traços positivos dos outros.

Os narcisistas têm inveja das realizações e dos traços positivos de outras pessoas.

Palavras finais

Os narcisistas estão sempre pensando em conseguir atenção e admiração, manter o controle sobre os outros e serem percebidoa como superiores.

Por outro lado, é improvável que seus sentimentos, o efeito negativo que eles têm sobre os outros e as maneiras de se envolver em crescimento e mudança pessoal passem por suas mentes.

Abuso narcisista (14) Depoimentos (5) Descarte narcisista (7) Gaslighting (6) Ghosting (5) Hoovering (7) Love bombing (7) Macacos voadores (6) Narcisismo (160) Narcisista maligno (7) Narcisista oculto (8) Narcisista vulnerável (6) Outros (242) Passivo-agressivo (5) Raiva narcisista (5) Suprimento narcisista (5) Tratamento (8) Triangulação (7)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *