Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » As melhores estratégias para fazer um narcisista te respeitar

As melhores estratégias para fazer um narcisista te respeitar

Silhueta de um narcisista que não respeita uma mulher durante um pôr-do-sol

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


O relacionamento com um narcisista é sempre repleto de drama e emoção. Ganhar o genuíno respeito dele é uma batalha difícil, dada a sua natureza egocêntrica e seu ego inflado.

Estabeleça limites firmes

O respeito começa com você, o que significa comportar-se de maneira a conquistar o respeito das pessoas ao seu redor, mesmo que sejam narcisistas!

Pessoas dignas de respeito são decididas, mostram autoconfiança e assumem o controle. Definir limites ajudará você a atingir todos esses objetivos.

Recusar-se a ser pressionado mostra autoconfiança, enquanto afirmar suas próprias necessidades prova que você é decidido.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Definir limites também muda o diálogo para um espaço mais aberto e construtivo, de modo que você comunique o que espera de seu parceiro e qual comportamento tolerará.

Ao estabelecer limites firmes você se recusa a comprometer suas necessidades para facilitar as dele.

Afirme-se com confiança

Manter a confiança quando um narcisista está constantemente mesquinho e tentando miná-lo é um desafio. Ainda assim, é fundamental afirmar-se.

Se o seu parceiro narcisista está determinado a provar seu valor dizendo coisas como: “você nunca encontrará ninguém que te ame como eu”.

Responda dizendo:

“Eu aprecio que você seja bem-sucedido e um parceiro amoroso, mas também sei o meu valor. Eu contribuo muito para esse relacionamento e quero que você reconheça isso junto com suas conquistas.”

Isso dará ao narcisista muito em que pensar. Ao elogiá-lo enquanto promove seu valor próprio, você mostra respeito a ele e, da mesma forma, exige um pouco para si mesmo.

Sua confiante resposta também reafirma sua independência, bem como reforça seus limites, desafiando a necessidade de controle e superioridade.

Desafie as ideias do narcisista

Se você está tentando encontrar soluções para o problema de como fazer com que um narcisista o respeite, desafie-o.

Como isso exigirá muita coragem, então escolha os desafios com sabedoria.

Você não deve desafiá-lo em tudo, mas precisa fazê-lo entender que suas opiniões são tão válidas quanto as dele.

Digamos que você esteja em casa, discutindo política, quando seu parceiro diz: “Estou sempre certo sobre política e sou mais esperto do que você, então você deve me ouvir”.

Desafie essa suposição, dizendo: “Admiro sua confiança, mas também acho que todos nós temos o potencial de aprofundar nossa compreensão dessas questões. Podemos aprender um com os outro compartilhando nossas perspectivas sobre o assunto. Quero que você valorize meus insights assim como eu valorizo ​​os seus. Dessa forma, podemos nos engajar em um diálogo respeitoso.”

Ao desafiar respeitosamente as opiniões dele, você demonstra sua capacidade independente de pensar, e o encoraja a considerar pontos de vista alternativos.

Essa abordagem promove uma troca saudável de ideias, o crescimento mútuo e o potencial para um diálogo mais equilibrado e respeitoso.

Comemore as próprias conquistas

O narcisista admira e respeita indivíduos que exibem qualidades que ele gostaria de ver em si mesmo.

Como o narcisista quer ser bem-sucedido, bonito e popular, é mais provável que você ganhe respeito se enfatizar essas características em si mesmo.

Se você está em um relacionamento com um narcisista, é provável que ele te use para aumentar a própria autoestima, bem como validar seu senso de importância.

Você só será útil enquanto tiver qualidades que o narcisista valoriza. Portanto, continue buscando conquistas e garantindo que seu parceiro o reconheça e o respeite.

Imagine que você acabou de receber uma promoção no emprego e chega em casa cheio de novidades.

Você imediatamente diz: “Recebi uma promoção de emprego hoje! Estou muito orgulhoso dessa conquista, é uma grande oportunidade de crescer na minha carreira e contribuir ainda mais com a empresa.”

O narcisista responde depreciativamente, dizendo:

“Acho que isso é bom para você. No entanto, não é grande coisa em comparação com minhas conquistas.”

Agora é hora de se defender: “Embora eu aprecie que você tenha conquistado muito, também acredito que comemorar as conquistas pessoais é importante para o crescimento e a motivação.”

Reforce sua posição dizendo: “Não se trata de comparar ou menosprezar os sucessos um do outro. Valorizo ​​o apoio e o incentivo que me ajudaram a atingir meus objetivos, e espero contar com você para continuar nesta nova etapa da minha carreira.”

Essa é uma abordagem muito melhor do que subestimar seu sucesso ou buscar a validação do narcisista.

Mantenha o autorrespeito

Você não pode esperar respeito de ninguém se não respeitar a si mesmo. E, a melhor maneira de estabelecer autorrespeito é nutrindo sua autoestima e priorizando o autocuidado.

Você pode fazer uma caminhada matinal para se preparar para o dia ou passar algum tempo meditando antes de dormir.

Essas técnicas aumentarão seu autorrespeito e o ajudarão a contribuir positivamente para o relacionamento.

Inevitavelmente, seu parceiro narcisista provavelmente irá desafiá-lo, dizendo: “Por que você está sempre gastando tempo consigo mesmo quando deveria dedicar mais tempo a nós?”

Explique a ele que você deve investir em seu bem-estar e felicidade para trazer o melhor de si para o relacionamento.

Saliente que cuidar de si mesmo lhe dá a energia e o foco de que precisa para trazer maior satisfação à vida romantica.

Você pode até dar mais um passo dizendo: “Focar mais no seu desenvolvimento e autocuidado melhoraria ainda mais nossa conexão.”

Essa abordagem aumentará seu autorrespeito e incentivará seu parceiro a respeitar suas decisões e como indivíduo, e não apenas como uma extensão de si mesmo.

Eduque-se sobre os interesses do narcisista

Se seu parceiro tem uma paixão profunda por arquitetura, mergulhar no assunto é uma maneira poderosa de ganhar respeito e promover conversas significativas.

Ao dedicar tempo e esforço para se tornar um especialista em arquitetura, você não apenas amplia sua compreensão, mas também demonstra compromisso com o crescimento pessoal e o envolvimento intelectual.

Conforme você aprofunda seu conhecimento, compartilhe suas percepções e descobertas com ele. Envolva-os em discussões sobre maravilhas arquitetônicas, designs inovadores ou o impacto social.

Ao mostrar sua experiência e paixão genuína pelo assunto, você obriga seu parceiro a reconhecer e apreciar seu crescimento intelectual.

Esse esforço não apenas melhora o relacionamento com seu parceiro, mas também permite que se desenvolva confiança e uma sensação de realização em suas habilidades.

Tornar-se conhecedor de uma área que interessa ao seu parceiro demonstra dedicação, adaptabilidade e capacidade de crescimento.

Isso o posiciona como um participante igual em conversas intelectuais, convidando o respeito e a admiração de seu parceiro, pois ele reconhece seu esforço e interesse genuínos no campo escolhido.

Mantenha a calma na frente do narcisista

Os narcisistas prosperam no drama. Quando você responde às suas provocações, perde poder e respeito.

Se o seu parceiro o desafiar, dizendo: “Você é sempre tão sensível. Não consegue lidar com um pouco de crítica?”

Responda com calma, mas com confiança, dizendo: “Embora eu aprecie sua perspectiva, a crítica só é preciosa quando construtiva. Vamos ver se conseguimos encontrar uma forma mais positiva de comunicação que nos permita abordar as diferenças e chegar a uma conclusão mutuamente satisfatória.”

Manter a calma demonstra estabilidade emocional e uma recusa em ser facilmente manipulado.

Sua resposta define o tom para uma conversa mais produtiva, ao mesmo tempo em que esclarece que não se envolverá em discussões acaloradas nem permitirá que as tentativas dele o perturbem.

Essa abordagem desafia as táticas do narcisista, pois ele percebe que as tentativas de provocar reações emocionais são menos eficazes.

Se isso será suficiente para garantir o respeito deles depende do tipo de narcisista com quem você está lidando.

Parceiros românticos que se sentem compelidos a manter uma percepção grandiosa de si mesmos depreciando os outros têm menos probabilidade de respeitar, honrar, aprovar ou mostrar interesse pela pessoa com quem estão convivendo.

Mostre empatia seletiva

Embora os narcisistas lutem contra a empatia, isso não significa que não vão gostar quando isso for mostrado a eles.

Se o narcisista estiver com dúvidas ou preocupações sobre sua imagem, trate-o com empatia genuína em vez de descartar essas preocupações.

Vejamos um exemplo:

Seu parceiro narcisista chega em casa do trabalho desanimado e desiludido. Um projeto em que estava não deu certo e ele teme que todos agora pensem que ele é incompetente.

Dê-lhe a compaixão e a compreensão genuínas, em vez de invalidar seus sentimentos ou deleitar-se com seu fracasso.

Por exemplo, você pode dizer: “Eu entendo como é decepcionante não alcançar os resultados que você esperava. É natural nos preocuparmos com a forma como os outros nos veem. Mas lembre-se, contratempos acontecem com todos e não definem a competência geral. Estou aqui para apoiá-lo e ajudá-lo a encontrar maneiras de aprender com essa experiência e melhorar.”

Nessa situação, mostrar empatia fará você ganhar respeito, porém isso nem sempre é verdade. Use seu coração com cuidado, selecionando apenas um punhado de problemas quando apropriado.

Mostrar empatia em excesso encorajará o narcisista a pensar apenas em si mesmo e tirar proveito de sua bondade.

Isso não fará com que ele o respeite, a menos que você estabeleça limites e seja seletivo sobre quando demonstrar empatia.

Vá embora, se necessário

Aconteça o que acontecer em seu relacionamento, seu bem-estar e respeito próprio devem ser sempre uma prioridade.

Às vezes, os melhores esforços para permanecer em um relacionamento com um narcisista falham, deixando você em uma dinâmica desrespeitosa, tóxica ou doentia.

Quando todas as estratégias tiverem se esgotado e parecer impossível manter um equilíbrio saudável, é melhor pensar em ir embora.

Abandonar o relacionamento com um narcisista não é uma decisão fácil, mas será um passo corajoso e fortalecedor para recuperar a felicidade e o respeito próprio.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Ao priorizar as próprias necessidades e estabelecer limites, você envia uma mensagem poderosa ao narcisista de que seu comportamento é inaceitável e você merece ser tratado com respeito e dignidade.

Esta decisão de ir embora não é um sinal de fraqueza, mas uma prova de sua força e valor próprio.

Trata-se de reconhecer que você merece estar cercado por pessoas que valorizam e apreciam você por quem é, sem minar constantemente sua autoestima.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *