Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Tratamento » Como convencer um narcisista à procurar tratamento?

Como convencer um narcisista à procurar tratamento?

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Muitas pessoas afirmam que a terapia não ajudará um narcisista – e por narcisista, quero dizer alguém diagnosticado ou que se qualifica para diagnóstico com Transtorno de personalidade narcisista (NPD) – mas a terapia pode, de fato, ajudar.

O verdadeiro problema é que ele raramente procura ajuda profissional porque vê o mundo através de lentes distorcidas, fazendo-o acreditar que o problema está nas outras pessoas e não nele próprio.

Ninguém pode mudar outra pessoa; essa pessoa tem que querer mudar.

A maioria das pessoas procura terapia para se sentir melhor, então enfatizar como ela ajuda a se sentir melhor é provavelmente a melhor maneira de convencer alguém a tentar.

Dito isto, é vital compreender as nuances de como você pode fazer isso, especialmente com um narcisista que é hipervigilante a qualquer crítica.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

O problema do narcisismo

O narcisismo patológico se forma quando uma criança não consegue desenvolver um adequado senso de identidade.

Isso acontece quando ela passa a ver seu verdadeiro eu como inútil e até odioso. Ela o enterra bem no fundo e constrói uma falsa autoimagem em seu lugar.

Ela também infunde ideias grandiosas de onipotência e onisciência, só que esse falso eu não pode apoiar essas ideias e não pode fornecer um mecanismo de apoio interno que a acalme e a ajude a criar um forte senso de valor próprio.

É por isso que o narcisista precisa de fontes de validação externa.

Por abrigar um eu que consideram repugnante, o narcisista vive com medo quase constante de que esse verdadeiro eu seja exposto ao mundo.

Ele fica literalmente aterrorizado com essa possibilidade e, como resultado, torna-se hipervigilantes para quaisquer ameaças.

As ameaças vêm na forma de qualquer tipo de crítica, o que torna o narcisista hipersensível à menor sugestão de qualquer erro de sua parte.

Se alguém sugerir que fez algo errado, muitas vezes explode em sua fúria narcisista característica.

A raiva é, então, projetada para desviar a atenção de quaisquer falhas de sua parte e desencorajar qualquer investigação adicional.

O narcisista também precisa dessa validação externa para se sentir bem consigo mesmos e, como resultado, desenvolve muitas outras ferramentas para fazer com que as pessoas aumentem sua autoestima com elogios.

Ele mente, distorce, engana e pune as pessoas ao seu redor, tudo no esforço para ganhar seu amor incondicional e eterno.

Como convencê-lo?

Embora a escolha, em última análise, não seja sua, aqui estão algumas coisas que o ajudarão a convencê-los a considerar a terapia:

Aponte os benefícios

Não enquadre os benefícios em termos de como mudará o mau comportamento. Em vez disso, aponte o quanto a terapia ajudará o narcisista a conseguir o que precisa.

Você não deve parecer que está criticando o comportamento, ou ele recusará ajuda. Em vez disso, mostre como a terapia vai facilitar a conseguir o que deseja.

Use “nós” em vez de “você”

Quando você tenta convencer um narcisista a fazer algo, é importante não isolá-lo ou fazê-lo sentir que o problema é exclusivo dele.

Ao usar a palavra “nós” em vez de “você”, cria-se um clima de camaradagem com o narcisista. Você está deixando-o saber que o compreende e se preocupa com suas necessidades.

Use declarações “eu sinto…”

Às vezes, é necessária a ameaça de perder algo ou alguém com quem o narcisista realmente se importa para motivá-lo a fazer algo.

Se você acha que não há como continuar se ele não procurar ajuda, explique como o comportamento te afeta e por que você não pode ficar com ele, a menos que faça terapia.

Use afirmações do tipo “Eu sinto…” em vez de dizer algo como “Você me faz sentir…”.

Ao falar sobre o impacto do comportamento do narcisista em sua psique, você o ajuda a ter empatia, e a ver como isso afeta outras pessoas.

Tenha empatia

Uma técnica muito eficaz é simpatizar com sua dor emocional. Deixe-o saber que você vê que ele está frustrado.

Por exemplo, diga algo como: “Vejo que você está muito frustrado com a forma como está sendo tratado. Eu costumava ser assim, mas um Psicólogo me ajudou a entender como processar esse tipo de sentimento negativo.”

Com esse tipo de afirmação, você deixa o narcisista saber que também se sentiu assim e ressalta que a terapia vai ajudá-lo com esses sentimentos.

Uma advertência aqui é que você deve evitar usar sentimentos como insegurança ou medo para descrever como ele está se sentindo, pois o narcisista é reticente em admitir que tem esse tipo de sentimento.

Além disso, você não deve mentir. Se você nunca fez terapia, então diga algo como: “Uma amiga minha era assim, mas a terapia realmente a ajudou” ou “Eu li que a terapia pode realmente ajudá-lo a processar seus sentimentos”.

O que não fazer

Existem algumas coisas que você nunca deve dizer ao tentar convencer um narcisista a fazer terapia.

Entre estes estão os seguintes:

Nunca diga que ele está errado

Evite dizer que a maneira como ele faz algo está errado.

Em vez disso, expresse em termos de compreensão de sua frustração com a forma como as coisas estão se desenrolando, e sugerindo que há uma maneira melhor.

Nunca diga que há algo errado com ele

Esta é uma estratégia ruim para levar alguém à terapia e quase certo que falhará com um narcisista.

Ele é altamente sensível a qualquer tipo de crítica e, se você sugerir que ela existe, ele reagirá com força.

Nunca diga o que ou como deve fazer

Lembre-se de que o narcisista se convenceu de que sabe tudo o que precisa saber.

Se você tentar dizer-lhe como fazer alguma coisa, é improvável que aceite sua ajuda.

Mesmo algo tão simples como reconhecer que outra pessoa sabe algo que ele não sabe é ameaçador.

Pensamentos finais

A chave para convencer um narcisista a procurar terapia é fazê-lo pensar que foi ideia dele.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Ao apontar gentilmente, sem julgamentos, como a terapia vai ajudá-lo a atender às suas necessidades, você está dando-lhe um motivo egoísta para procurar ajuda.

Você está dizendo a ele como isso vai ajudá-lo a conseguir o que deseja e precisa. Ao ter empatia, você o deixa saber que não está sozinho.

O benefício adicional será o de restabelecer um eu verdadeiro e saudável.

Também o ajudará genuinamente a se sentir melhor em relação a tudo e a todos, e lhe dará um sistema de apoio interno que elimina a necessidade de validação externa constante.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *