Em um relacionamento saudável, ambas as pessoas dão e recebem. Mas, e se uma pessoa fizer todas as doações e a outra apenas aceitar? Este é o caso quando um empata e um narcisista estão juntos em um relacionamento. Uma receita para um relacionamento muito unilateral, onde um parceiro se aproveita do outro.
Este tipo de relacionamento não se caracteriza como uma verdadeira parceria, e está condenado ao fracasso se ambos não forem consistentemente capazes de satisfazerem as necessidades um do outro.
O que significa ser um empata?
Você pode facilmente entender o que os outros estão sentindo? Fica sobrecarregado quando está cercado por pessoas estressadas? Fica chateado assistindo notícias ou filmes violentos? Seus amigos e familiares tendem a confiar à você todos os seus problemas? Então você é um empata.
A empatia é proporcionada pela existência de células cerebrais especializadas chamadas “neurônios espelhos” que, obviamente, “espelham” os sentimentos das pessoas ao nosso redor. Algumas pessoas têm mais desses neurônios do que outras, o que pode torná-las empatas.
O que significa ser narcisista?
Você já conheceu alguém que adora ser o centro das atenções? Que está constantemente desejando elogios e validação? Fica chapada com seus suprimentos narcisistas? Essa pessoa tem dificuldade em ter empatia e luta para atender às necessidades dos outros.
Sob certos critérios específicos, uma pessoa com traços narcisistas pode realmente ter um diagnóstico clínico de Transtorno personalidade, e que é muito difícil de tratar pois é improvável que um narcisista admita ser um narcisista.
A Dinâmica
A dinâmica estereotipada entre um empata e um narcisista tende a ser unilateral. Os empatas constantemente dão e os narcisistas constantemente tomam enquanto exploram a empatia de seu parceiro.
Os empatas tendem a sentir um senso de responsabilidade para cuidar do outro e trabalhar duro para atender às necessidades do narcisista. Por outro lado, o narcisista sente-se no direito de aceitar os dons do empata, como tempo, energia, presentes e palavras de validação, sem muita reciprocidade.
Quando um empata quer deixar um narcisista
Os empatas tendem a ser atraídos por parceiros narcisistas porque se assemelham aos primeiros cuidadores. Eles são atraídos para a oportunidade de ter uma experiência emocional corretiva com pessoas com quem poderiam finalmente ganhar o amor. Isso geralmente termina em frustração e é um esforço inútil.
Se um parceiro não consegue ou não quer atender às suas necessidades, um empático deve aprender a atender às suas necessidades por conta própria, buscar fontes adicionais, como amigos, para suas necessidades ou optar por terminar o relacionamento.
É importante lembrar que ter empatia por outra pessoa e sentir sua dor não é um mandato para priorizar ou tentar gerenciar seus sentimentos. Você também é uma pessoa que merece segurança e respeito mútuo.
Como os empatas podem se proteger?
Existem várias maneiras pelas quais os empatas podem se proteger dos narcisistas:
Leia também:
Não dar mais do que se sentir confortável
Muitos empatas dão o amor e o esforço que esperam receber do narcisista. Isso geralmente acaba falhando porque o narcisista sente que merece esse nível de tratamento.
Eles também podem ficar esgotados ao dar continuamente a um narcisista sem receber nada em troca. É importante que os empatas estabeleçam limites para si mesmos, sem se esgotar e se estender demais.
Se um parceiro for narcisista, há uma grande probabilidade de essas necessidades serem rejeitadas, ignoradas, minimizadas ou mesmo criticadas. Nesse caso, o empata terá que decidir por quanto tempo estará disposto a aceitar e continuar se engajando nessa dinâmica.
Reconhecer e comunicar as necessidades
Os empatas precisam entender se a outra pessoa é realmente capaz de atender às suas necessidades. Geralmente eles assumem o fardo da maldade acreditando que suas necessidades são muito grandes ou irracionais para o narcisista atender.
Confiar em sua intuição
Se você é um empático, outra maneira de se proteger é se reconectar, ouvir e confiar no seu intuição. Pratique reconstruir a confiança em si mesmo.
Observe quando sua intuição está captando sinais de manipulação de alguém que está tentando te manipular, controlar ou convencer de que o que está sentindo não é real. Preste atenção no que você está sentindo e ouça a sabedoria de sua intuição e emoções.
Manter um forte senso de identidade
Os empatas não devem se deixar serem sugados para a órbita do narcisista mas, em vez disso, manterem um forte senso de identidade.
Isso significa continuar investindo em seu sistema de apoio, engajando-se nas atividades e hobbies que gostava antes de entrar no relacionamento e praticando o autocuidado.
O bônus é que fazer isso requer que o empata estabeleça limites que ajudem ainda mais a estabelecer uma distância saudável.
Palavras finais
Empatas e narcisistas podem ser atraídos um pelo outro, mas isso não é necessariamente uma boa base para um relacionamento amoroso, nutritivo e saudável.
Um relacionamento baseado em interdependência significa que ambos os parceiros têm suas necessidades atendidas, estão ao lado um do outro e promovem comportamentos que fazem o outro feliz e realizado no relacionamento.
Reconhecer que você ou seu parceiro podem estar aquém é o primeiro passo para determinar se vale a pena continuar o relacionamento.
Últimas postagens
Deixe um comentário