Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » Os evidentes sinais de uma mãe narcisista

Os evidentes sinais de uma mãe narcisista

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


A mãe narcisista costuma usar os filhos como acessórios ou dispositivos para atender às suas próprias necessidades.

Ela é extremamente sensível às críticas, manipulará os filhos e fará o papel de vítima constantemente.

Ao mesmo tempo, é incapaz de dar atenção e carinho adequados aos filhos, pois sempre priorizará seus próprios desejos.

Por que ter uma mãe narcisista é tão ruim?

Embora nunca reconheça isso, a mãe narcisista costuma causar imensos danos aos filhos.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Seu comportamento costuma ser infantil, egoísta e ela fará muita birra se as coisas não acontecerem do seu jeito.

O filho de uma mãe narcisista geralmente se sente impotente, com raiva e rejeitado por ela. Embora precise da aprovação dela, parece que nada do que faz pode realmente conquistá-la.

Assim, muitas crianças crescem acreditando que são “más” ou “não dignas de amor”. Como resultado, crescem com problemas relacionados a:

  • Baixa autoestima;
  • Tendências de agradar as pessoas;
  • Uma falta de identidade;
  • Uso de substâncias;
  • Relacionamentos codependentes;
  • Traços narcisistas.

Características de uma mãe narcisista

Uma mãe narcisista apresentará traços característicos do Transtorno de personalidade narcisista.

Ela vê os seus filhos como uma extensão de si mesma e só investe no bem-estar da criança na medida em que isso melhora o seu próprio.

Infelizmente, o narcisismo materno perturba a formação de um vínculo saudável entre mãe e filho, permitindo que as necessidades da criança não sejam satisfeitas.

As características da mãe narcisista incluem:

  • Sentido inflado de grandiosidade e direito;
  • Arrogância;
  • Tirar vantagem dos outros para ganho pessoal;
  • Fantasias de sucesso, poder ou riqueza;
  • Exagerar excessivamente em conquistas, talentos ou status;
  • Necessidade excessiva de admiração;
  • Acreditar que os outros têm inveja deles;
  • Ciúme constante dos outros;
  • Falta de empatia.

Sinais de uma mãe narcisista

Compreender os sinais é essencial para qualquer pessoa que suspeite que sua mãe possa ter Transtorno de personalidade narcisista.

O abuso narcisista é insidioso, mas muitas crianças crescem acreditando que a toxicidade em sua casa é perfeitamente razoável.

Aqui estão 14 sinais de que sua mãe é narcisista:

Não respeitar limites

As mães narcisistas têm uma necessidade exagerada de controle e poder, e muitas vezes atropelam os limites de alguém para conseguir o que desejam.

Em um relacionamento saudável, os pais respeitam os limites dos filhos.

Mesmo que nem sempre concordem com sua escolha, eles entendem que não podem controlar todos os seus movimentos. Mães narcisistas lutam contra isso.

Por exemplo, ela pode alegar que estava “apenas pela vizinhança e tentando ser legal” depois de aparecer em sua casa sem avisar (mesmo depois de deixar claro que deseja que ela ligue para você com antecedência, antes de visitá-la).

Ver o filho como uma extensão dela mesma

É natural que os pais vejam um pouco de si mesmos nos filhos e se orgulhem deles quando conquistam algo.

No entanto, as mães narcisistas percebem os seus filhos como extensões de si mesmas, em vez de pessoas independentes, separadas e únicas.

Elas veem as crianças como reflexos de si mesmas e deleitam-se com a glória das conquistas dos filhos como se fossem suas.

No entanto, quando uma criança tropeça ou falha, ela tem uma fúria narcisista devido à “vergonha” que um fracasso traz ao seu ego.

Jogar os filhos uns contra os outros

Embora a maioria das mães deseje que seus filhos se dêem bem e desenvolvam laços fortes, as mães narcisistas não querem que seus filhos se tornem aliados.

O ciúme dos relacionamentos íntimos dos filhos ameaça seu ego, pois ela sempre deseja ser o centro do mundo.

Ao jogar os filhos uns contra os outros, ela impede o desenvolvimento de relacionamentos familiares normais.

Manipular para fingir uma doença

Mães narcisistas também apresentam sinais da Síndrome de Munchausen, ou abuso por procuração.

Este é um transtorno mental em que um pai incentiva o filho a apresentar sintomas de doença física para justificar visitas a médicos, pronto-socorros e especialistas.

Uma mãe narcisista pode suprir às suas necessidades de atenção e preocupação por meio dos profissionais médicos que atendem seu filho.

Contudo, isso acarretará custos emocionais e físicos para a criança, enquanto a mãe se alimenta do interesse investido de outras pessoas no bem-estar do seu filho.

Críticas constantes

Como as mães narcisistas veem seus filhos como uma extensão de si mesmas, elas investem muito para eles sejam vistos como excepcionais e altamente realizados.

Sendo assim, elas criticam consistentemente uma criança se esta não corresponder às expectativas. Para manter o ego, exigem perfeição dos filhos.

Expectativas irrealistas

As mães narcisistas sempre colocam expectativas inatingíveis, vivendo indiretamente através dos filhos.

Elas esperam que uma criança alcance metas que elas próprios não foram capazes de alcançar.

Ela não consegue reconhecer que seus filhos têm limitações normais em suas habilidades. Por causa disso, punem seus filhos por não conseguirem atender às suas expectativas e padrões ultrajantes.

Intolerância às críticas

As mães narcisistas costumam ter temperamento explosivo. Isso resulta em ataques contra os outros quando desafiados ou quando seus pontos de vista são questionados.

Elas têm acessos de fúria narcisista em resposta a críticas. e geralmente respondem de forma passivo-agressiva àqueles que tentam contestá-las e aos seus desejos.

A sua autoestima é tão baixa que qualquer crítica é percebida como um golpe significativo no seu ego, que rapidamente rebatem com uma raiva desproporcional.

Obsessão por manter as aparências

As mães narcisistas não suportam serem vistas como nada menos que perfeitas e farão de tudo para perpetuar a impressão de que são excelentes mães.

Elas promoverão suas habilidades parentais e as realizações de seus filhos de maneira a encobrir quaisquer deficiências ou decepções.

O sucesso não tem a ver com o que elas realmente estão fazendo, mas com o que conseguem convencer os outros de que estão fazendo.

Necessidade de admiração

Todas as mães desejam que seus filhos as considerem bem, mas uma mãe narcisista é movida pela necessidade de ser amada e admirada por seus filhos.

Sua identidade está tão enredada em seu papel maternal que ela não consegue conceber que seu filho não a adore.

Uma mãe narcisista pode se gabar para os filhos e lembrá-los do quão incrível ela é, independentemente da presença ou ausência de fatos que apoiem sua afirmação.

Ignorar as necessidades dos filhos

A maioria dos pais sente uma dor imensa quando seu filho é prejudicado. Posteriormente, eles também tentam se sintonizar com seus gostos, desgostos e necessidades pessoais.

Na verdade, os pais muitas vezes sentem-se culpados ou envergonhados quando não o fazem. No entanto, esta dinâmica funciona de forma diferente nas relações narcisistas.

Filhos de mães narcisistas relatam elas apresentam falta de empatia e interesse limitado nas suas necessidades emocionais. Eles também indicam sentirem-se “invisíveis”, como se ela não pudesse dedicar tempo ou energia para realmente vê-los ou compreendê-los.

Competir com os filhos

As mães narcisistas competem com os filhos, principalmente com as filhas. Elas se ressentem da juventude, da beleza e do sucesso delas.

Como resultado, as criticam por serem “muito vaidosas”, “estúpidas” ou “egoístas”. Ou podem tentar sabotar a criança de alguma forma.

Gaslighting

Gaslighting é um comportamento complexo, mas refere-se essencialmente ao abuso psicológico com a intenção de fazer outra pessoa se sentir louca.

Uma mãe narcisista usará de gaslighting para manipular os filhos de muitas maneiras diferentes. Por exemplo, dizer a uma criança que ela está reagindo de forma exagerada ou “sendo dramática” quando fala sobre seus sentimentos.

Se disserem algo que a perturbe, mentirão descaradamente sobre o comportamento ou tentarão convencer a criança de que foi apenas uma piada.

Duplo vínculo

Uma mãe narcisista age como duas pessoas totalmente diferentes. Quando ninguém está olhando, são cruéis, desdenhosas ou desapegadas. Mas quando em público, exibem os filhos, gabam-se das suas realizações ou agem com amor para com eles.

Infelizmente, isso raramente resulta de uma preocupação genuína. Em vez disso, esses esforços geralmente provém do desejo de manter a imagem de mãe perfeita.

Vitimismo

O narcisismo se correlaciona com uma sensação inata de se sentir único e superior às outras pessoas.

Como resultado, uma mãe narcisista manipula a uma situação para atrair simpatia e atenção.

Por exemplo, reclamar frequentemente de se sentir isolada ou incompreendida. Se acontecer um evento adverso, ela se deleita com o drama que isso invariavelmente traz.

Como os filhos são afetados?

Os primeiros relacionamentos que as pessoas formam são com os pais e irmãos.

As lições aprendidas pelos filhos de mães narcisistas criam problemas significativos na formação de relacionamentos saudáveis ​.

Filhos de mães narcisistas têm dificuldade em desenvolver um senso de identidade saudável à medida que amadurecem.

Existem vários resultados adversos que eles terão de superar quando adultos. Abaixo estão alguns dos efeitos:

Baixa inteligência emocional

As mães narcisistas costumam dizer aos filhos como eles deveriam se sentir. Também tentam convencê-los de que o que pensam que estão sentindo não é o que sentem verdadeiramente.

Autoculpabilização

As mães narcisistas nunca aceitam a culpa ou a responsabilidade pelos seus fracassos e as colocam nos filhos.

As crianças crescem acreditando que qualquer coisa que dê errado é culpa delas, mesmo quando isso é irrefutavelmente falso.

Incapacidade de estabelecer e manter limites

A falta de limites que as mães narcisistas têm com os seus filhos e a visão deles como extensões de si mesmas não permite que as crianças desenvolvam limites emocionais saudáveis.

Estilo de apego inseguro

Devido aos altos e baixos frequentes, e à natureza de amor e ódio do afeto de uma mãe narcisista, as crianças não conseguem formar apegos seguros.

Uma mãe que não proporciona estabilidade e consistência ao seu amor prejudica o filho.

Sintonia com as emoções dos outros

Filhos de mães narcisistas aprendem a aplacar as necessidades dela, muitas vezes resultando em elevada consciência emocional.

Ao “ler a sala”, evitam perturbar os outros e a limitar o risco de provocar a raiva de outra pessoa.

Necessidade de atender aos outros

As mães narcisistas sempre priorizarão suas próprias necessidades e esperarão que seus filhos façam o mesmo.

Assim, eles crescem acreditando que é seu papel na vida atender às necessidades dos outros, antes das suas próprias.

Como lidar com uma mãe narcisista

Lidar com um narcisista é sem dúvida um desafio, e lidar com o narcisismo de sua própria mãe parece totalmente impossível.

Embora você nunca tenha um relacionamento ideal, é possível tomar medidas específicas para proteger seu bem-estar e honrar suas necessidades pessoais.

Abaixo estão algumas dicas para lidar com uma mãe narcisista:

Eduque-se sobre o narcisismo

O narcisismo pode ser confuso de entender, pois existem muitos subtipos não oficiais.

Porém, educar-se vai ajudá-lo a compreender o comportamento de forma mais objetiva e como lidar com ele de maneira eficaz.

Não se culpe

Se sua mãe narcisista constantemente menosprezava, envergonhava ou condenava você, o comportamento dela provavelmente causou um grande impacto em sua auto-estima.

Você pode ter crescido acreditando verdadeiramente que era o problema, mas não é o caso.

As crianças merecem amor, respeito e compaixão. Lembre-se de que o narcisismo é um transtorno, não é sua culpa que sua mãe tenha agido daquela maneira.

Estabeleça limites com firmeza

É um fato bem conhecido que as mães narcisistas não lidam bem com os limites.

Ao mesmo tempo, você pode estar com dificuldades para identificá-los ou defini-los porque não deseja desencadear um conflito.

No entanto, estabelecer limites com os pais é tão eficaz quanto a sua vontade de reforçá-los.

Reserve um tempo para considerar seus limites, identificá-los e comunicá-los de forma clara e definitiva à sua mãe.

Minimize a comunicação

Quando a criança se torna adulta, ela é livre para escolher como e quando se comunicar com os outros.

Então, uma das maneiras mais eficazes de se proteger da influência negativa de uma mãe narcisista é limitar o envolvimento com ela.

Se a comunicação entre vocês apenas cria sofrimento emocional, incluindo raiva ou culpa, então minimize a frequência e a profundidade, de modo a limitar as oportunidades dela de aborrecê-lo.

Pratique o método da pedra cinza

Muitas pessoas adotam o “método da rocha cinza” para evitar abusos narcisistas.

Este método é mais eficaz se você precisar manter algum tipo de contato com sua mãe.

O método da rocha cinza refere-se, essencialmente, em fazer um esforço consciente para parecer desinteressado, entediado ou indiferente ao se comunicar.

Dê respostas de uma palavra ou ignore-a em vez de argumentar. Com o tempo, sua mãe ficará frustrada e começará a procurar outro lugar para provocar drama.

Procure apoio social

Ter relacionamentos saudáveis ​​é essencial para manter seu bem-estar geral.

Procure pessoas que valorizem quem você é e o que você traz para os relacionamentos.

Conectar-se com outras pessoas que passaram por situações semelhantes é especialmente útil e curativo.

Concentre-se em estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, em vez de ruminar sobre o relacionamento tumultuado que você teve com sua mãe.

Mantenha a calma

Não permita que sua mãe narcisista o provoque a reagir emocionalmente às palavras ou ações dela. Os narcisistas prosperam com atenção.

Ao permanecer calmo e respeitoso, você tira o poder do narcisista para manipulá-lo e alimentar sua fome.

Quando ela perceber que seus esforços para atrair sua atenção não tiveram sucesso, desistirá e procurará outra fonte para seu suprimento narcisista.

Priorize suas próprias necessidades

Como adulto, você tem o direito de colocar suas necessidades à frente das de sua mãe, mesmo que ela tenha negado isso na infância.

Isto será um desafio no início, mas reconhecer que agora você merece isso como adulto é uma das lições mais libertadoras que poderá aprender.

Concentre-se em construir sua autoestima

As crianças estabelecem sua autoestima com base na forma como os pais as veem.

Como as mães narcisistas não conseguem reconhecer que os seus filhos são entidades separadas, eles desenvolvem frequentemente uma baixa autoestima.

Como adulto, você não precisa confiar na avaliação que sua mãe faz de você.

Concentre-se em se envolver em atividades que aumentem sua autoestima. Reconheça seus pontos fortes e realizações como prova de seu mérito e valor.

Encerre o contato

Em alguns casos, encerrar o contato com uma mãe narcisista é a melhor decisão.

Isso é exatamente o que parece: eliminar todas as formas de comunicação com sua mãe.

Essa estratégia funcionará melhor se nada mais der certo ou se você se sentir pronto para terminar o relacionamento.

O que não fazer

À medida que você começa a reconhecer como ser criado por uma mãe narcisista moldou seu desenvolvimento, é hora de compartilhar sua perspectiva com ela.

Infelizmente, o nível de narcisismo de sua mãe pode limitar a capacidade de se envolver em discussões autênticas e produtivas.

Reconhecer os limites e evitar atividades que causem mais sofrimento fará diferença.

Coisas a evitar ao lidar com uma mãe narcisista incluem:

Tentar mudá-la

Você não pode mudar o passado, mas pode se concentrar em como deseja cuidar de si mesmo hoje e seguir em frente.

Esperar um pedido de desculpas

As mães narcisistas nunca admitirão que cometeram erros. Elas sempre farão o papel de vítima, e quaisquer erros cometidos serão atribuídos a outras pessoas, incluindo você.

Compará-la com outras pessoas

Seu senso de superioridade e ego inflado não permitem comparações, e a reação aos esforços para compará-la com outras pessoas será de desdém ou de defesa.

Aos próprios olhos, ela é incomparável e superior a todas as outras.

Deixar que ela continue a manipulá-lo

Agora que você é adulto, não está mais sujeito ao seu humor nem será obrigado a atender às suas expectativas. Recupere o poder que ela exercia quando você era criança e tome decisões que sejam do seu interesse, não do interesse dela.

Como se curar de uma mãe narcisista?

Aprender a lidar com uma mãe narcisista não será fácil, e você tem todo o direito de identificar e validar seus sentimentos sobre a situação.

Muitas pessoas se beneficiam da terapia durante esse período.

É importante processar suas experiências emocionais e explorar a dinâmica de relacionamento que deseja ter com sua mãe no futuro.

Se você quer saber como se afastar dela, a resposta se resume a entender qual nível de contato deseja manter.

Quer você busque uma abordagem de baixo contato ou sem contato, é fundamental estabelecer limites que respeitem seu bem-estar e integridade.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Pensamentos finais

Crescer com uma mãe narcisista não é fácil. Manter um relacionamento pode parecer ainda mais perturbador ou complicado.

Dito isso, você pode aprender como seguir em frente e priorizar seu bem-estar.

Mesmo que não consiga mudar sua mãe, você pode rever a forma como reage, se adapta e cuida de si mesma.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *