Estar em um relacionamento com alguém que tem Transtorno de personalidade narcisista (ou alguém que é extremamente egocêntrico) é sempre muito confuso.
Embora você o ame pelo que ele é, suas ações e palavras fazem parecer que ele não se importa com você. Felizmente, existem maneiras de manter um bom relacionamento com um narcisista.
Elogie o bom comportamento
Quando seu parceiro fizer algo de bom para você, agradeça sinceramente e não tenha medo de exagerar nos elogios.
Certifique-se de realmente enfatizar as coisas boas que ele fizer.
Quanto mais ele sentir-se bem consigo mesmo, maior será a probabilidade dele repetir esse mesmo comportamento no futuro.
Não discuta por qualquer coisa
Nem tudo vale a pena discutir em um relacionamento. Embora seja normal que todo casal discuta de vez em quando, discutir com um narcisista não é produtivo.
Se ele começar uma discussão, diga-lhe calmamente que você discorda e depois acalme a situação com frases neutras.
Ficar na defensiva ou revidar apenas adicionará lenha ao fogo.
Pergunte sobre seus sentimentos
Narcisistas muitas vezes têm dificuldade em se expressar. Frequentemente, suas emoções fortes vêm à tona com raiva.
Gritar, xingar e culpar são comportamentos típicos de alguém com narcisismo. Atenue essas reações consultando-o com frequência e perguntando como ele está.
Aceite-o como ele é
Embora seja improvável que um narcisista mude seus hábitos, é possível solicitar que ele faça pequenas alterações, como a frequência com que lava a louça ou onde coloca a roupa suja.
Mas, os traços básicos de caráter e moral provavelmente vieram para ficar. Reconheça quem é seu parceiro agora, com falhas e tudo.
Ignore as provocações
Ficar na defensiva ou chateado é o que o narcisista deseja. Ele dirá coisas maldosas ou ofensivas para fazer você se sentir mal.
Não ceda ao que ele está dizendo e deixe os comentários rolarem. Fique calmo e não responda.
Deixe de lado a necessidade aprovação
Um narcisista só tem capacidade de cuidar de si mesmo. Isso não quer dizer que ele não ame você, mas a noção de amor dele provavelmente não inclui cuidar de suas necessidades.
É difícil, mas faça o possível para parar de buscar a aprovação ou o elogio dele. Concentre-se em fazer você mesmo feliz, não em seu parceiro.
Estabeleça limites para você mesmo
Retome o controle no relacionamento estabelecendo limites saudáveis. Normalmente, o narcisista tende a forçar ou violar os limites das pessoas com bastante frequência.
Leia também:
Expresse claramente seus limites e esteja preparado para impor consequências caso sejam ultrapassados.
Caso contrário, seus limites serão ultrapassados regularmente.
Coloque suas necessidades em primeiro lugar
Seu parceiro provavelmente quer que você coloque as necessidades dele acima das suas. No entanto, ele não fará o mesmo por você.
Então, é importante manter suas necessidades mentais, emocionais e físicas em primeiro lugar. Já que seu parceiro não vai se importar com você , defenda a si mesmo e o que deseja.
Concentre-se em seus próprios objetivos
Alcançar seus objetivos pessoais fará com que você se sinta feliz e realizado. Se o seu parceiro não puder lhe dar tudo o que você precisa, talvez você precise criar essa felicidade para si mesmo.
Estabeleça metas e trabalhe para alcançá-las sozinho. Dessa forma, você poderá olhar para trás e se orgulhar de tudo o que conquistou.
Eleve sua própria autoestima
Seu parceiro pode tentar diminuir sua autoestima como decorrência do transtorno.
Muitos narcisistas vêem seus parceiros como “menos que” eles. É importante que você conheça e reconheça seu valor: você é digno de amor, bondade e respeito.
Repetir essas coisas para si mesmo vai ajudá-lo a superar momentos difíceis, especialmente se vocês estiverem discutindo.
Busque sua rede de apoio
Seus amigos e familiares podem lhe dar o apoio emocional de que você precisa.
Como seu parceiro não será capaz de lhe dar tudo o que você precisa em um relacionamento, procure outras pessoas.
Converse com seus amigos próximos e familiares sobre o que você está passando e recorra a eles em momentos de estresse.
Palavras finais
Se você está envolvido com um narcisista, é possível que ele aprenda a amá-lo. Muitas pessoas amam os narcisistas e mantêm relacionamentos bem-sucedidos com eles.
No entanto, eles precisam reconhecer seus comportamentos e tomar medidas para controlá-los.
Por outro lado, quem sofre de narcisismo muitas vezes têm dificuldade em mudar seu comportamento. Lembrar disso vai ajudá-lo a entender por que eles têm dificuldade em ter empatia e amar de certas maneiras.
Também pode ser mais fácil perdoar a pessoa por qualquer dano que ela cause.
Últimas postagens
Deixe um comentário