Como um narcisista se comporta quando você o ama?

Silhueta de um homem ajoelhado em frente à uma mulher durante o pôr-do-sol

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

O narcisista busca amor para validar o valor próprio e receber atenção. Isso aumenta o ego e o ajuda a se sentir importante. E, ainda que alguns narcisistas pareçam gentis e atenciosos nos relacionamentos, essas características tendem a desaparecer rapidamente.

Quando o narcisista sabe que alguém o ama, ele se sente mais à vontade para baixar a guarda.

Nesse ponto, os comportamentos abusivos e manipuladores ficam mais aparentes à medida que o relacionamento se torna mais sobre o que você pode oferecer a ele do que o que ele pode oferecer à você.

Os narcisistas reconhecem o amor?

Muitos narcisistas reconhecem o amor e o valorizam como algo importante de se ter na vida.

É comum que eles desejem coisas estereotipadas como casamento e filhos. A maioria até dirá que o compromisso é importante.

Mas o amor, para eles, é algo no qual têm o direito de receber. Eles são dignos disso, ainda que tratem os outros mal.

Os narcisistas, quando apaixonados, raramente querem saber sobre empatia ou altruísmo. Eles estão muito mais interessados ​​em como seus parceiros atendem às suas necessidades, de forma consistente e incansável.

O que acontece quando você mostra amor a um narcisista?

O narcisista se sente bem quando os outros demonstram amor por ele. De todos os altos que pode experimentar, se sentir amado é o mais importante.

Isso, temporariamente, preenche o vazio que o atormenta e inicia um ciclo vicioso de relacionamento.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais o narcisista se comporta quando você demonstra amor por ele:

Ele espera e exige bondade e generosidade

É normal esperar compaixão do parceiro. Mas, o narcisista tem requisitos irrealistas quando se trata de relacionamento romântico.

Ele frequentemente deseja constante atenção, elogio e precisa saber que é importante. Mesmo que isso prejudique seu bem-estar.

O narcisista não vê problemas em exigir muito de seus parceiros, e sempre quer presentes luxuosos.

Leia também:  O narcisista sente saudade depois que a relação termina?

Ele quer uma segunda, terceira e quarta chance quando comete erros. Ele também precisa ter certeza que você o abordará quando estiver triste.

Mas, quando você é quem precisar de apoio, o narcisista desaparecerá ou se tornará reativo.

Ele não sabe como dar empatia aos outros e ficará ressentido quando tiver de colocar as necessidades de outras pessoas à frente das suas, mesmo se for temporário.

Ele afastará você dos outros

Isso pode acontecer rápida ou lentamente, mas o narcisista sempre tenta isolar o parceiro de outras pessoas.

A maioria dos narcisistas não diz abertamente: “Não quero que você tenha amigos!”. Ele fará comentários como: “Você já notou o quanto seu amigo fofoca?” ou “Você não acha que seu tio tem problema com bebida? Me sinto desconfortável quando estamos próximo dele.”

Mesmo que as perguntas ou declarações não sejam verdadeiras, o narcisista apelará para a sua confiança.

Ele fará você se sentir culpado

Além de isolá-lo dos outros, o narcisista costuma fazer com que você questione outras decisões ou preferências.

Por exemplo, se ele não gostar do fato de você ganhar mais dinheiro, fará declarações como: “Eles fazem você trabalhar tão duro! Você nunca tem tempo para mim, e quando tem, está sempre muito cansado”, ou, “O dinheiro é bom, mas está vindo às custas de sua saúde mental.”

Essas declarações parecem “inocentes” o suficiente para convencê-lo de que o narcisista tem o melhor interesse no coração.

Mas, na verdade, ele está preocupado com suas próprias emoção e necessidades. Com o tempo, isso rapidamente se transformará em um comportamento mais controlador.

Mesmo que você não perceba, o narcisista o vê como uma extensão de si mesmo. Ele fará de você um produto no qual têm direito de possuir.

Então, quando o narcisista discorda de algo que você faz, ele não pode desistir ou simplesmente aceitar que você pensa ou age de maneira diferente.

Em vez disso, ele responde com um sentimento de raiva, levando o parceiro a ceder às suas exigências.

Ele não demonstra reciprocidade no amor

A sensação de não ter amor é uma das coisas mais dolorosas associadas ao amor narcisista. No entanto, essa dualidade é típica em relacionamentos com narcisistas.

Em um momento, vocês dois estão conectados e felizes juntos. De repente, você fez algo errado (mesmo sem saber), e o narcisista age como se você fosse um inimigo mortal.

Não demonstrar reciprocidade no amor faz parte do processo de desvalorização. A intensidade com que o narcisista faz isso muda com o tempo, e tende a se tornar mais difundida com o passar dos anos.

Leia também:  Como um narcisista faz para te afastar da família e dos amigos?

Ele descartará você

O descarte representa a última fase em um relacionamento narcisista. Ele acontece quando o narcisista decide que não quer mais ou não precisa mais de você.

Ele, agora, precisa de alguém novo que esteja disposto a dar a ele aquela sensação inicial de importância. Infelizmente, neste ponto, o relacionamento já está tão tóxico que as própria vítima acaba se culpando.

O narcisista geralmente se apresenta como indiferente ou francamente mesquinho quando o descarte está acontecendo.

Ele não quer mais nada com você. Se ele estiver dispostos a conversar, será apenas para culpá-lo por quanto você o machucou ou prejudicou o relacionamento.

Nesse ponto, é comum que o narcisista entre em outro relacionamento. Mas, ele também vai garantir que você não esteja indo bem sem ele.

Os narcisistas sentem amor e atração?

Os narcisistas sentem amor, atração, e muitos afirmam com alegria que amam seus parceiros, familiares ou amigos íntimos. Para eles, esse amor é totalmente real.

No entanto, sua versão de amor tende a ser mais superficial e voltada para objetivos.

Eles amam alguém com base no que podem ganhar com isso. Raramente se trata de fazer um esforço conjunto.

A maioria dos narcisistas tem uma definição distorcida de amor. Para eles, o amor é mais uma fonte externa de contínua validação.

Publicidade

Não se trata de pegar e dar. É algo que eles acreditam que são merecedores. O amor, a partir dessa perspectiva, torna-se transacional. O que um parceiro dá destina-se a satisfazer o ego inflado do narcisista.

Como um narcisista trata alguém que ama?

A princípio, é comum que os narcisistas se utilizem do love bombing, uma espécie de fase de lua de mel de um relacionamento. Nesta fase, o parceiro é idealizado como alguém perfeito.

Ele cobre o parceiro com elogios e carinho. Vocês dois se sentem como se estivessem no topo do mundo. O narcisista está eufórico e faz de tudo para manter esse sentimento.

Mas, essa primeira fase do ciclo de abuso narcísico sempre tem uma data de validade. Quando alguém age fora dessa imagem perfeita, o narcisista fica frustrado, traído e a desvalorização se inicia.

Em vez de reconhecer que o amor vai e vem, e que as pessoas são inerentemente imperfeitas, o narcisista desconta sua raiva em seus parceiros.

Ele vai e volta com várias estratégias de manipulação, incluindo gaslighting, ameaças diretas, culpar-se para obter mais simpatia e atenção, e outros comportamentos autodestrutivos.

Amar um narcisista é como pisar em ovos. Você nunca sabe o que vai perturbá-lo. Você também nunca sabe o que o fará se sentir feliz ou amado.

Leia também:  O que fazer se você encontrar seu ex-namorado narcisista?

O narcisista pode dizer do que gosta e, mesmo que você forneça isso, ele fica com raiva. Parece uma constante batalha com resultado de perde-perde.

Assim, fica claro que o narcisista se preocupa muito mais em receber amor do que em dá-lo.

O narcisista expressa amor verbalmente?

Muitos narcisistas expressam amor livremente, especialmente no início de um relacionamento. Não é incomum que enviem mensagens prolixas ou façam intensas declarações de amor.

Mas, esses grandes gestos carecem de substância. O narcisista adora receber um fluxo constante de suprimento, mas isso não significa inerentemente que ele te ama.

Com o tempo, essas expressões de amor vão diminuir e ele se tornará mais exigente, hostil e manipulador.

Se você mencionar que deseja afeto, ele responderá com comentários como: “Você sabe que eu te amo. Não seja tão carente!” ou, “Por que você continua perguntando? Sobre o que você está tão inseguro?”

O narcisista se importa com seus sentimentos?

É um equívoco pensar que o narcisista não experimenta emoções. É muito simplista afirmar que ele não se importa com os sentimentos das outras pessoas.

No entanto, suas emoções têm uma estrutura distorcida. Suas necessidades são inerentemente egocêntricas e seu ego é incrivelmente frágil.

Então, ele até se importa com seus sentimentos, mas isso é apenas quando suas necessidades e desejos estão sob controle.

Porém, as coisas ficarão mais complicadas quando suas necessidades competirem com as dele. Uma vez que se sinta ameaçado, seus sentimentos não importarão mais.

Por quem o narcisista se apaixona?

O narcisista se apaixona por muitos tipos de pessoas, mas sempre será atraído por pessoas que validem seu ego e necessidades.

Ele frequentemente escolherá parceiros que refletem partes de si mesmo (ou quem deseja ser).

É um equívoco pensar que todos os narcisistas só procuram pessoas emocionalmente vulneráveis.

Muitos são atraídos pelos tipos mais fortes, embora sempre queiram destruir qualquer força pela qual inicialmente se sentiram atraídos. Outros tendem a gravitar em torno de pessoas com personalidades mais empáticas.

Os empatas são conhecidos por sentirem e amarem profundamente, e sempre querem resolver o problema do narcisista.

Por fim, o narcisista também pode se sentir atraído por outro narcisista. Ele se sente atraído pelo ego e status do outro, mesmo que não perceba.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

2 comentários em “Como um narcisista se comporta quando você o ama?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *