Respondendo as principais frases de gaslighting dos narcisistas

Mulher encostando o rosto em um vidro espelhado

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Quando seu parceiro usa uma das principais frases de gaslighting dos narcisistas, é comum sentir-se chocado, magoado e preso. Ouço muitas histórias baseadas em uma realidade grosseiramente distorcida. Se alguém recorre ao gaslighting, então é porque não têm a capacidade de ter conversas calmas e construtivas.

Às vezes, entretanto, passamos mensagens confusas e nos contradizemos. Embora a maioria dos casais deseje o melhor para o parceiro e o ame incondicionalmente, podem acontecer desentendimentos.

Publicidade

Precisamos ser empáticos com a dor do outro, e estar atentos às maneiras pelas quais podemos melhorar. Se um parceiro machuca o outro, é melhor reconhecer e pedir desculpas. Em outras palavras, as deficiências de um não justificam que o outro se comporte como um manipulador e use táticas desagradáveis ​​de gaslighting.

O que é gaslighting?

Gaslighting é uma forma de manipulação psicológica utilizada por narcisistas, fazendo com que outra pessoa duvide das próprias percepções, experiências, memórias ou compreensão dos eventos.

Leia também:  10 sinais de que um narcisista quer sua atenção após o término

Gaslighting cria agitação emocional e inflama a energia negativa. É especialmente prejudicial quando se trata de casais. Afinal, você tem lembranças de momentos de ternura do passado e de menos problemas e conflitos.

Então, como lidar com o fato de seu parceiro abusar de você? Primeiro, você precisa reconhecer os comportamentos de gaslighting e responder de acordo. A seguir estão cinco frases mais comuns, juntamente com estratégias de como lidar com elas.

As táticas mais comuns de gaslighting

“O quê? Você é louco! Não foi isso que aconteceu.”

O parceiro que usa gaslighting gosta de encontrar maneiras de controlar e distorcer a narrativa de uma situação que os deixa desconfortáveis. Ele se apegará rigidamente à sua versão inventada de eventos, e tentará tudo o que puder para convencer de que você está errado.

Leia também:  Diferenças e semelhanças entre o Narcisista e o Borderline

Como responder: Mantenha a calma e a racionalidade. Você deve dizer: “Sei que é assim que você vê, mas eu vejo de forma diferente. Sei o que vi e tenho certeza sobre o que aconteceu”. Dependendo do contexto do conflito e dos motivos subjacentes, você prossegue com: “Tudo bem vermos as coisas de maneira diferente, e acho que fazer isso de maneira mutuamente respeitosa nos beneficiará”.

“Você é muito sensível.”

Tal frase tenta negar os sentimentos, minimizando assim os comportamentos ofensivos. Esta é uma maneira usada para invalidar e reduzir o que provavelmente são sentimentos genuínos de mágoa a supostas reações exageradas.

Como responder: Alimente-se com graça e dignidade. Você deve dizer: “Sim, tenho algumas fortes emoções sobre esta situação. Faz parte de mim como ser humano. O que você sugere que eu faça para me sentir seguro, expressar minhas preocupações e emoções de uma maneira que funcione para você?”

“É tudo culpa sua que minha vida está arruinada!”

Essa é uma manobra clássica de transferência de culpa que também se enquadra no gaslighting. Infelizmente o parceiro pode acreditar que a origem dos problemas é tudo culpa dele e, eventualmente, assumi-lá. No entanto, se olharmos para muitas outros casais, percebemos que a vida não é tão simples quanto culpabilizar uma das partes por tudo.

Leia também:  Quando um narcisista chora, suas lágrimas são genuínas?

Como responder: Diga: “Vamos trabalhar para assumir a responsabilidade e reduzir a culpa um do outro. Isso nos levará ao aprendizado compartilhado e ao crescimento”.

“Você merece que eu te trate como lixo.”

Esta é uma tática muito manipuladora e controladora, para fazer o parceiro sentir que está errado.

Como responder: Diga: “É bom que você queira se conectar, mas seus gritos não vão me fazer ouvir você. Pare de ser emocionalmente abusivo comigo. Se comunique de maneira calma e construtiva, ao invés de escalar suas emoções”

“Você faz um grande alarde para nada!”

Essa frase invalida o outro, transmitindo que tudo o que é importante para ele, na verdade, não é importante. Um parceiro vulnerável ​​acaba duvidando de seus sentimentos.

Como responder: O principal objetivo aqui é comunicar que sua reação emocional é inválida. Então, você precisa dizer: “Meus sentimentos são válidos e eu agradeceria se você respeitasse minhas emoções, mesmo que discorde de que eu as tenha”.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *