6 truques psicológicos para fazer as pessoas te respeitarem

Muitas pessoas em pé aplaudindo

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

O poder faz com que as pessoas tenham medo. Mas, para conquistar o respeito, é preciso que elas vejam as razões por si mesmas.

Por isso diz-se que só se pode “ganhar” respeito.

Se você realmente merecer respeito, as pessoas o respeitarão, querendo ou não. Esta é a coisa mais interessante sobre ele: uma resposta automática para uma determinada maneira de ser.

Você provavelmente já viu pessoas pobres ou de classe média que são mais respeitadas do que algumas pessoas ricas.

Todos nós já encontramos pessoas mais jovens que conquistaram o respeito dos mais velhos.

Entretanto, o que causa essa diferença no nível de respeito que damos às pessoas? Aqui estão alguns truques psicológicos que farão as pessoas te respeitarem mais:

Peça respeito pelo seu tempo

A maneira como você trata seu tempo diz muito sobre o tipo de pessoa que você é. Você é do tipo que responde a uma mensagem imediatamente, depois de ficar aguardando por essa mensagem por horas?

Aqueles que valorizam seu tempo naturalmente nos parecem mais valiosos. Aqui está o porquê. Por exemplo, um cara que diz à namorada que não estará disponível entre 7h e 16h de segunda a quinta-feira terá um valor mais alto do que aquele que quer conversar o dia todo.

Então, seja mais consciente sobre como gasta o seu tempo. E não tenha medo de também responsabilizar os outros quando não levarem o seu tempo a sério. Por exemplo, se alguém tem o hábito de chegar atrasado às reuniões ou encontros, diga respeitosamente que você não gosta de como demora tanto para aparecer. Diga que é preciso avisá-lo com antecedência. E se ele não puder comparecer, você pode simplesmente reagendar.

Leia também:  Não se preocupe com coisas que você não pode controlar

Quando fizer isso, as pessoas entenderão que seu tempo é precioso e o respeitarão mais por isso.

Seja mais expansivo

As primeiras impressões não acontecem nas primeiras interações. Elas acontecem no momento em que as pessoas colocam os olhos em você, quer vocês conversem ou não.

Infelizmente, muitas pessoas não estão cientes disso. Quando estão em uma reunião social, olham em volta com desconfiança e ocupam o mínimo de espaço possível.

Quando você passa a impressão de que não tem o direito de estar em algum lugar, as pessoas perceberão. Elas veem o medo e a insegurança. E uma vez que tenham estabelecido você como esse tipo de pessoa, interpretarão as coisas de uma determinada maneira, mesmo que você diga o contrário.

O que você precisa fazer é assumir uma posição expansiva nas interações sociais. Não precisa ser um grande falador, mas é fundamental mostrar que é confiante e tem o direito de estar com elas naquele momento.

Se você estiver fazendo uma apresentação, por exemplo, caminhe. Sua liberdade e flexibilidade não terão impacto apenas naqueles que o ouvem, mas também em você.

Seja firme na maneira como fala

A maioria das pessoas não é deliberada o suficiente sobre o tipo de impressão que deseja passar durante as interações sociais. É por isso que gaguejam.

Não mostrar firmeza enquanto fala imediatamente envia um sinal de que você não está seguro de si mesmo. E este é um assassino instantâneo de respeito.

Acreditamos mais nas pessoas que parecem ter certeza do que estão dizendo. Mesmo que você não fale muito ou fale alto, pode aprender a usar melhor suas palavras, e ser mais convincente.

Leia também:  Como transformar as emoções negativas em autodescoberta?

Levante sua voz e olhe as pessoas nos olhos enquanto fala. E quando elas tentarem interrompê-lo ou falar sobre você, use um gesto com a mão para dizer-lhes para aguardar até você terminar.

Publicidade

Essas coisas podem parecer sutis, mas renderão um grande respeito a longo prazo. Quando as pessoas veem que você valoriza suas palavras e seu tempo, seu valor subirá aos olhos delas.

Seja coerente com seus valores

Algumas pessoas têm valores que mudam dependendo das circunstâncias. Por exemplo, elas podem dizer que não bebem, mas quando estão com amigos que bebem, acabam se comprometendo para não se tornarem as excêntricas do grupo.

Alguns nem precisam de um grupo para comprometer seus valores. Quando estão sozinhos, se veem fazendo coisas que não fariam quando estão em público. Esse conflito de valores é o que chamamos de falta de integridade.

Caráter é fazer a coisa certa quando ninguém está olhando, e esse senso de integridade é o que leva ao alinhamento interno.

Quando você é coerente com seus valores diante dos outros, ganha o respeito deles. E quando você defende seus valores para si mesmo, você ganha o autorrespeito. Então, você precisa primeiro do seu próprio respeito antes que os outros possam respeitá-lo. É por isso que a integridade é importante se você deseja ser alguém respeitável.

A base da autoconfiança, a base da ousadia e da autoafirmação, é uma profunda confiança interior, baseada em viver uma vida de perfeita integridade e disciplinar-se para viver de acordo com seus valores mais elevados em todas as situações.

Aprenda a ter conversas difíceis

Como a maioria das pessoas, também considero as conversas difíceis muito enervantes. Porém, as pessoas que nos confrontam e nos criticam ganham instantaneamente nosso respeito.

Claro, podemos não gostar deles, mas certamente obterão nosso respeito. É por isso que você não deve almejar ser amado, mas ser respeitado. São duas coisas diferentes.

Leia também:  Quais os sinais de que um amigo está interessado em você?

As pessoas que procuram curtidas são pessoas carentes e que nunca correrão o risco de ofender ninguém. Mas, o respeito é diferente. Às vezes, é preciso correr o risco de ser mais incisivo com algumas pessoas para que a vejam como alguém digno de respeito.

Trate suas pausas como um profissional

Uma das maneiras mais rápidas e eficazes de se estabelecer como uma pessoa de caráter forte é lidar com as pausas como um profissional. Digamos que você suba no palco para uma apresentação: olhe ao redor da sala por alguns segundos antes de dizer qualquer coisa. Isso o estabelecerá instantaneamente como uma pessoa confiante que tem controle sobre o local.

Aqui está outro exemplo: deixar o silêncio rolar enquanto você mantém contato visual com uma garota durante um encontro. Se ela tiver algum interesse, rapidamente se sentirá constrangida e procurará algo para manter a conversa. E isso rapidamente estabelecerá você como um cara que não está muito preocupado em impressioná-la.

O ponto principal aqui é que a maioria das pessoas não consegue lidar com os momentos de silêncio nas interações sociais. Elas tentarão encontrar rapidamente coisas para dizer. Portanto, qualquer pessoa que consiga lidar com esses momentos de silêncio com confiança conquistará o respeito de seu público.

Por fim

Observe pessoas respeitáveis ao seu redor e perceberá que elas têm a maioria desses hábitos. O truque aqui é simples: as pessoas estão sempre olhando para você para descobrir como devem tratá-lo. Se você se comportar como alguém digno de respeito, eles seguirão seu exemplo.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *